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http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/944
Tipo: | Tese |
Título: | Manejo de resíduos urbanos: análise comparativa entre as cidades de Boa Vista, Roraima e Fortaleza, Ceará |
Título(s) alternativo(s): | Urban solid wate management: comparative analysis between the cities of Boa Vista, Roraima and Fortaleza, Ceará |
Autor(es): | Bezerra, Emanuel Araújo |
Primeiro Orientador: | Rodrigues, Francilene dos Santos |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Souza, Lena Simone Barata |
Resumo: | A gestão de resíduos sólidos urbanos (RSU) enfrenta globalmente desafios significativos devido ao volume, ao crescimento contínuo e à diversidade dos resíduos, com impactos sociais, econômicos e ambientais. No Brasil, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e a Política Nacional de Saneamento Básico (PNSB) estabelecem diretrizes para a gestão de resíduos, mas a situação é especialmente crítica nas regiões Norte e Nordeste, onde existem dificuldades históricas e limitações de infraestrutura. A presente tese analisou, comparativamente, o manejo de resíduos sólidos urbanos (MRSU) em duas capitais brasileiras: Boa Vista, em Roraima e Fortaleza, no Ceará, destacando desde o planejamento até a implementação de medidas socioambientais nos últimos 15 anos, com vistas ao aprimoramento das práticas de MRSU, sustentabilidade e a preservação ambiental. A metodologia combina elementos de análise documental, pesquisa de campo e análise de indicadores para realizar uma análise comparativa. Como resultados, o capítulo 2 evidencia que em Fortaleza, observou-se a implementação de políticas e programas voltados para a coleta comum, coleta seletiva, transporte, tratamento de recicláveis e disposição final ambientalmente adequada em aterro sanitário, fatores que atendem à Política Nacional de Resíduos Sólidos. Em Boa Vista, observou-se uma boa cobertura dos serviços de coleta comum, porém dificuldades na implementação dos serviços de coleta seletiva, reciclagem e nas adequações legais de seu aterro controlado, o que torna a gestão ainda deficiente no tocante às recomendações legais. Em relação às práticas de manejo de RSU no Aterro Sanitário Metropolitano Oeste de Caucaia (ASMOC) e Aterro de Boa Vista, constantes no capítulo 3, destacou-se as diferenças em sustentabilidade, gestão e tecnologias empregadas. O ASMOC é um exemplo avançado de gestão de resíduos, com tecnologias modernas que otimizam o tratamento e reaproveitamento dos resíduos. A instalação é notável por seu monitoramento ambiental rigoroso, compostagem eficiente e recuperação de gases, convertendo-os em energia renovável e alinhando-se às metas da Política Nacional dos Resíduos Sólidos. Em contraste, o Aterro de Boa Vista enfrenta desafios significativos, como a falta de aproveitamento de gases e limitações no tratamento de chorume. Essas práticas revelam a necessidade urgente de atualização tecnológica e investimentos em infraestrutura, além de iniciativas estruturadas de reaproveitamento e reciclagem. O capítulo 4 apresenta os indicadores ambientais por temática, a partir de dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS). Boa Vista, com uma taxa elevada de autossuficiência financeira e crescimento na arrecadação per capita, destaca-se em termos de gestão financeira de MRSU, ao passo que Fortaleza iniciou a cobrança de taxas apenas em 2023. A eficiência na gestão de resíduos é impactada pela falta de uniformidade na aplicação das taxas e pela necessidade de maior transparência e legislação. Em termos de emprego formal, Boa Vista apresenta uma maior taxa de empregados por mil habitantes, mas ambos os municípios dependem fortemente da terceirização dos serviços de MRSU, o que pode acarretar problemas como precarização das condições laborais. Boa Vista apresenta uma taxa de coleta domiciliar de 100%, superior à média de Fortaleza (97,9%), mas Fortaleza coleta uma quantidade maior de resíduos per capita, possivelmente devido à urbanização e ao turismo. A coleta seletiva em Boa Vista ainda é limitada e Fortaleza enfrenta desafios similares, com baixas taxas de material reciclável coletado. A reciclagem é insuficiente em ambos os municípios, com taxas bem abaixo da média nacional de 7,72%. O estudo conclui que, apesar de avanços em algumas áreas, há uma necessidade urgente de melhorias nas políticas de coleta seletiva e reciclagem, com um planejamento robusto, infraestrutura adequada e participação comunitária para enfrentar os desafios do crescimento urbano e a gestão de resíduos de forma sustentável nas duas capitais analisadas. |
Abstract: | Urban solid waste (MSW) management faces significant challenges globally due to the volume, continuous growth and diversity of waste, with social, economic and environmental impacts. In Brazil, the National Solid Waste Policy (PNRS) and the National Basic Sanitation Policy (PNSB) establish guidelines for waste management, but the situation is especially critical in the North and Northeast regions, where there are historical difficulties and infrastructure limitations. This thesis comparatively analyzed the management of urban solid waste (MSW) in two Brazilian capitals: Boa Vista, in Roraima and Fortaleza, in Ceará, highlighting everything from planning to the implementation of socio-environmental measures in the last 15 years, aiming at improving MSW practices, sustainability and environmental preservation. The methodology combines elements of documentary analysis, field research and indicator analysis to perform a comparative analysis. As a result, Chapter 2 shows that, in Fortaleza, the implementation of policies and programs aimed at common collection, selective collection, transportation, treatment of recyclables and environmentally appropriate final disposal in a sanitary landfill was observed, factors that meet the National Solid Waste Policy. In Boa Vista, good coverage of common collection services was observed, but difficulties in implementing selective collection and recycling services and in legal adjustments of its controlled landfill, which makes management still deficient in terms of legal recommendations. Regarding the MSW management practices at the Aterro Sanitário Metropolitano Oeste de Caucaia (ASMOC) and Aterro de Boa Vista, as shown in Chapter 3, the differences in sustainability, management and technologies employed were highlighted. ASMOC is an advanced example of waste management, with modern technologies that optimize the treatment and reuse of waste. The facility is notable for its rigorous environmental monitoring, efficient composting, and gas recovery, converting them into renewable energy, and aligning with the goals of the National Solid Waste Policy. In contrast, the Boa Vista Landfill faces significant challenges, such as the lack of gas recovery and limitations in leachate treatment. These practices reveal the urgent need for technological upgrades and infrastructure investments, in addition to structured reuse and recycling initiatives. Chapter 4 presents environmental indicators by theme, based on data from the National Sanitation Information System (SNIS). Boa Vista, with a high rate of financial self-sufficiency and growth in per capita revenue, stands out in terms of MRSU financial management, while Fortaleza only began charging fees in 2023. Efficiency in waste management is impacted by the lack of uniformity in the application of fees and the need for greater transparency and legislation. In terms of formal employment, Boa Vista has a higher rate of employees per thousand inhabitants, but both municipalities rely heavily on outsourcing of MRSU services, which can lead to problems such as precarious working conditions. Boa Vista has a household collection rate of 100%, higher than the average for Fortaleza (97.9%), but Fortaleza collects a higher amount of waste per capita, possibly due to urbanization and tourism. Selective collection in Boa Vista is still limited and Fortaleza faces similar challenges, with low rates of recyclable material collected. Recycling is insufficient in both municipalities, with rates well below the national average of 7.72%. The study concludes that, despite advances in some areas, there is an urgent need for improvements in selective collection and recycling policies, with robust planning, adequate infrastructure and community participation to address the challenges of urban growth and sustainable waste management in the two capitals analyzed. |
Palavras-chave: | Gestão de resíduos sólidos urbanos Coleta seletiva Aterro sanitário Indicadores ambientais Autossuficiência Urban solid waste management Selective collection Landfill Environmental indicators Self-sufficiency |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Roraima |
Sigla da Instituição: | UFRR |
metadata.dc.publisher.department: | PRPPG - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação |
metadata.dc.publisher.program: | PRONAT - Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais |
Citação: | BEZERRA, Emanuel Araújo. Manejo de resíduos urbanos: análise comparativa entre as cidades de Boa Vista, Roraima e Fortaleza, Ceará. 2024. 181f. Tese (Doutorado em Ciências Ambientais) - Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ |
URI: | http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/944 |
Data do documento: | 2024 |
Aparece nas coleções: | PRONAT - Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais |
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Manejo de resíduos sólidos urbanos_análise comparativa entre as cidades de Boa Vista... Bezerra.pdf | Tese | 8,89 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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