Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/937
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Vieira, Carlos Eduardo Lucas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8255392365112806pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Souza, Vladimir de-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2662567920356177pt_BR
dc.creatorDuarte, Francinéia de Araújo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0718022365215662pt_BR
dc.date.accessioned2025-03-07T19:14:53Z-
dc.date.available2025-
dc.date.available2025-03-07T19:14:53Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationDUARTE, Francinéia de Araújo. Análise da perspectiva de alunos e professores sobre educação ambiental aplicada aos recursos hídricos em escolas estaduais da cidade de Boa Vista-RR. 2024. 110f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos) - Programa de Pós-Graduação em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/937-
dc.description.abstractThis research analyzes the perspectives of students and teachers on basic issues of water resources and related environmental education in state schools in Boa Vista - RR. Due to its dependence on water, Boa Vista is strategically located in a region with considerable water supply, which intensifies the relevance of these issues for the local community. Using a qualitative and quantitative approach, the study analyzes the perceptions of students and teachers on environmental issues, teaching methods and the challenges faced in implementing educational practices related to the preservation and sustainable use of these resources. The results reveal students' awareness of the importance of environmental preservation, contrasting, however, with disparities in the effectiveness of the educational approaches adopted. The crucial role of teachers in promoting environmental education emerges, although they face obstacles such as the need for continuous professional development and the scarcity of appropriate educational resources. It is recommended that local educational policies be revised to more broadly integrate sustainability principles into school curricula, in addition to providing adequate support to teachers. As a result of this research, an educational booklet was developed for students, teachers and the community in general, focusing on sustainable practices and raising awareness about the responsible use of water resources. This study is not limited to offering a detailed analysis of environmental educational practices, but also proposes improvements in educational strategies, aiming to foster broader and more effective environmental awareness in the school community of Boa Vista - RR. These initiatives aim not only to strengthen students' theoretical understanding of environmental issues, but also to promote the adoption of sustainable behaviors that contribute to the preservation of local natural resources. It is also suggested that future research investigate the impact of specific educational interventions on modifying students' environmental behaviors in the long term.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa analisa a perspectiva dos alunos e professores sobre questões básicas de recursos hídricos e educação ambiental vinculada, em escolas estaduais de Boa Vista -RR. Devido a sua dependência de água, Boa Vista está estrategicamente localizada em uma região de considerável oferta de recursos hídricos, o que intensifica a relevância desses temas para a comunidade local. Utilizando uma abordagem quali-quantitativa, o estudo analisa a percepção de alunos e professores sobre questões ambientais, métodos de ensino e os desafios enfrentados na implementação de práticas educacionais relacionadas à preservação e uso sustentável destes recursos. Os resultados revelam a conscientização dos alunos quanto à importância da preservação ambiental, contrastando, no entanto, com disparidades na eficácia das abordagens educacionais adotadas. Emerge o papel crucial dos professores na promoção da educação ambiental, embora enfrentem obstáculos como a necessidade de contínuo desenvolvimento profissional e a escassez de recursos educacionais apropriados. Recomenda-se a revisão das políticas educacionais locais para uma integração mais ampla dos princípios de sustentabilidade nos currículos escolares, além de providenciar suporte adequado aos docentes. Como produto desta pesquisa, foi desenvolvida uma cartilha educativa destinada aos alunos, professores e comunidade em geral, enfocando práticas sustentáveis e a conscientização sobre o uso responsável dos recursos hídricos. Este estudo não se limita a oferecer uma análise minuciosa das práticas educacionais ambientais, mas também propõe melhorias nas estratégias educativas, visando fomentar uma conscientização ambiental mais ampla e eficaz na comunidade escolar de Boa Vista - RR. Essas iniciativas visam não apenas fortalecer o entendimento teórico dos alunos sobre questões ambientais, mas também promover a adoção de comportamentos sustentáveis que contribuam para a preservação dos recursos naturais locais. Sugere-se, ainda, que futuras pesquisas investiguem o impacto de intervenções educacionais específicas na modificação de comportamentos ambientais dos alunos a longo prazo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Shirdoill Batalha (shirdoill.batalha@ufrr.br) on 2025-03-07T19:14:53Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1037 bytes, checksum: 996f8b5afe3136b76594f43bfda24c5e (MD5) Análise da perspectiva de alunos e professores sobre educação ambiental aplicada aos recursos hídricos... Duarte.pdf: 4167326 bytes, checksum: 2477902817e0cdded7bfaa9a88dc37db (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-07T19:14:53Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1037 bytes, checksum: 996f8b5afe3136b76594f43bfda24c5e (MD5) Análise da perspectiva de alunos e professores sobre educação ambiental aplicada aos recursos hídricos... Duarte.pdf: 4167326 bytes, checksum: 2477902817e0cdded7bfaa9a88dc37db (MD5) Previous issue date: 2024en
dc.description.sponsorshipAgência 1pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Roraimapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPRPPG - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduaçãopt_BR
dc.publisher.programPROFÁGUA - Programa de Mestrado Nacional Profissional em Gestão e Regulação em Recursos Hídricospt_BR
dc.publisher.initialsUFRRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
dc.subjectRecursos hídricospt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectPercepção ambientalpt_BR
dc.subjectWater resourcespt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectEnvironmental perceptionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIASpt_BR
dc.titleAnálise da perspectiva de alunos e professores sobre educação ambiental aplicada aos recursos hídricos em escolas estaduais da cidade de Boa Vista-RRpt_BR
dc.title.alternativeAnalysis the perspective of students and teachers on environmental education applied to water resources in states schools in the city of Boa Vista-RRpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:PROFÁGUA - Mestrado Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Análise da perspectiva de alunos e professores sobre educação ambiental aplicada aos recursos hídricos... Duarte.PDF4,38 MBDissertaçãoVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons