Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/924
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Pereira, Meire Joisy Almeida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1290551464910872pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Maroti, Paulo Sérgio-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1982786216321208pt_BR
dc.creatorMendes, Marcilene Rosa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7270585979878264pt_BR
dc.date.accessioned2025-01-21T15:35:39Z-
dc.date.available2025-
dc.date.available2025-01-21T15:35:39Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/924-
dc.description.abstractAlthough the importance of Environmental Education to the planet is notorious, school institutions develop it in a naturalistic way, limited to the development of activities aimed at living in and with nature, which can lead individuals to lack of concern with the consequences of their actions. Thus, the objective of the research was to characterize the pedagogical projects of the schools in the Nova Amazônia Settlement Project, with a view to understanding whether there is a relationship between environmental education and the mitigation of environmental degradation by solid waste. The theoretical approach consisted of complexity theory. The methodology was based on the case study, the participants were administrators and teachers at public schools in Pole 1 from August 2021 to August 2022. The qualitative approach reflected the analysis of the collected data. The results proved that the pedagogical projects do not contemplate the Environmental Education in an effective way, being worked punctually and without interdisciplinary planning. In addition, considering that there is no garbage collection at Pole 1, the activities that aim to help students and their families about the damage caused by irregular disposal, it was found that they are not the object of pedagogical activities in schools. It is alerted that Environmental Education represents an indicator of sustainability, therefore a fundamental instrument in changing human behavior.pt_BR
dc.description.resumoEmbora seja notória a importância da Educação Ambiental ao planeta, as ao desenvolvimento de atividades voltadas à vivência na e com a natureza, o que pode levar os indivíduos à falta de preocupação com as consequências de suas ações. Dessa forma, o objetivo da pesquisa foi caracterizar n-os projetos pedagógicos das escolas no Projeto de Assentamento Nova Amazônia, na perspectiva de compreender se há relação entre a educação ambiental e a mitigação da degradação ambiental pelos resíduos sólidos. A abordagem teórica constou na teoria da complexidade. A metodologia foi fundamentada no estudo de caso, os/as participantes foram gestores/as e professores/as das escolas públicas do Polo 1 no período de agosto de 2021 a agosto de 2022. A abordagem qualitativa refletiu a análises dos dados coletados. Os resultados comprovaram que os projetos pedagógicos não contemplam a Educação Ambiental de forma efetiva, sendo trabalhada pontualmente e sem planejamento interdisciplinar. Além disso, considerando que não há coleta de lixo no Polo 1, as atividades que visam auxiliar os estudantes e familiares acerca dos danos causados pelo descarte irregular, constatou-se que não são objeto de atividades pedagógicas nas escolas. Alerta-se que a Educação Ambiental representa um indicador de sustentabilidade, portanto um instrumento fundamental na mudança das condutas humanas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Shirdoill Batalha (shirdoill.batalha@ufrr.br) on 2025-01-21T15:35:39Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1037 bytes, checksum: 996f8b5afe3136b76594f43bfda24c5e (MD5) Projetos pedagógicos e a práxis em duas escolas no Projeto de Assentamento Nova Amazônia... Mendes.pdf: 852704 bytes, checksum: e40097fc1e1572ca511da1bd6339531a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-01-21T15:35:39Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1037 bytes, checksum: 996f8b5afe3136b76594f43bfda24c5e (MD5) Projetos pedagógicos e a práxis em duas escolas no Projeto de Assentamento Nova Amazônia... Mendes.pdf: 852704 bytes, checksum: e40097fc1e1572ca511da1bd6339531a (MD5) Previous issue date: 2022en
dc.description.sponsorshipAgência 1pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Roraimapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPRPPG - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduaçãopt_BR
dc.publisher.programPRONAT - Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturaispt_BR
dc.publisher.initialsUFRRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
dc.subjectEscolas ruraispt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectPlano pedagógicopt_BR
dc.subjectResíduos sólidospt_BR
dc.subjectRural schoolspt_BR
dc.subjectInterdisciplinaritypt_BR
dc.subjectPedagogical planpt_BR
dc.subjectSolid wastept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.titleProjetos pedagógicos e a práxis em duas escolas no Projeto de Assentamento Nova Amazônia, Boa Vista, Roraima sob a ótica da educação ambientalpt_BR
dc.title.alternativePedagogical projects and practice in two schools in the Nova Amazônia Settlement Project, Boa Vista, Roraima from the prespective of environmental educationpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:PRONAT - Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Projetos pedagógicos e a práxis em duas escolas no Projeto de Assentamento Nova Amazônia... Mendes.pdfDissertação832,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons