Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/924
Tipo: | Dissertação |
Título: | Projetos pedagógicos e a práxis em duas escolas no Projeto de Assentamento Nova Amazônia, Boa Vista, Roraima sob a ótica da educação ambiental |
Título(s) alternativo(s): | Pedagogical projects and practice in two schools in the Nova Amazônia Settlement Project, Boa Vista, Roraima from the prespective of environmental education |
Autor(es): | Mendes, Marcilene Rosa |
Primeiro Orientador: | Pereira, Meire Joisy Almeida |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Maroti, Paulo Sérgio |
Resumo: | Embora seja notória a importância da Educação Ambiental ao planeta, as ao desenvolvimento de atividades voltadas à vivência na e com a natureza, o que pode levar os indivíduos à falta de preocupação com as consequências de suas ações. Dessa forma, o objetivo da pesquisa foi caracterizar n-os projetos pedagógicos das escolas no Projeto de Assentamento Nova Amazônia, na perspectiva de compreender se há relação entre a educação ambiental e a mitigação da degradação ambiental pelos resíduos sólidos. A abordagem teórica constou na teoria da complexidade. A metodologia foi fundamentada no estudo de caso, os/as participantes foram gestores/as e professores/as das escolas públicas do Polo 1 no período de agosto de 2021 a agosto de 2022. A abordagem qualitativa refletiu a análises dos dados coletados. Os resultados comprovaram que os projetos pedagógicos não contemplam a Educação Ambiental de forma efetiva, sendo trabalhada pontualmente e sem planejamento interdisciplinar. Além disso, considerando que não há coleta de lixo no Polo 1, as atividades que visam auxiliar os estudantes e familiares acerca dos danos causados pelo descarte irregular, constatou-se que não são objeto de atividades pedagógicas nas escolas. Alerta-se que a Educação Ambiental representa um indicador de sustentabilidade, portanto um instrumento fundamental na mudança das condutas humanas. |
Abstract: | Although the importance of Environmental Education to the planet is notorious, school institutions develop it in a naturalistic way, limited to the development of activities aimed at living in and with nature, which can lead individuals to lack of concern with the consequences of their actions. Thus, the objective of the research was to characterize the pedagogical projects of the schools in the Nova Amazônia Settlement Project, with a view to understanding whether there is a relationship between environmental education and the mitigation of environmental degradation by solid waste. The theoretical approach consisted of complexity theory. The methodology was based on the case study, the participants were administrators and teachers at public schools in Pole 1 from August 2021 to August 2022. The qualitative approach reflected the analysis of the collected data. The results proved that the pedagogical projects do not contemplate the Environmental Education in an effective way, being worked punctually and without interdisciplinary planning. In addition, considering that there is no garbage collection at Pole 1, the activities that aim to help students and their families about the damage caused by irregular disposal, it was found that they are not the object of pedagogical activities in schools. It is alerted that Environmental Education represents an indicator of sustainability, therefore a fundamental instrument in changing human behavior. |
Palavras-chave: | Escolas rurais Interdisciplinaridade Plano pedagógico Resíduos sólidos Rural schools Interdisciplinarity Pedagogical plan Solid waste |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Roraima |
Sigla da Instituição: | UFRR |
metadata.dc.publisher.department: | PRPPG - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação |
metadata.dc.publisher.program: | PRONAT - Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ |
URI: | http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/924 |
Data do documento: | 2022 |
Aparece nas coleções: | PRONAT - Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Projetos pedagógicos e a práxis em duas escolas no Projeto de Assentamento Nova Amazônia... Mendes.pdf | Dissertação | 832,72 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons