Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/914
Tipo: Tese
Título: Representações sociais da alimentação e soberania alimentar de estudantes indígenas do Insikiran
Título(s) alternativo(s): Social presentations of food and food sovereignty of indigenous students from Insikiran
Autor(es): Alves, Ana Paula Barbosa
Primeiro Orientador: Rodrigues, Francilene dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Pereira, Meire Joisy Almeida
Resumo: A tese teve como objetivo geral apreender as representações sociais da alimentação e soberania alimentar dos estudantes indígenas do Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena da Universidade Federal de Roraima no período de 2022 a 2023. A investigação especificamente centrou-se em detalhar os aspectos sociodemográficos dos estudantes, compreender suas práticas alimentares cotidianas e os novos hábitos adotados, explorar suas representações sociais relativas à saúde-doença, cuidado de saúde, segurança e soberania alimentar, além de descrever os sentidos e significados atribuídos à saúde, à alimentação e ao ambiente. A questão norteadora foi identificar as representações sociais desses estudantes sobre soberania alimentar, práticas alimentares e os novos hábitos (re)elaborados pela sua formação acadêmica. Utilizando uma metodologia quantiqualitativa e a dialética da complexidade, a pesquisa integrou análise de dados de questionários e interpretações aprofundadas de entrevistas semiestruturadas, com o foco principal nas representações sociais. A tese estruturou- se em quatro capítulos, cada um alinhado ao objetivo geral e abordando especificidades do objeto investigado. Os resultados da pesquisa destacaram que os estudantes indígenas do Instituto Insikiran, são de etnias diversas, predominantemente mulheres jovens, especialmente dos povos Macuxi e Wapichana, residem em comunidades indígenas e demonstram uma complexa interação entre tradições alimentares indígenas e influências externas, notadamente aquelas introduzidas pelo ambiente acadêmico. Observou-se uma manutenção de práticas tradicionais ao lado da adoção de novos elementos, refletindo a adaptação desses estudantes a contextos urbanos e acadêmicos. A pesquisa enfatizou a relevância da educação superior indígena para o fortalecimento de práticas alimentares sustentáveis e a promoção da autonomia alimentar, sempre respeitando a diversidade cultural e ambiental. Foi constatado que o Instituto Insikiran promove a fusão de saberes tradicionais e modernos, equilibrando cultura, saúde e sustentabilidade. Os estudantes mostraram compreensão profunda da interconexão entre saúde, alimentação e ambiente, destacando a importância desses aspectos para a preservação de práticas culturais e para o bem viver indígena. Conclui-se que as representações sociais da alimentação e soberania alimentar são influenciadas tanto por conhecimentos tradicionais quanto pela formação acadêmica, refletindo a capacidade dos estudantes de integrar diferentes sistemas de saber e enfatizando a importância de abordagens educacionais que valorizem a diversidade cultural e ambiental das comunidades indígenas.
Abstract: The thesis aimed to understand the social representations of food and food sovereignty among Indigenous students from the Insikiran Institute of Higher Indigenous Education at the Federal University of Roraima during the period of 2022 to 2023. The investigation specifically focused on detailing the sociodemographic aspects of the students, understanding their daily eating practices and the new habits adopted, exploring their social representations related to health-illness, healthcare, food security, and food sovereignty, as well as describing the meanings and significances attributed to health, food, and the environment. The guiding question was to identify these students' social representations concerning food sovereignty, eating practices, and the new habits (re)developed through their academic training. Utilizing a quantitative and qualitative methodology and the dialectics of complexity, the research integrated data analysis from questionnaires with in-depth interpretations of semi-structured interviews, with a primary focus on social representations. The thesis was structured into four chapters, each aligned with the general objective and addressing specific aspects of the investigated subject. The research findings highlighted that the Indigenous students of the Insikiran Institute belong to various ethnicities, predominantly young women, especially from the Macuxi and Wapichana peoples. They reside in Indigenous communities and demonstrate a complex interaction between Indigenous food traditions and external influences, notably those introduced by the academic environment. There was an observed maintenance of traditional practices alongside the adoption of new elements, reflecting these students' adaptation to urban and academic contexts. The research emphasized the significance of Indigenous higher education in strengthening sustainable eating practices and promoting food autonomy while always respecting cultural and environmental diversity. It was found that the Insikiran Institute promotes a fusion of traditional and modern knowledge, balancing culture, health, and sustainability. The students showed a profound understanding of the interconnection between health, food, and environment, highlighting the importance of these aspects for the preservation of cultural practices and for Indigenous well-being. It is concluded that the social representations of food and food sovereignty are influenced by both traditional knowledge and academic training, reflecting the students' ability to integrate different knowledge systems and emphasizing the importance of educational approaches that value the cultural and environmental diversity of Indigenous communities.
Palavras-chave: Práticas alimentares
Saúde
Conhecimento tradicional
Educação superior indígena
Sustentabilidade
Eating practies
Health
Traditional knowledge
Higher indigenous education
Environment
Sustainability
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL::MANEJO FLORESTAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Roraima
Sigla da Instituição: UFRR
metadata.dc.publisher.department: PRPPG - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
metadata.dc.publisher.program: PRONAT - Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais
Citação: ALVES. Ana Paula Barbosa. Representações sociais da alimentação e soberania alimentar de estudantes indígenas do Insikiran. 2024. 131f. Tese (Doutorado em Ciências Ambientais) - Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
URI: http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/914
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:PRONAT - Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Representações sociais da alimentação e soberania alimentar de estudantes indígenas do Insikiran... Alves.pdfTese5,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons