Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/903
Tipo: Dissertação
Título: Educação ambiental como instrumento de gestão de recursos hídricos para reduzir os resíduos sólidos no rio Jauaperi, Sul de Roraima
Título(s) alternativo(s): Environmental education as a eater resources management instrument to reduce solid waste in the Jauaperi river, South of Roraima
Autor(es): Carvalho, Airlene de Medeiros
Primeiro Orientador: Souza, Vladimir de
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Silva Filho, Pedro Alves da
Resumo: Na região ribeirinha, em Roraima, o cenário vem mudando nas últimas décadas. A situação é mais crítica com a dificuldade de acesso aos serviços básicos, entre eles distribuição de água potável, esgotamento sanitário e coleta de resíduos sólidos. Essas deficiências produzem ônus aos povos ribeirinhos, criando um cenário de vulnerabilidade ambiental e social. Os problemas se intensificam com o aumento do consumo de produtos industrializados e com o descarte de resíduos sólidos nos rios, consequência principalmente da falta de alternativas para o manejo das embalagens recicláveis e de uma educação ambiental não formal mais atuante nas comunidades tradicionais. Nesse contexto, a pesquisa foi desenvolvida nas Vilas Itaquera e Xixuaú, banhadas pelo rio Jauaperi, sul do município de Rorainópolis, o qual faz parte da última Unidade de Conservação constituída na Amazônia, denominada Reserva Extrativista (Resex) Baixo rio Branco – Jauaperi, criada pelo Decreto Federal Nº 9.401/2018. A metodologia utilizada no estudo baseou-se em visitas técnicas e no questionário socioambiental aplicado nas duas comunidades com dezesseis respondentes no total. A pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem quantitativa e qualitativa, envolveu entrevistas on-line com representantes das famílias ribeirinhas do rio Jauaperi, de modo a obter dados sobre o perfil socioeconômico, condições de sanitárias e de acesso a serviços de saúde e à educação. Identificou-se problemas ambientais causados pelo descarte irregular de resíduos no solo e no rio Jauaperi. Foi verificado ainda, por meio do relatório da vigilância epidemiológica de Roraima, a notificação de doenças hídricas em decorrência do consumo de água diretamente do rio sem o devido tratamento. Evidenciou-se a falta de educação ambiental não-formal, já que a maioria respondeu não ter participado de ações que promovam a educação ambiental nas comunidades. Sobre políticas públicas voltadas para os recursos hídricos e resíduos sólidos, todos afirmaram desconhecer o assunto, sendo, portanto, fundamental a aplicação da educação ambiental não-formal como fortalecimento da cidadania. O estudo serviu de base para a construção de um manual ambiental conceitual e educativo, de apoio à gestão de recursos hídricos para o manejo de resíduos sólidos visando a qualidade hídrica no baixo rio Jauaperi e a promoção da saúde da população ribeirinha. A partir dos resultados obtidos, espera-se auxiliar os gestores e agentes públicos, lideranças comunitárias e professores com medidas de planejamento de ações assertivas, com o objetivo de mitigar os danos à população extrativista e ao rio Jauaperi.
Abstract: In the riverside region, in Roraima, the scenario has been changing in recent decades. The situation is more critical with the difficulty in accessing basic services, including the distribution of drinking water, sanitary sewage and solid waste collection. These deficiencies place a burden on riverside people, creating a scenario of environmental and social vulnerability. The problems intensify with the increase in consumption of industrialized products and the disposal of solid waste in rivers, mainly a consequence of the lack of alternatives for managing recyclable packaging and a more active non-formal environmental education in traditional communities. In this context, the research was developed in the villages of Itaquera and Xixuaú, bathed by the Jauaperi river, south of the municipality of Rorainópolis, which is part of the last Conservation Unit constituted in the Amazon, called Extractive Reserve (Resex) Baixo rio Branco – Jauaperi, created by Federal Decree nº 9.401/2018.The methodology used in the study was based on technical visits and the socio-environmental questionnaire applied in the two communities with sixteen respondents in total. The exploratory and descriptive research, with a quantitative and qualitative approach, involved online interviews with representatives of riverside families on the Jauaperi River, in order to obtain data on the socioeconomic profile, sanitary conditions and access to health services and education. Environmental problems caused by the irregular disposal of waste on the ground and in the Jauaperi River were identified. It was also verified, through the Roraima epidemiological surveillance report, the notification of water diseases resulting from the consumption of water directly from the river without proper treatment. The lack of non-formal environmental education was evident, as the majority responded that they had not participated in actions that promote environmental education in the communities. Regarding public policies aimed at water resources and solid waste, everyone stated that they were unaware of the subject, making it therefore essential to apply non-formal environmental education to strengthen citizenship. The study served as the basis for the construction of a conceptual and educational environmental manual, to support the management of water resources for the management of solid waste, aiming at water quality in the lower Jauaperi River and promoting the health of the riverside population. Based on the results obtained, it is expected to assist managers and public agents, community leaders and teachers with assertive action planning measures, with the aim of mitigating damage to the extractive population and the Jauaperi river.
Palavras-chave: Problemas ambientais
Educação ambiental não-formal
Segurança hídrica
Environmental problems
Non-formal environmental education
Water security
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Roraima
Sigla da Instituição: UFRR
metadata.dc.publisher.department: PRPPG - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
metadata.dc.publisher.program: PROFÁGUA - Programa de Mestrado Nacional Profissional em Gestão e Regulação em Recursos Hídricos
Citação: CARVALHO, Airlene de Medeiros. Educação ambiental como instrumento de gestão de recursos hídricos para reduzir os resíduos sólidos no rio Jauaperi, Sul de Roraima. 2024. 79f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos) - Programa de Pós-Graduação em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
URI: http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/903
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:PROFÁGUA - Mestrado Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons