Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/890
Tipo: | Dissertação |
Título: | Interculturalidade entre crianças venezuelanas e brasileiras em uma escola municipal de Boa Vista-Roraima |
Título(s) alternativo(s): | Interculturality between venezuelan and brazilian children in a municipal school of Boa Vista-Roraima Interculturalidad entre niños venezolanos y brasileños en una escuela municipal de Boa Vista-Roraima |
Autor(es): | Carvalho, Valdiza dos Santos |
Primeiro Orientador: | Silva Neto, João Paulino da |
Resumo: | Esta Dissertação de Mestrado, defendida no Programa de Pós Graduação em Educação(PPGEDUC) da Universidade Federal de Roraima, é resultado de uma pesquisa que teve como objetivo analisar como se desenvolve a interculturalidade entre crianças venezuelanas e brasileiras em uma Escola Municipal de Boa Vista-Roraima. Complementada pelos objetivos específicos: identificar as práticas de interculturalidade entre crianças venezuelanas e brasileiras; diagnosticar as práticas pedagógicas inclusivas aplicadas pelos professores no cotidiano escolar; e conhecer práticas cotidianas socioculturais e linguísticas entre crianças, professores e familiares. Seguiu-se o embasamento teórico da educação crítica e decolonial. Com destaque para contribuições de Saviani, Candau, Freire, Walsh, Dussel, Grosfoguel, Silva Neto, entre outros. Assegurou-se de uma abordagem qualitativa, com desenho fenomenológico e narrativo, amparada na Análise do Discurso crítico para analisar os dados levantados na pesquisa de campo com os instrumentos: observação participante e entrevistas semiestruturadas. De acordo com as análise dos dados obtidos e analisados, resultados apontaram para uma mentalidade hegemônica da comunidade escolar as quais ressaltam que as crianças venezuelanas matriculadas, “são brasileiras”, impedindo assim as práticas de interculturalidade. A partir da observação participante e entrevistas realizadas, o idioma foi destacado como porta de entrada para inclusão dos estudantes migrantes, embora se perceba que, muitas vezes, a língua surge como uma barreira que dificulta a mesma. Há tentativas de interculturalidade entre as crianças venezuelanas e brasileiras e de alguns professores, todavia, detectou-se claras necessidades de políticas públicas que contemplem a interculturalidade crítica no cotidiano escolar. |
Abstract: | Esta tesis de maestría defendida en el Programa de Postgrado en Educación (PPGEDUC) de la Universidad Federal de Roraima, es el resultado de una investigación cuyo objetivo fue analizar cómo se desarrolla la interculturalidad entre niños venezolanos y brasileños en una escuela municipal de Boa Vista, estado Roraima, Brasil. Concretamente, los objetivos específicos perseguidos fueron los siguientes: Identificar prácticas interculturales entre niños venezolanos y brasileños; Diagnosticar prácticas pedagógicas inclusivas aplicadas por docentes en el cotidiano escolar y Conocer prácticas socioculturales y lingüísticas cotidianas entre niños, docentes y familiares. Se siguió como base teórica la educación crítica y decolonialidad, con énfasis en aportes de los autores Saviani, Candau, Freire, Walsh, Dussel, Grosfoguel, Silva Neto, entre otros. Así mismo, se realizó un abordaje cualitativo, con un diseño fenómeno lógico y narrativo, apoyado en el análisis crítico del discurso para analizar los datos recolectados en la investigación de campo, a través de los instrumentos: observación participante y entrevista semiestructurada. De acuerdo con los datos obtenidos, los resultados apuntaron a una mentalidad hegemónica en la comunidad educacional de que los niños venezolanos inscritos, son brasileños, por lo que no hay necesidad de discutir la interculturalidad en las escuelas municipales de Boa Vista-Roraima. De las entrevistas realizadas se destacó el idioma como puerta de entrada a interculturalidad de estudiantes migrantes. A veces aparece como barrera de la misma. Existen algunas iniciativas interculturales entre niños venezolanos y brasileños y algunos docentes, sin embargo, se detectaron claras necesidades de políticas públicas que contemplen la interculturalidad crítica en el cotidiano escolar. |
Palavras-chave: | Interculturalidade Educação Decolonialidade Crianças venezuelanas e brasileiras Interculturalidad Educación Decolonialidad Niños vezolanos y brasileños |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Roraima |
Sigla da Instituição: | UFRR |
metadata.dc.publisher.department: | PRPPG - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação |
metadata.dc.publisher.program: | PPGEDUC - Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ |
URI: | http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/890 |
Data do documento: | 2023 |
Aparece nas coleções: | PPGEDUC - Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Interculturalidade entre crianças venezuelanas e brasileiras em uma escola municipal.... Carvalho.pdf | Dissertação | 5,04 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons