Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/888
Tipo: Dissertação
Título: Educação na Amazônia: as experiências formativas e suas contribuições para a construção de saberes docentes para uma atuação política de gestores nas escolas municipais rurais do P.A. Nova Amazônia de Boa Vista-RR
Título(s) alternativo(s): Education in the Amazon: training experiences and their contributions to the construction of theaching knowledge for political action of managers in rural municipal school in P.A. Nova Amazônia de Boa Vista-RR
Autor(es): Pereira, Kamilla Costa
Primeiro Orientador: Maroti, Paulo Sérgio
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar em que termos as experiências formativas das gestoras das escolas municipais rurais do P.A. Nova Amazônia de Boa Vista-RR contribuem para a construção de saberes docentes necessária para uma atuação política nas escolas do campo, a fim de perceber a dimensão política da docência na Educação do Campo. Nesse sentido, a fundamentação teórica se baseia na inter-relação de três conceitos centrais: as experiências formativas, a ação docente e os movimentos sociais. A metodologia baseia-se nos princípios da pesquisa qualitativa e, quanto aos procedimentos, configura-se como uma investigação documental e de campo. Nesse ínterim, foi efetuado o levantamento da bibliografia publicada em forma de livros, artigos de periódicos (revistas), teses, anais de congressos, indexados em bases de dados em formato online que abordassem a temática, com o propósito de construir o referencial teórico que embasou a pesquisa. O campo da pesquisa foram as duas Escolas Municipais Rurais do Assentamento P.A. Nova Amazônia, situadas em Boa Vista/Roraima e direcionou-se a partir dos princípios da História Oral, com a realização de entrevistas de caráter aberto com os gestores. Também foram analisados documentos que evidenciaram a presença de uma ação docente tomada pela práxis, tais como projetos e álbuns. A análise interpretativa considerou o contexto social e político do espaço campesino, bem como as urgências da Educação do Campo, dando destaque aos movimentos sociais de luta do homem/ da mulher do campo pela terra no âmbito das terras amazônicas.
Abstract: This research aims to analyze in terms of training experiences of managers of rural municipal schools in the P.A. Nova Amazônia de Boa Vista-RR originated the construction of teaching knowledge necessary for political action in rural schools, in order to perceive the political dimension of teaching in Rural Education. The theoretical foundation is based on the interrelation of three central concepts: Training experiences, teaching action and social movements. The methodology is based on the principles of qualitative research and in terms of procedures, it is configured as documental and fieldwork. We surveyed the bibliography published in the form of books, articles published in periodicals (magazines), theses, conference proceedings, indexed in databases in online format that address the subject, with the purpose of building the theoretical framework that underlies the research. The field of research outside the two Municipal Rural Schools of the P.A. Nova Amazônia in Boa Vista/Roraima and was guided by the principles of Oral History, with open interviews with managers. Documents were also analyzed that showed the presence of a teaching action taken by praxis, such as: projects and albums. The interpretive analysis considered the social and political context of the rural space, as well as the urgencies of Rural Education, highlighting the social movements of rural men/women for land in the Amazon.
Palavras-chave: Formação de professores
Práxis
Educação do campo
Movimentos sociais
Projeto de Assentamento Nova Amazônia
Teacher education
Praxis
Field education
Social movements
New Amazon Settlement Project
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Roraima
Sigla da Instituição: UFRR
metadata.dc.publisher.department: PRPPG - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
metadata.dc.publisher.program: PPGEDUC - Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: PEREIRA, Kamilla Costa. Educação na Amazônia: as experiências formativas e suas contribuições para a construção de saberes docentes para uma atuação política de gestores nas escolas municipais rurais do P.A. Nova Amazônia de Boa Vista-RR. 2023. 133f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
URI: http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/888
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:PPGEDUC - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Educação na Amazônia_as experiências formativas e suas contribuições para a construção de saberes... Pereira.pdfDissertação1,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons