Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/887
Tipo: Dissertação
Título: Dialogicidade e interculturalidade: caminhos possíveis para a superação das dificuldades de aprendizagem de alunos migrantes venezuelanos surgidas na pandemia
Título(s) alternativo(s): Dialogicity and interculturality: possible ways to overcome the learning difficulties of venezuelan migrant students that emerged in the pandemic
Autor(es): Souza, Maricelia Soares de
Primeiro Orientador: Santos, Jonildo Viana dos
Resumo: O crescimento da migração venezuelana para o Brasil, advindo da crise geopolítica, especialmente no estado de Roraima, suscitou a necessidade de reflexões e ações sobre seus impactos na vida social, econômica, política, e também na educação. Conforme a Secretaria Estadual de Educação (SEED), em 2021, nas 57 escolas estaduais da Capital Boa Vista, haviam 40.633 alunos, desses, 4.025 eram estudantes venezuelanos (Roraima, 2022). Nesse ambiente bilíngue e intercultural, surge a demanda por mudanças na função social da escola. Com isso, emerge a temática desta pesquisa, a qual tem como objetivo geral compreender as características das dificuldades de aprendizagem de estudantes venezuelanos nas aulas de Língua Portuguesa, no período da pandemia, na Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, na perspectiva da Aprendizagem Dialógica e Intercultural. Entenda-se período pandêmico: 2020 a 2021 - período de aulas remotas. Tem-se como objetivos específicos: identificar as dificuldades de aprendizagem de estudantes venezuelanos da 1ª série Ensino Médio nas aulas de Língua Portuguesa em uma escola de Boa Vista; analisar as diversas maneiras como os estudantes venezuelanos estudam e aprendem a Língua Portuguesa; e dialogar sobre as possibilidades de aprendizagem de Língua Portuguesa por estudantes venezuelanos. A proposta deste estudo está teoricamente pautada em autores como: Candau (2011, 2014/interculturalidade), e Freire (2003, 2007 e 2011/dialogicidade), Sayad (2011/migração), dados oficiais contidos na BNCC, DCRR e Lei da Migração 13.445/2017, e metodologicamente em autores como: Barbour (2009); Bardin (2011); Fonseca (2002); Moreira e Caleffe (2008), entre outros que se fizeram necessários. A pesquisa é do tipo descritiva com abordagem qualitativa, na qual foi aplicado o método de abordagem do Grupo Focal, que consistiu em entrevistas semiestruturadas, em forma de roteiro, de modo a responder o problema desta investigação. Para a análise e interpretação dos materiais coletados, utilizou-se a análise de conteúdo com a técnica da análise temática, cujos resultados obtidos no roteiro do Grupo Focal - gravados e transcritos- e anotações no diário de campo, utilizado no momento da realização dos encontros, foram categorizados para posterior análise. A partir dos resultados desta pesquisa, constatou-se que o êxito da aprendizagem da Língua Portuguesa por estudantes migrantes venezuelanos está intrinsecamente relacionado à compreensão das dificuldades, de como se dão, especialmente no contexto da pandemia, em que situações elas são mais perceptíveis e angustiantes e como podem ser amenizadas. Mediante essas constatações sugeriu-se reflexões que possibilitem inovações e mudanças de metodologia, as quais devem pautar-se numa interação dialógica e crítica entre alunos migrantes, brasileiros e professores de modo a propiciar ações voltadas para a inclusão mais equitativa desses sujeitos no âmbito escolar e consequentemente na sociedade.
Abstract: El crecimiento de la migración venezolana hacia Brasil, proveniente de la crisis geopolítica, especialmente en el estado de Roraima, suscitó la necesidad de reflexiones y acciones sobre sus impactos en la vida social, económica, política, y también en la educación. Según la Secretaría Estatal de Educación (SEED), em 2021, en las 57 escuelas estatales de la Capital Boa Vista, había 40.633 alumnos, de ellos, 4.025 eran estudiantes venezolanos (RORAIMA, 2022). En este ambiente bilingüe e intercultural surge la demanda de cambios en la función social de la escuela. Con eso, emerge la temática de esa investigación, la cual tiene como objetivo general comprender las características de las dificultades de aprendizaje de estudiantes venezolanos en las clases de lengua portuguesa, en el período de la pandemia, en la Escuela Estadual Presidente Tancredo Neves, en la perspectiva del Aprendizaje Dialógico e Intercultural. Entiéndase período pandémico (2020 a 2021 - período de clases remotas). Se tiene como objetivos específicos: identificar las dificultades de aprendizaje de estudiantes venezolanos de la 1ª serie Enseñanza Media en las clases de lengua portuguesa en una escuela de Boa Vista; analizar las diversas maneras como los estudiantes venezolanos estudian y aprenden la lengua portuguesa; y dialogar sobre las posibilidades de aprendizaje de lengua portuguesa por estudiantes venezolanos. La propuesta de este estudio está teóricamente pautada en autores como: Candau (2011, 2014/interculturalidad), y Freire (2003, 2007 y 2011/dialogicidad), Sayad (2011/migración), datos oficiales contenidos en la BNCC, DCRR y Ley de Migración 13.445 (2017) y metodológicamente en autores como: Barbour (2009); Bardin (2011); Fonseca (2002); Moreira y Caleffe (2008) entre otros que se hicieron necesarios. La investigación y el tipo descriptivo con enfoque cualitativo, en el que se aplicó el método de enfoque del Grupo Focal, que consistió en entrevistas semiestructuradas, en forma de hoja de ruta, con el fin de responder al problema de esta investigación. Para el análisis e interpretación de los materiales recolectados, se utilizó el análisis de contenido con la técnica del análisis temático, cuyos resultados obtenidos en el guion del Grupo Focal - grabados y transcritos- y anotaciones en el diario de campo, utilizado en el momento de la realización de los encuentros, fueron categorizados para su posterior análisis. A partir de los resultados de esa investigación, se constató que el éxito del aprendizaje de la Lengua Portuguesa por estudiantes migrantes venezolanos está intrínsecamente relacionado a la comprensión de las dificultades, de cómo se dan, especialmente en el contexto de la pandemia, en qué situaciones son más perceptibles y angustiosas y cómo pueden mitigarse. Mediante esas constataciones se sugirieron reflexiones que posibiliten innovaciones y cambios de metodología, las cuales deben pautarsi en una interacción dialógica y crítica entre alumnos migrantes, brasileños e profesores de modo a propiciar acciones orientadas a la inclusión más equitativa de esos sujetos en el ámbito escolar y consecuentemente en la sociedad.
Palavras-chave: Dificuldades de aprendizagem
Pandemia
Estudantes migrantes venezuelanos
Dialogicidade
Interculturalidade
Dificultades de aprendizaje
Estudantes migrantes venezolanos
Dialogicidad
Interculturalidad
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Roraima
Sigla da Instituição: UFRR
metadata.dc.publisher.department: PRPPG - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
metadata.dc.publisher.program: PPGEDUC - Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SOUZA, Maricelia Soares de. Dialogicidade e interculturalidade: caminhos possíveis para a superação das dificuldades de aprendizagem de alunos migrantes venezuelanos surgidas na pandemia. 134f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
URI: http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/887
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:PPGEDUC - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dialogicidade e interculturalidade_caminhos possíveis para a superação das dificuldades de aprendizagem... Souza.pdfDissertação2,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons