Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/886
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Repetto, Maxim | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1433059000143492 | pt_BR |
dc.creator | Álvarez, Jonathan Espinosa | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7280515595625567 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-03-25T19:27:29Z | - |
dc.date.available | 2024 | - |
dc.date.available | 2024-03-25T19:27:29Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | ÁLVAREZ, Jonathan Espinosa. Etnoeducación y movimientos sociales in Colombia: conceptualización y política pública. 2023. 150f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/886 | - |
dc.description.abstract | Esta dissertação estuda a relação entre a política pública de etnoeducação na Colômbia e os movimentos sociais indígena e afro-colombiano, a partir de uma abordagem qualitativa e interpretativa. O objetivo é analisar como as denúncias, demandas e propostas desses movimentos influenciaram na conceituação da etnoeducação, na sua adoção como enfoque da política educativa para grupos étnicos e nas mudanças que experimentou durante seu processo de consolidação. Para isso, realizou-se uma análise documental de conteúdo de textos acadêmicos, normativos e históricos relacionados com o tema. A partir desta, mostra-se que o movimento indígena teve um papel central no surgimento e na consolidação da etnoeducação como política educativa, embora suas reivindicações fossem despolitizadas e desvinculadas de sua luta pela autonomia. Por outro lado, o movimento afro-colombiano conseguiu que suas demandas educativas fossem reconhecidas legalmente e que a política de etnoeducação fosse estendida a uma parte de suas populações, porém sob uma concepção restrita de etnicidade. Nesse sentido, a política de etnoeducação representou um avanço significativo para a educação dos povos indígenas e das populações afro-colombianas, porém, com limitações e contradições que precisam ser revistas e transformadas. | pt_BR |
dc.description.resumo | En este trabajo de investigación se estudia la relación entre la política pública de etnoeducación en Colombia y los movimientos sociales indígena y afrocolombiano desde una perspectiva cualitativa e interpretativa. El objetivo es analizar cómo las denuncias, demandas y propuestas de estos movimientos influyeron en la conceptualización de la etnoeducación, su adopción como enfoque de la política educativa para grupos étnicos y los cambios que experimentó durante su proceso de consolidación. Para ello, se realizó un análisis documental de contenido de textos académicos, normativos e históricos relacionados con el tema. Se muestra que el movimiento indígena tuvo un papel protagónico en el surgimiento y la consolidación de la etnoeducación como política educativa, aunque sus reivindicaciones fueron despolitizadas y desvinculadas de su lucha por la autonomía. Por su parte, el movimiento afrocolombiano logró que se reconocieran legalmente sus demandas educativas y que se ampliara la política de etnoeducación a una parte de sus poblaciones, aunque bajo una concepción limitada de etnicidad. En este sentido, la política de etnoeducación representó un avance significativo para la educación de los pueblos indígenas y las poblaciones afrocolombianas, no obstante, con limitaciones y contradicciones que requieren ser revisadas y transformadas. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Shirdoill Batalha (shirdoill.batalha@ufrr.br) on 2024-03-25T19:27:29Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1037 bytes, checksum: 996f8b5afe3136b76594f43bfda24c5e (MD5) Etnoeducación y movimientos sociales in Colombia... Álvarez.pdf: 1836374 bytes, checksum: 99a1071305620e007a62b91bfbefb3ff (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-03-25T19:27:29Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1037 bytes, checksum: 996f8b5afe3136b76594f43bfda24c5e (MD5) Etnoeducación y movimientos sociales in Colombia... Álvarez.pdf: 1836374 bytes, checksum: 99a1071305620e007a62b91bfbefb3ff (MD5) Previous issue date: 2023 | en |
dc.description.sponsorship | Agência 1 | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Roraima | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | PRPPG - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação | pt_BR |
dc.publisher.program | PPGEDUC - Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
dc.subject | Pueblos indígenas | pt_BR |
dc.subject | Afrocolombianos | pt_BR |
dc.subject | Educación intercultural | pt_BR |
dc.subject | Política educativa | pt_BR |
dc.subject | Multiculturalismo | pt_BR |
dc.subject | Povos indígenas | pt_BR |
dc.subject | Afro-colombianos | pt_BR |
dc.subject | Educação intercultural | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Etnoeducación y movimientos sociales in Colombia: conceptualización y política pública | pt_BR |
dc.title.alternative | Ethno-education and social movements in Colombia: conceptualization and public policy | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEDUC - Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Etnoeducación y movimientos sociales in Colombia... Álvarez.pdf | Dissertação | 1,79 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons