Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/886
Tipo: | Dissertação |
Título: | Etnoeducación y movimientos sociales in Colombia: conceptualización y política pública |
Título(s) alternativo(s): | Ethno-education and social movements in Colombia: conceptualization and public policy |
Autor(es): | Álvarez, Jonathan Espinosa |
Primeiro Orientador: | Repetto, Maxim |
Resumo: | En este trabajo de investigación se estudia la relación entre la política pública de etnoeducación en Colombia y los movimientos sociales indígena y afrocolombiano desde una perspectiva cualitativa e interpretativa. El objetivo es analizar cómo las denuncias, demandas y propuestas de estos movimientos influyeron en la conceptualización de la etnoeducación, su adopción como enfoque de la política educativa para grupos étnicos y los cambios que experimentó durante su proceso de consolidación. Para ello, se realizó un análisis documental de contenido de textos académicos, normativos e históricos relacionados con el tema. Se muestra que el movimiento indígena tuvo un papel protagónico en el surgimiento y la consolidación de la etnoeducación como política educativa, aunque sus reivindicaciones fueron despolitizadas y desvinculadas de su lucha por la autonomía. Por su parte, el movimiento afrocolombiano logró que se reconocieran legalmente sus demandas educativas y que se ampliara la política de etnoeducación a una parte de sus poblaciones, aunque bajo una concepción limitada de etnicidad. En este sentido, la política de etnoeducación representó un avance significativo para la educación de los pueblos indígenas y las poblaciones afrocolombianas, no obstante, con limitaciones y contradicciones que requieren ser revisadas y transformadas. |
Abstract: | Esta dissertação estuda a relação entre a política pública de etnoeducação na Colômbia e os movimentos sociais indígena e afro-colombiano, a partir de uma abordagem qualitativa e interpretativa. O objetivo é analisar como as denúncias, demandas e propostas desses movimentos influenciaram na conceituação da etnoeducação, na sua adoção como enfoque da política educativa para grupos étnicos e nas mudanças que experimentou durante seu processo de consolidação. Para isso, realizou-se uma análise documental de conteúdo de textos acadêmicos, normativos e históricos relacionados com o tema. A partir desta, mostra-se que o movimento indígena teve um papel central no surgimento e na consolidação da etnoeducação como política educativa, embora suas reivindicações fossem despolitizadas e desvinculadas de sua luta pela autonomia. Por outro lado, o movimento afro-colombiano conseguiu que suas demandas educativas fossem reconhecidas legalmente e que a política de etnoeducação fosse estendida a uma parte de suas populações, porém sob uma concepção restrita de etnicidade. Nesse sentido, a política de etnoeducação representou um avanço significativo para a educação dos povos indígenas e das populações afro-colombianas, porém, com limitações e contradições que precisam ser revistas e transformadas. |
Palavras-chave: | Pueblos indígenas Afrocolombianos Educación intercultural Política educativa Multiculturalismo Povos indígenas Afro-colombianos Educação intercultural |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Roraima |
Sigla da Instituição: | UFRR |
metadata.dc.publisher.department: | PRPPG - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação |
metadata.dc.publisher.program: | PPGEDUC - Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | ÁLVAREZ, Jonathan Espinosa. Etnoeducación y movimientos sociales in Colombia: conceptualización y política pública. 2023. 150f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ |
URI: | http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/886 |
Data do documento: | 2023 |
Aparece nas coleções: | PPGEDUC - Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Etnoeducación y movimientos sociales in Colombia... Álvarez.pdf | Dissertação | 1,79 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons