Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/882
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Lopes, Sérgio Luiz | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1950611302869986 | pt_BR |
dc.creator | Santos, Ildeane Rocha dos | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2164332434913108 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-03-20T19:56:17Z | - |
dc.date.available | 2024 | - |
dc.date.available | 2024-03-20T19:56:17Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Ildeane Rocha dos. A formação docente diante da Base Nacional Comum Curricular e da Base Nacional Comum para a formação de professores na educação básica. 2023. 147f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/882 | - |
dc.description.abstract | O estudo apresentado visou entender em que medida a organização da educação básica mediante a Base Nacional Comum Curricular e a Base Nacional Comum para a Formação de Professores da Educação Básica (BNCFP) impacta na formação de professores no atual contexto educacional brasileiro? E para a realização deste estudo, optou-se por uma abordagem qualitativa, e, como procedimento ou técnica para a coleta de dados, foi utilizado como procedimento a técnica seletiva e analítica na produção bibliográfica. Para o tratamento de dados, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo, visando apresentar fundamentos que embasaram as análises. Após as análises do processo de formação docente diante da Base Nacional Comum Curricular e da Base Nacional Comum para a Formação dos Professores da Educação Básica (BNCFP), pode se constatar que no contexto da criação de bases para a formação de alunos e professores no Brasil, o retorno a um modelo de formação por competências segue a lógica da produção do conhecimento objetivamente em que alunos e professores são considerados meros receptores de modelos educacionais projetado por “especialistas” em educação. E assim, foi possível identificar a maneira e a articulação entre a formação de professores e a organização da educação básica, que se deu devido à privatização da educação, que tem ocorrido gradativamente por meio da introdução de processos, objetivos e formas de controle na gestão e no processo educacional, e dessa forma, o professor torna-se objeto de política, ação e regulação, sendo visto como uma variável diretamente relacionada aos resultados do desempenho do aluno em avaliações padronizadas, na formação e no trabalho docente. Diante disso, foi possível compreender que as relações entre a Base Nacional Comum Curricular e a Base Comum para a Formação de Professores no atual contexto educacional, se mostrou por meio das competências que aparecem como a solução para os problemas da educação brasileira, e que bastam os estudantes desenvolvê-las que todas as mazelas estarão resolvidas, inclusive a construção de uma sociedade justa e igualitária. Ou seja, todo o trabalho escolar deve voltar-se para a formação dos estudantes para o “pleno exercício” do mundo do trabalho. E com isso, quero dizer que a BNCC não se encaixa no tipo de formação de professores atrelada ao modelo de educação formativa, mas sim, se encaixa na máquina neoliberal de mercado da educação. Nesse sentido, foi possível especificar em que medida a organização da educação básica mediante a Base Nacional Comum Curricular e a Base Nacional Comum para a Formação de Professores da Educação Básica (BNCFP) impacta na formação de professores no atual contexto educacional brasileiro, pois, ao mesmo tempo que considera importante a eficiência do ensino explicitada nos índices de desempenho e responsabiliza o professor pela mediação das condições de aprendizagem adequadas, a BNCC reduz a importância do professor, porque a proposta explicitada é que ele ensine um conjunto de conhecimentos já produzidos, conduzindo a um treinar para o bom desempenho e que ele estabeleça as condições de segurança e sucesso do aluno. | pt_BR |
dc.description.resumo | O estudo apresentado visou entender em que medida a organização da educação básica mediante a Base Nacional Comum Curricular e a Base Nacional Comum para a Formação de Professores da Educação Básica (BNCFP) impacta na formação de professores no atual contexto educacional brasileiro? E para a realização deste estudo, optou-se por uma abordagem qualitativa, e, como procedimento ou técnica para a coleta de dados, foi utilizado como procedimento a técnica seletiva e analítica na produção bibliográfica. Para o tratamento de dados, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo, visando apresentar fundamentos que embasaram as análises. Após as análises do processo de formação docente diante da Base Nacional Comum Curricular e da Base Nacional Comum para a Formação dos Professores da Educação Básica (BNCFP), pode se constatar que no contexto da criação de bases para a formação de alunos e professores no Brasil, o retorno a um modelo de formação por competências segue a lógica da produção do conhecimento objetivamente em que alunos e professores são considerados meros receptores de modelos educacionais projetado por “especialistas” em educação. E assim, foi possível identificar a maneira e a articulação entre a formação de professores e a organização da educação básica, que se deu devido à privatização da educação, que tem ocorrido gradativamente por meio da introdução de processos, objetivos e formas de controle na gestão e no processo educacional, e dessa forma, o professor torna-se objeto de política, ação e regulação, sendo visto como uma variável diretamente relacionada aos resultados do desempenho do aluno em avaliações padronizadas, na formação e no trabalho docente. Diante disso, foi possível compreender que as relações entre a Base Nacional Comum Curricular e a Base Comum para a Formação de Professores no atual contexto educacional, se mostrou por meio das competências que aparecem como a solução para os problemas da educação brasileira, e que bastam os estudantes desenvolvê-las que todas as mazelas estarão resolvidas, inclusive a construção de uma sociedade justa e igualitária. Ou seja, todo o trabalho escolar deve voltar-se para a formação dos estudantes para o “pleno exercício” do mundo do trabalho. E com isso, quero dizer que a BNCC não se encaixa no tipo de formação de professores atrelada ao modelo de educação formativa, mas sim, se encaixa na máquina neoliberal de mercado da educação. Nesse sentido, foi possível especificar em que medida a organização da educação básica mediante a Base Nacional Comum Curricular e a Base Nacional Comum para a Formação de Professores da Educação Básica (BNCFP) impacta na formação de professores no atual contexto educacional brasileiro, pois, ao mesmo tempo que considera importante a eficiência do ensino explicitada nos índices de desempenho e responsabiliza o professor pela mediação das condições de aprendizagem adequadas, a BNCC reduz a importância do professor, porque a proposta explicitada é que ele ensine um conjunto de conhecimentos já produzidos, conduzindo a um treinar para o bom desempenho e que ele estabeleça as condições de segurança e sucesso do aluno. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Shirdoill Batalha (shirdoill.batalha@ufrr.br) on 2024-03-20T19:56:17Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1037 bytes, checksum: 996f8b5afe3136b76594f43bfda24c5e (MD5) A formação docente diante da base nacional comum curricular e da base nacional... Santos.pdf: 1541602 bytes, checksum: 446da4d2d0f904f512aea2cac16fb99f (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-03-20T19:56:17Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1037 bytes, checksum: 996f8b5afe3136b76594f43bfda24c5e (MD5) A formação docente diante da base nacional comum curricular e da base nacional... Santos.pdf: 1541602 bytes, checksum: 446da4d2d0f904f512aea2cac16fb99f (MD5) Previous issue date: 2023 | en |
dc.description.sponsorship | Agência 1 | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Roraima | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | PRPPG - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação | pt_BR |
dc.publisher.program | PPGEDUC - Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Base Nacional Comum Curricular | pt_BR |
dc.subject | Base Nacional Comum para a formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Teacher training | pt_BR |
dc.subject | Common National Curricular Base | pt_BR |
dc.subject | Commom National Base for teacher education | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | A formação docente diante da Base Nacional Comum Curricular e da Base Nacional Comum para a formação de professores na educação básica | pt_BR |
dc.title.alternative | Teacher training in fornt of the Common National Base Curricular and Common National Base for training of teachers in basic education | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEDUC - Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A formação docente diante da base nacional comum curricular e da base nacional... Santos.pdf | Dissertação | 1,51 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons