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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lopes, Sérgio Luiz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1950611302869986pt_BR
dc.creatorSantos, Ildeane Rocha dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2164332434913108pt_BR
dc.date.accessioned2024-03-20T19:56:17Z-
dc.date.available2024-
dc.date.available2024-03-20T19:56:17Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationSANTOS, Ildeane Rocha dos. A formação docente diante da Base Nacional Comum Curricular e da Base Nacional Comum para a formação de professores na educação básica. 2023. 147f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/882-
dc.description.abstractO estudo apresentado visou entender em que medida a organização da educação básica mediante a Base Nacional Comum Curricular e a Base Nacional Comum para a Formação de Professores da Educação Básica (BNCFP) impacta na formação de professores no atual contexto educacional brasileiro? E para a realização deste estudo, optou-se por uma abordagem qualitativa, e, como procedimento ou técnica para a coleta de dados, foi utilizado como procedimento a técnica seletiva e analítica na produção bibliográfica. Para o tratamento de dados, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo, visando apresentar fundamentos que embasaram as análises. Após as análises do processo de formação docente diante da Base Nacional Comum Curricular e da Base Nacional Comum para a Formação dos Professores da Educação Básica (BNCFP), pode se constatar que no contexto da criação de bases para a formação de alunos e professores no Brasil, o retorno a um modelo de formação por competências segue a lógica da produção do conhecimento objetivamente em que alunos e professores são considerados meros receptores de modelos educacionais projetado por “especialistas” em educação. E assim, foi possível identificar a maneira e a articulação entre a formação de professores e a organização da educação básica, que se deu devido à privatização da educação, que tem ocorrido gradativamente por meio da introdução de processos, objetivos e formas de controle na gestão e no processo educacional, e dessa forma, o professor torna-se objeto de política, ação e regulação, sendo visto como uma variável diretamente relacionada aos resultados do desempenho do aluno em avaliações padronizadas, na formação e no trabalho docente. Diante disso, foi possível compreender que as relações entre a Base Nacional Comum Curricular e a Base Comum para a Formação de Professores no atual contexto educacional, se mostrou por meio das competências que aparecem como a solução para os problemas da educação brasileira, e que bastam os estudantes desenvolvê-las que todas as mazelas estarão resolvidas, inclusive a construção de uma sociedade justa e igualitária. Ou seja, todo o trabalho escolar deve voltar-se para a formação dos estudantes para o “pleno exercício” do mundo do trabalho. E com isso, quero dizer que a BNCC não se encaixa no tipo de formação de professores atrelada ao modelo de educação formativa, mas sim, se encaixa na máquina neoliberal de mercado da educação. Nesse sentido, foi possível especificar em que medida a organização da educação básica mediante a Base Nacional Comum Curricular e a Base Nacional Comum para a Formação de Professores da Educação Básica (BNCFP) impacta na formação de professores no atual contexto educacional brasileiro, pois, ao mesmo tempo que considera importante a eficiência do ensino explicitada nos índices de desempenho e responsabiliza o professor pela mediação das condições de aprendizagem adequadas, a BNCC reduz a importância do professor, porque a proposta explicitada é que ele ensine um conjunto de conhecimentos já produzidos, conduzindo a um treinar para o bom desempenho e que ele estabeleça as condições de segurança e sucesso do aluno.pt_BR
dc.description.resumoO estudo apresentado visou entender em que medida a organização da educação básica mediante a Base Nacional Comum Curricular e a Base Nacional Comum para a Formação de Professores da Educação Básica (BNCFP) impacta na formação de professores no atual contexto educacional brasileiro? E para a realização deste estudo, optou-se por uma abordagem qualitativa, e, como procedimento ou técnica para a coleta de dados, foi utilizado como procedimento a técnica seletiva e analítica na produção bibliográfica. Para o tratamento de dados, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo, visando apresentar fundamentos que embasaram as análises. Após as análises do processo de formação docente diante da Base Nacional Comum Curricular e da Base Nacional Comum para a Formação dos Professores da Educação Básica (BNCFP), pode se constatar que no contexto da criação de bases para a formação de alunos e professores no Brasil, o retorno a um modelo de formação por competências segue a lógica da produção do conhecimento objetivamente em que alunos e professores são considerados meros receptores de modelos educacionais projetado por “especialistas” em educação. E assim, foi possível identificar a maneira e a articulação entre a formação de professores e a organização da educação básica, que se deu devido à privatização da educação, que tem ocorrido gradativamente por meio da introdução de processos, objetivos e formas de controle na gestão e no processo educacional, e dessa forma, o professor torna-se objeto de política, ação e regulação, sendo visto como uma variável diretamente relacionada aos resultados do desempenho do aluno em avaliações padronizadas, na formação e no trabalho docente. Diante disso, foi possível compreender que as relações entre a Base Nacional Comum Curricular e a Base Comum para a Formação de Professores no atual contexto educacional, se mostrou por meio das competências que aparecem como a solução para os problemas da educação brasileira, e que bastam os estudantes desenvolvê-las que todas as mazelas estarão resolvidas, inclusive a construção de uma sociedade justa e igualitária. Ou seja, todo o trabalho escolar deve voltar-se para a formação dos estudantes para o “pleno exercício” do mundo do trabalho. E com isso, quero dizer que a BNCC não se encaixa no tipo de formação de professores atrelada ao modelo de educação formativa, mas sim, se encaixa na máquina neoliberal de mercado da educação. Nesse sentido, foi possível especificar em que medida a organização da educação básica mediante a Base Nacional Comum Curricular e a Base Nacional Comum para a Formação de Professores da Educação Básica (BNCFP) impacta na formação de professores no atual contexto educacional brasileiro, pois, ao mesmo tempo que considera importante a eficiência do ensino explicitada nos índices de desempenho e responsabiliza o professor pela mediação das condições de aprendizagem adequadas, a BNCC reduz a importância do professor, porque a proposta explicitada é que ele ensine um conjunto de conhecimentos já produzidos, conduzindo a um treinar para o bom desempenho e que ele estabeleça as condições de segurança e sucesso do aluno.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Shirdoill Batalha (shirdoill.batalha@ufrr.br) on 2024-03-20T19:56:17Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1037 bytes, checksum: 996f8b5afe3136b76594f43bfda24c5e (MD5) A formação docente diante da base nacional comum curricular e da base nacional... Santos.pdf: 1541602 bytes, checksum: 446da4d2d0f904f512aea2cac16fb99f (MD5)en
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dc.description.sponsorshipAgência 1pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Roraimapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPRPPG - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduaçãopt_BR
dc.publisher.programPPGEDUC - Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum para a formação de professorespt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectCommon National Curricular Basept_BR
dc.subjectCommom National Base for teacher educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA formação docente diante da Base Nacional Comum Curricular e da Base Nacional Comum para a formação de professores na educação básicapt_BR
dc.title.alternativeTeacher training in fornt of the Common National Base Curricular and Common National Base for training of teachers in basic educationpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:PPGEDUC - Programa de Pós-Graduação em Educação

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