Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/881
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva Neto, João Paulino da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9426257687412788pt_BR
dc.creatorMarques, Eleny Sousa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7398185380130101pt_BR
dc.date.accessioned2024-03-20T18:16:31Z-
dc.date.available2024-
dc.date.available2024-03-20T18:16:31Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationMARQUES, Eleny Sousa. Memórias de diversidade e inclusão escolar na perspectiva decolonial. 2023. 83f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/881-
dc.description.abstractThis dissertation presents the analysis of Memories of School Diversity and Inclusion from a Decolonial Perspective, based on experiences in state schools in the municipality of Iracema, Roraima. It is based on the principles of the Decolonial Shift, based on a qualitative methodology and supported by bibliographical research instruments and narratives of experiences lived in the classroom. The studies in this research show that, based on the ideas of Freire (2008), Dussel (2019), Vygotsky (2010), Silva Neto (2020), Capellini (2018), Ricoeur (2020) and other contemporary authors and researchers, we can think and act from the perspective of an education increasingly committed to humanism and democracy; create a more inclusive education, with an eye on others, and seeing beyond appearances. This analysis aimed to understand within the pedagogical project the public educational policies of the National and State Education Plan, regarding the inclusion of cultural diversity in the school space; diagnose the relationship between the pedagogical project and state public policies; understand the extent to which school inclusion interferes in the life of a child who suffers exclusion at school and recover my memories of experiences of teaching practice with students who are the target audience for inclusion with a focus on the cultural diversity of schools. The results indicate that the schools in the research context have their pedagogical proposals based on educational, that school inclusion is of fundamental importance for the student to go through all stages of teaching and that, when analyzing memories of experience in teaching practice, we emphasize that the meaning of inclusion goes far beyond what we imagined. It was not just a simple recording of few episodes; when analyzing its particularities, I valued the great diversity that forms our group in the classroom; these are beings endowed with cultures and particularities that are fundamental to the school curriculum.pt_BR
dc.description.resumoEssa dissertação traz a análise das Memórias de Diversidade e Inclusão Escolar na Perspectiva Decolonial, pautada em experiências vivenciadas nas escolas estaduais no município de Iracema, Roraima. Ela se dá a partir do víeis do Giro Decolonial, embasada em uma metodologia qualitativa e apoiada pelos instrumentos de pesquisas bibliográfica e por narrativas de experiências vivenciadas em sala de aula. Os estudos dessa pesquisa mostram que, a partir das ideias de Freire (2008), Dussel (2019), Vygotsky (2010), Silva Neto (2020), Capellini (2018), Ricoeur (2020) e outros autores e pesquisadores contemporâneos, podemos pensar e agir na perspectiva de uma educação cada vez mais comprometida com o humanismo e com a democracia; fazer uma educação mais inclusiva, com um olhar para o outro, e ver além das aparências. Essa análise objetivou conhecer dentro do projeto pedagógico as políticas públicas educacionais do Plano Nacional e Estadual da Educação, no que tange à inclusão da diversidade cultural no espaço escolar; diagnosticar a relação do projeto pedagógico com as políticas pública estaduais; compreender até que ponto a inclusão escolar interfere na vida de uma criança que sofre exclusão no âmbito escolar e resgatar minhas memórias de experiências da prática docente com alunos público- alvo da inclusão com foco na diversidade cultural das escolas. Os resultados apontam que as escolas do contexto da pesquisa têm suas propostas pedagógica pautadas nas legislações educacionais e que a inclusão escolar tem uma importância fundamental para que o aluno perpasse por todas as etapas do ensino e que, ao analisar as memórias de experiência na prática docente, ressaltamos que o significado de inclusão vai muito além do que imaginava. Não foram simplesmente registrados alguns episódios; ao analisar suas particularidades, valorizei a grande diversidade que forma nossa turma em sala aula; trata-se de seres dotados de culturas e particularidades que são fundamentais para o currículo escolar.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Shirdoill Batalha (shirdoill.batalha@ufrr.br) on 2024-03-20T18:16:31Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1037 bytes, checksum: 996f8b5afe3136b76594f43bfda24c5e (MD5) Memórias de diversidade e inclusão escolar na perspectiva decolonial... Marques.pdf: 51991308 bytes, checksum: d9ad07b472fc62896e7a1bb2bc81501c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-03-20T18:16:31Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1037 bytes, checksum: 996f8b5afe3136b76594f43bfda24c5e (MD5) Memórias de diversidade e inclusão escolar na perspectiva decolonial... Marques.pdf: 51991308 bytes, checksum: d9ad07b472fc62896e7a1bb2bc81501c (MD5) Previous issue date: 2023en
dc.description.sponsorshipAgência 1pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Roraimapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPRPPG - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduaçãopt_BR
dc.publisher.programPPGEDUC - Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectDiversidade culturalpt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectMemóriaspt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectCultural diversitypt_BR
dc.subjectBasic educationpt_BR
dc.subjectMemoriespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titleMemórias de diversidade e inclusão escolar na perspectiva decolonialpt_BR
dc.title.alternativeMemories of school diversity and inclusion from a decolonial perspectivept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:PPGEDUC - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Memórias de diversidade e inclusão escolar na perspectiva decolonial... Marques.pdfDissertação50,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons