Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/881
Tipo: Dissertação
Título: Memórias de diversidade e inclusão escolar na perspectiva decolonial
Título(s) alternativo(s): Memories of school diversity and inclusion from a decolonial perspective
Autor(es): Marques, Eleny Sousa
Primeiro Orientador: Silva Neto, João Paulino da
Resumo: Essa dissertação traz a análise das Memórias de Diversidade e Inclusão Escolar na Perspectiva Decolonial, pautada em experiências vivenciadas nas escolas estaduais no município de Iracema, Roraima. Ela se dá a partir do víeis do Giro Decolonial, embasada em uma metodologia qualitativa e apoiada pelos instrumentos de pesquisas bibliográfica e por narrativas de experiências vivenciadas em sala de aula. Os estudos dessa pesquisa mostram que, a partir das ideias de Freire (2008), Dussel (2019), Vygotsky (2010), Silva Neto (2020), Capellini (2018), Ricoeur (2020) e outros autores e pesquisadores contemporâneos, podemos pensar e agir na perspectiva de uma educação cada vez mais comprometida com o humanismo e com a democracia; fazer uma educação mais inclusiva, com um olhar para o outro, e ver além das aparências. Essa análise objetivou conhecer dentro do projeto pedagógico as políticas públicas educacionais do Plano Nacional e Estadual da Educação, no que tange à inclusão da diversidade cultural no espaço escolar; diagnosticar a relação do projeto pedagógico com as políticas pública estaduais; compreender até que ponto a inclusão escolar interfere na vida de uma criança que sofre exclusão no âmbito escolar e resgatar minhas memórias de experiências da prática docente com alunos público- alvo da inclusão com foco na diversidade cultural das escolas. Os resultados apontam que as escolas do contexto da pesquisa têm suas propostas pedagógica pautadas nas legislações educacionais e que a inclusão escolar tem uma importância fundamental para que o aluno perpasse por todas as etapas do ensino e que, ao analisar as memórias de experiência na prática docente, ressaltamos que o significado de inclusão vai muito além do que imaginava. Não foram simplesmente registrados alguns episódios; ao analisar suas particularidades, valorizei a grande diversidade que forma nossa turma em sala aula; trata-se de seres dotados de culturas e particularidades que são fundamentais para o currículo escolar.
Abstract: This dissertation presents the analysis of Memories of School Diversity and Inclusion from a Decolonial Perspective, based on experiences in state schools in the municipality of Iracema, Roraima. It is based on the principles of the Decolonial Shift, based on a qualitative methodology and supported by bibliographical research instruments and narratives of experiences lived in the classroom. The studies in this research show that, based on the ideas of Freire (2008), Dussel (2019), Vygotsky (2010), Silva Neto (2020), Capellini (2018), Ricoeur (2020) and other contemporary authors and researchers, we can think and act from the perspective of an education increasingly committed to humanism and democracy; create a more inclusive education, with an eye on others, and seeing beyond appearances. This analysis aimed to understand within the pedagogical project the public educational policies of the National and State Education Plan, regarding the inclusion of cultural diversity in the school space; diagnose the relationship between the pedagogical project and state public policies; understand the extent to which school inclusion interferes in the life of a child who suffers exclusion at school and recover my memories of experiences of teaching practice with students who are the target audience for inclusion with a focus on the cultural diversity of schools. The results indicate that the schools in the research context have their pedagogical proposals based on educational, that school inclusion is of fundamental importance for the student to go through all stages of teaching and that, when analyzing memories of experience in teaching practice, we emphasize that the meaning of inclusion goes far beyond what we imagined. It was not just a simple recording of few episodes; when analyzing its particularities, I valued the great diversity that forms our group in the classroom; these are beings endowed with cultures and particularities that are fundamental to the school curriculum.
Palavras-chave: Educação inclusiva
Diversidade cultural
Educação básica
Memórias
Inclusive education
Cultural diversity
Basic education
Memories
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Roraima
Sigla da Instituição: UFRR
metadata.dc.publisher.department: PRPPG - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
metadata.dc.publisher.program: PPGEDUC - Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: MARQUES, Eleny Sousa. Memórias de diversidade e inclusão escolar na perspectiva decolonial. 2023. 83f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
URI: http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/881
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:PPGEDUC - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Memórias de diversidade e inclusão escolar na perspectiva decolonial... Marques.pdfDissertação50,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons