Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/878
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Barberena, Cinara Franco Rechico-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7739517679206816pt_BR
dc.creatorCruz, Carolina Serejo de Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4167614306413505pt_BR
dc.date.accessioned2024-03-04T20:43:26Z-
dc.date.available2024-
dc.date.available2024-03-04T20:43:26Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationCRUZ, Carolina Serejo de Souza. A disciplina da Língua Brasileira de Sinais nos cursos de licenciatura em matemática nas instituições públicas de ensino superior em Boa Vista/RR. 2023. 113f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/878-
dc.description.abstractThis research emerges from concerns born in 2015 during the supervised internship of the Mathematics Degree course and continues to this day, with my experiences in classrooms, as a teacher with a degree in Mathematics and a deaf student. Furthermore, realizing that teachers with degrees in mathematics are faced with difficulties related to the teaching process and communication through Libras. Given this fact, the objective of the research is to analyze how the subject of Libras has been presented to undergraduate students through the descriptions that make up the syllabuses of the curricular matrices of mathematics degree courses at Public Higher Education Institutions in the municipality of Boa Vista, Roraima. To this end, we opted for a qualitative, descriptive approach, in which the syllabus of the Libras subject was analyzed, according to the curricular matrix included in the PPC of the Mathematics Degree course at three Higher Education Institutions, IFRR, UFRR and UERR . The three institutions were chosen because they offer the Mathematics Degree Course in person, concentrated in the municipality of Boa Vista/RR. For the analyses, PPCs from the three selected institutions were collected, as they contained all the criteria for the Degree in Mathematics course, the curricular matrices and the syllabi. In view of this, the results of the analyzes demonstrate that the teaching knowledge offered in the Libras discipline in the Mathematics Degree course at the three Institutions prioritizes the theoretical part of the history of deaf education and Libras, to the detriment of practical teaching knowledge. of Libras, demonstrating a move away from a syllabus that understands the relationship between theory and practice as intrinsic to the learning process and the training of future graduates. It can be concluded, based on the analyzes carried out in the corpus, that the Higher Education Institutions, IFRR, UFRR and UERR are complying with the mandatory legislation, however, they leave something to be desired in terms of preparing mathematics graduates regarding the teaching of knowledge pedagogical tools for assisting deaf people, of basic Libras communication.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa emerge das inquietações nascidas em 2015 no estágio supervisionada do curso de Licenciatura em Matemática e prossegue até os dias de hoje, com as minhas experiências em salas de aula, como professora licenciada em matemática e de aluno surdo. Ainda, por perceber que os professores licenciados em matemática se deparam com as dificuldades relacionadas ao processo de ensino e a comunicação na Língua Brasileira de Sinais - Libras. Diante de tal fato, o objetivo da pesquisa e analisar, por meio dos descritos que compõem as ementas das matrizes curriculares dos cursos de licenciatura em matemática das Instituições Públicas de Ensino Superior no município de Boa Vista em Roraima, como a disciplina de Libras tem sido apresentada aos licenciandos. Para tanto, optou-se por urna abordagern de cunho qualitativo descritivo, cuja aplicação partiu da análise da ementa da disciplina de Libras segundo a matriz curricular inserida na Proposta Pedagógica Curricular do curso de Licenciatura em Matemática de três Instituição de Ensino Superior: Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Roraima -IFRR, Universidade Federal de Roraima - UFRR e Universidade Estadual de Roraima - UERR. As três Instituições foram escolhidas por ofertarern o curso de Licenciatura em Matemática na modalidade presencial e estão situadas no município de Boa Vista/RR. Para as analises, foram coletadas, além da Proposta Pedagógica Curricular, também as matrizes curriculares e as ementas das três Instituições selecionadas, por conterem todos os critérios do curso de Licenciatura em Matemática. Diante disso, os resultados das analises demonstram que os saberes de ensino oferecidas na disciplina de Libras no curso de Licenciatura em Matemática das três Instituições priorizam a parte teórica da história da educação de surdos e da Libras, em detrimento dos conhecimentos da prática do ensino da Libras, demonstrando um afastamento de uma ementa que entende a relação da teoria e da prática como intrínsecas no processo de aprendizagem e para a formação do futuro licenciado. Pode-se concluir, com base nas análises empreendidas no corpus, que as Instituições de Ensino Superior, IFRR, UFRR e UERR, estão cumprindo a obrigatoriedade da legislação, porém deveriam investir no quesito do preparo dos licenciandos em matemática sobre o ensino dos saberes pedagógicos para atendimento ao surdo, atestando a Libras não somente como urna língua e um meio de comunicação, mas também como representação cultural de uma comunidade.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Shirdoill Batalha (shirdoill.batalha@ufrr.br) on 2024-03-04T20:43:26Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1037 bytes, checksum: 996f8b5afe3136b76594f43bfda24c5e (MD5) A disciplina da Língua Brasileira de Sinais nos cursos de licenciatura em matemática... Cruz.pdf: 101186819 bytes, checksum: f2fcd7a05b23f9ed70fcffa95af64a23 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-03-04T20:43:26Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1037 bytes, checksum: 996f8b5afe3136b76594f43bfda24c5e (MD5) A disciplina da Língua Brasileira de Sinais nos cursos de licenciatura em matemática... Cruz.pdf: 101186819 bytes, checksum: f2fcd7a05b23f9ed70fcffa95af64a23 (MD5) Previous issue date: 2023en
dc.description.sponsorshipAgência 1pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Roraimapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPRPPG - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduaçãopt_BR
dc.publisher.programPPGEDUC - Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
dc.subjectLicenciatura em matemáticapt_BR
dc.subjectDisciplina em libraspt_BR
dc.subjectMatrizes curriculares e ementaspt_BR
dc.subjectDegree in mathematicspt_BR
dc.subjectDiscipline in libraspt_BR
dc.subjectCurricular matrices and syllabipt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA disciplina da Língua Brasileira de Sinais nos cursos de licenciatura em matemática nas instituições públicas de ensino superior em Boa Vista/RRpt_BR
dc.title.alternativeThe subject of Brazilian Sign Language in mathematics degree courses at public higher education institutions in Boa Vista/RRpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:PPGEDUC - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A disciplina da Língua Brasileira de Sinais nos cursos de licenciatura em matemática... Cruz.pdfDissertação98,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons