Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/877
Tipo: Dissertação
Título: Saberes docentes e a inclusão de alunos com transtorno do espectro autista: um estudo a partir da narrativa de professoras que atuam no atendimento educacional especializado das escolas municipais de Boa Vista/RR
Título(s) alternativo(s): Teacher knowledge and the inclusion of students with autism spectrum disorder: a study based on the narrative of teachers who work in specialized educational care in municipal schools in Boa Vista/RR
Autor(es): Costa, Aline Fernandes
Primeiro Orientador: Gabriel, Gilvete de Lima
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Garcia, Rafael Vilas Boas
Resumo: A inclusão escolar dos alunos com Transtorno do Espectro Autista é uma realidade muito discutida no Brasil e no mundo. Tanto nas escolas públicas quanto nas escolas privadas, a presença de alunos público-alvo da Educação Especial, dentre eles, as crianças com Transtorno do Espectro Autista é notada, entretanto, a oferta de um ensino que garanta a participação e o aprendizado dessas crianças ainda se encontra em construção. Nessa perspectiva, o estudo teve como objetivo compreender como os professores do Atendimento Educacional Especializado da rede municipal de Boa Vista/RR têm construído saberes para atuar no ensino de crianças com Transtorno do Espectro Autista. A metodologia do estudo é de abordagem qualitativa do tipo participativa, além disso, está situado no âmbito da Pesquisa (Auto) Biográfica em Educação, utilizando a entrevista narrativa como método de investigação. A pesquisa foi realizada com três professoras que atuam no Atendimento Educacional Especializado das Escolas Municipais de Ensino Fundamental de Boa Vista/RR. O corpus utilizado para análise constitui-se de quatro narrativas escritas, sendo uma delas, a da autora, recolhidas no ano de 2022. Nos apoiamos em estudos renomados da área para definir os “eixos de formação”, que serviram como “guião” no processo de escrita das narrativas. O procedimento utilizado para interpretar os dados contidos nas narrativas construídas pelas professoras sujeitos dessa pesquisa, tomaram como base a análise a partir de um modelo tridimensional, no qual a análise considera três elementos: interação, continuidade e situação. As narrativas indicam que os saberes construídos pelas professoras ao atuarem no ensino de crianças com TEA vem dos saberes de experiência e das relações de troca entre os profissionais que atuam na mesma função. Além disso, foi possível perceber nas narrativas das professoras grande influência de professores formadores e pessoas com deficiência no seio familiar como motivo de escolha e direcionamento para esse espaço de atuação. Inferiu-se também a necessidade de formação continuada que dê conta das especificidades do trabalho docente. Sinaliza-se a relevância deste estudo para a comunidade científica e os direcionamentos para novos estudos que estejam voltados a compreender também como vem ocorrendo a construção dos saberes para atuação nas salas regulares de ensino.
Abstract: The school inclusion of students with Autistic Spectrum Disorder is a very tolerant reality in Brazil and in the world. Both in public and private schools, the presence of target audience of Special Education students, among them, children with Autistic Spectrum Disorder is noted, however, the offer of a teaching that guarantees the participation and learning of these children still is under construction. In this perspective, the study aimed to understand how the teachers of the Specialized Educational Service of the municipal network of Boa Vista/RR have built knowledge to work in the teaching of children with Autistic Spectrum Disorder. The methodology of the study is a qualitative approach of the participatory type, moreover, it is situated within the scope of (Self) Biographical Research in Education, using the narrative interview as an investigation method. The research was carried out with three teachers who attend the Specialized Educational Service of Municipal Elementary Schools in Boa Vista/RR. The corpus used for analysis consists of four written narratives, one of which, the author's, collected in the year 2022. We relied on express studies in the area to define the "training axes", which served as a "guide" in the narrative writing process. The procedure used to interpret the data contained in the narratives constructed by the subject teachers of this research, was based on the analysis from a three-dimensional model, in which the analysis considers three elements: interaction, continuity and situation. The narratives indicate that the knowledge constructed by the teachers when teaching children with ASD comes from experience and exchange relationships between professionals who work in the same role. In addition, it was possible to perceive in the narratives of the teachers a great influence of teacher trainers and people with disabilities within the family as a reason for choosing and directing to this space of action. It was also inferred the need for continuing education that takes into account the specificities of teaching work. The inheritance of this study for the scientific community and the directions for new studies that are also aimed at understanding how the construction of knowledge for performance in regular teaching rooms has been taking place.
Palavras-chave: Atendimento educacional especializado
Ranstorno do Espectro Autismo
Saberes docentes
Educação especial
Boa Vista/RR
Specialized educational service
Autism Spectrum Disorder
Teaching knowledge
Special education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Roraima
Sigla da Instituição: UFRR
metadata.dc.publisher.department: PRPPG - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
metadata.dc.publisher.program: PPGEDUC - Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: COSTA, Aline Fernandes. Saberes docentes e a inclusão de alunos com transtorno do espectro autista: um estudo a partir da narrativa de professoras que atuam no atendimento educacional especializado das escolas municipais de Boa Vista/RR. 2023. 92f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
URI: http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/877
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:PPGEDUC - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Saberes docentes e a inclusão de alunos com transtorno do espectro autista... Costa.pdfDissertação1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons