Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/876
Tipo: | Dissertação |
Título: | Formação de professores em serviço, especialização em letramento digital e o contexto pandêmico: perspectiva dos docentes da rede básica estadual em Manaus-AM |
Título(s) alternativo(s): | In-service teacher training, specialization in digital literacy and the pandemic context: perspective of teachers from the state basic network in Manaus-AM |
Autor(es): | Nascimento, Bárbara Marães dos Anjos do |
Primeiro Orientador: | Rocha, Sheila de Fátima Mangoli |
Resumo: | Este estudo busca aprofundar a compreensão da dinâmica da formação em serviço em Manaus, especialmente sua aplicação no período pandêmico, na perspectiva dos educadores. O objetivo desta pesquisa foi analisar as contribuições da especialização em letramento digital nas práticas pedagógicas dos educadores da rede estadual de ensino do Amazonas durante os anos de 2020 e 2021, nos quais ocorreram aulas remotas e híbridas. A metodologia de pesquisa teve natureza exploratória, empregando uma abordagem qualitativa. A coleta de dados foi feita através de entrevistas virtuais semi-estruturadas. A estrutura teórica abrangeu a estudiosos influentes como Saviani para contextualizar os fundamentos históricos da pedagogia e das metodologias de ensino, enquanto as ideias de António Nóvoa foram utilizadas para demonstrar os imperativos de adaptação à estrutura educacional contemporânea e os estudos de Eni Orlandi como embasamento para análise dos dados coletados. Portanto, por meio do estudo realizado foi possível verificar os desafios diversos enfrentados pelos educadores durante a formação continuada em serviço e frente às complexidades do ensino remoto. Isso ressalta o papel central da formação docente estar alinhada com as reais necessidades e demandas do sistema educacional. Em suma, este estudo afirma a importância fundamental de proporcionar aos educadores desenvolvimento profissional, que esteja de acordo com as demandas de sala de aula, bem como revela as dificuldades e desafios enfrentados pelos professores em suas práticas docentes no período de aulas remotas, assim como a falta de apoio institucional e governamental para viabilizar a realização das aulas. A concretização de um cenário escolar em que não recaia unicamente sobre os educadores a responsabilização pelos processos de ensino é primordial para oportunizar um sistema educacional de qualidade que possa eficazmente contribuir para a constituição de uma sociedade mais humana, justa e democrática. |
Abstract: | This study seeks to deepen the understanding of the dynamics of in-service training in Manaus, especially its application during the pandemic period, from the perspective of educators. The objective of this research was to analyze the contributions of specialization in digital literacy to the pedagogical practices of educators in the Amazonas state education network during the years 2020 and 2021, in which remote and hybrid classes took place. The research methodology was exploratory in nature, employing a qualitative approach. Data collection was done through semi-structured virtual interviews. The theoretical framework included influential scholars such as Saviani to contextualize the historical foundations of pedagogy and teaching methodologies, while António Nóvoa's ideas were used to demonstrate the imperatives of adaptation to the contemporary educational structure and the studies of Eni Orlandi as a basis for analysis. of the data collected. Therefore, through the study carried out, it was possible to verify the diverse challenges faced by educators during continued in-service training and in the face of the complexities of remote teaching. This highlights the central role of teacher training being aligned with the real needs and demands of the educational system. In short, this study affirms the fundamental importance of providing educators with professional development that is in line with classroom demands, as well as revealing the difficulties and challenges faced by teachers in their teaching practices during remote classes, as well as the lack of institutional and governmental support to make classes possible. The implementation of a school scenario in which responsibility for teaching processes does not fall solely on educators is essential to provide opportunities for a quality educational system that can effectively contribute to the creation of a more humane, fair and democratic society. |
Palavras-chave: | Formação docente Ensino remoto Práxis Letramento digital Teacher training Remote teaching Praxis Digital literacy |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Roraima |
Sigla da Instituição: | UFRR |
metadata.dc.publisher.department: | PRPPG - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação |
metadata.dc.publisher.program: | PPGEDUC - Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | NASCIMENTO, Bárbara Marães dos Anjos do. Formação de professores em serviço, especialização em letramento digital e o contexto pandêmico: perspectiva dos docentes da rede básica estadual em Manaus-AM. 2023. 141f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ |
URI: | http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/876 |
Data do documento: | 2023 |
Aparece nas coleções: | PPGEDUC - Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Formação de professores em serviço, especialização em letramento digital e o contexto pandêmico... Nascimento.pdf | Dissertação | 1,74 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons