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Tipo: Dissertação
Título: Design e design thinking: metodologias criativas para construir propostas de valor em negócios
Título(s) alternativo(s): Design e design thinking: creative methodologies to build innovative business value prpositions
Autor(es): Silva, José Otávio Coelho da
Primeiro Orientador: Gomes, Francisco Edson
Resumo: No último século, fundamentamos nosso modo de vida no consumo, começamos a basear nossas escolhas em atributos mais simbólicos e emocionais, tais como: origem do produto, o que é dito sobre ele por outras pessoas e até mesmo a qual “tribo” faremos parte se o adquirirmos (produto ou serviço). Essas percepções tornaram-se características relevantes na hora da compra. Caso tenha confiança, um sentimento de paixão, podemos nos associar enquanto consumidor, pois nossa sociedade deixou de ser uma economia de produção em massa, para tornar-se uma economia de customização de massa. É importante entender melhor as rupturas vivenciadas, as quais estão gerando mudanças de paradigmas em nossa sociedade. Tal perspectiva nos leva a repensar a nossa antiga forma de fazer negócios, forma essa que não funciona tão bem nos dias atuais. Portanto, no cenário atual dos negócios, as empresas devem ouvir o consumidor e colocá-los no centro do processo criativo do design para inovação de desenvolvimento de novos produtos ou serviços onde é fundamental que o design e o design thinking adentrem como ferramentas metodológicas para criar envolvimento, desenvolver empatia e principalmente, criar valor percebido para o cliente. Assim, para disseminar o quão são importantes o design e o design thinking como metodologias criativas para construir propostas de valor inovadoras para negócios que rompam barreiras para iniciar um processo de cultura organizacional inovadora. Este trabalho tem como produto final, um material didático pedagógico em formato de e-book interativo para dispositivo mobile, sobre a relação do design e design thinking como metodologias criativas para construção de propostas de valor inovadora em negócios, que apresenta diversas ferramentas, técnicas e métodos para criar propostas de valores em produtos ou serviços. Apresentamos a aplicabilidade e resultado da metodologia criativa do design e design thinking em uma empresa regional que gerou envolvimento emocional com seus consumidores e uma melhora na cultura do trabalho dos colaboradores da empresa.
Abstract: In the last century, we based our way of life on consumption, we started to base our choices on more symbolic and emotional attributes, such as: origin of the product, what is said about it by other people and even which “tribe” we will be part of. if we purchase it (product or service). These perceptions became relevant characteristics at the time of purchase. If you have confidence, a feeling of passion, we can join together as a consumer, because our society has gone from being a mass production economy to a mass customization economy. It is important to better understand the ruptures experienced, which are generating paradigm shifts in our society. Such a perspective leads us to rethink our old way of doing business, a way that doesn't work so well these days. Therefore, in the current business scenario, companies must listen to the consumer and place them at the center of the creative process of design for innovation in the development of new products or services where it is essential that design and design thinking enter as methodological tools to create involvement, develop empathy and, above all, create perceived value for the customer. Thus, to disseminate how important design and design thinking are as creative methodologies to build innovative value proposition for businesses that break barriers to start an innovative organizational culture process. The final product of this work is a pedagogical teaching material in the form of an interactive e-book for mobile devices, on the relationship between design and design thinking as creative methodologies for building innovative value propositions in business, which presents several tools, techniques and methods to create value propositions in products or services. We present the applicability and result of the creative methodology of design and design thinking in a regional company that generated emotional involvement with its consumers and an improvement in the work culture of the company's employees.
Palavras-chave: Design
Design Thinking
Proposta de Valor
Inovação
Value offer
Innovation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Roraima
Sigla da Instituição: UFRR
metadata.dc.publisher.department: PRPPG - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
metadata.dc.publisher.program: PROFNIT - Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação
Citação: SILVA, José Otávio Coelho da. Design e design thinking: metodologias criativas para construir propostas de valor em negócios. 2022. 71f. Dissertação (Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação) - Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
URI: http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/871
Data do documento: 2022
Aparece nas coleções:PROFNIT - Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia e Inovação

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