Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/833
Tipo: Dissertação
Título: Os desafios do ensino de matemática nas turmas do 5º Ano do ensino fundamental no contexto das escolas públicas do Município de Rorainópolis, Roraima
Título(s) alternativo(s): The challenges of teaching mathematics in the 5th Year classes of elementary school in the context of public schools in the Municipality of Rorainópolis, Roraima
Autor(es): Silva, Luciano Moreira dos Santos
Primeiro Orientador: Rocha, Sheila de Fátima Mangoli
Resumo: Este estudo foi desenvolvido na linha de pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Roraima - UFRR. Teve como objetivo analisar os desafios enfrentados pelos professores no ensino de Matemática nas turmas do 5º ano do Ensino Fundamental das Escolas Públicas do Município de Rorainópolis – Roraima. Tratou-se de uma pesquisa de campo, realizada por meio de uma abordagem qualitativa, utilizando como instrumentos de coleta de dados, o questionário e a entrevista semiestruturada, sendo ambos direcionados aos professores polivalentes das turmas do 5º ano do município de Rorainópolis. Os dados coletados foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva - ATD, que foi desenvolvida em três fases, sendo a primeira, o processo de unitarização, que consistiu em desconstruir os textos em unidades de significados. Na segunda fase da ATD foi desenvolvido o processo de categorização, sendo que as unidades de significados foram ordenadas e agrupadas em unidades de significados semelhantes. A última fase da ATD consistiu no processo de elaboração dos metatextos por meio das categorias finais que foram transformadas em um conjunto de textos com a finalidade de buscar expressar novas compreensões acerca da temática de estudo. A pesquisa revelou que os principais desafios enfrentados pelos professores polivalentes no ensino de Matemática na cidade de Rorainópolis se resumem em três: fragilidade da formação matemática dos professores polivalentes; carência de estratégias e recursos didáticos para o ensino de Matemática e a ausência da família no acompanhamento das atividades escolares. Este estudo contribuiu para compreendermos os desafios vivenciados no dia a dia do ensino de Matemática, pela perspectiva dos professores polivalentes.
Abstract: This study was developed in the research line Teacher Training and Educational Practices of the Graduate Program in Education at the Federal University of Roraima - UFRR. It aims to analyze the challenges faced by teachers in teaching Mathematics in 5th grade classes in Public Schools in the city of Rorainópolis - Roraima. This was field research, carried out through a qualitative approach, using as instruments of data collection the questionnaire and the semi-structured interview, both addressed to teachers of 5th grade classes in the city of Rorainópolis. The data collected were analyzed through the Textual Discourse Analysis - TDA, which was developed in three phases, the first being the unitarization process, which consisted of deconstructing the texts into units of meaning. In the second phase of the TDA, the categorization process was developed, and the units of meaning were sorted and grouped into units of similar meanings. The last phase of the TDA consisted in the process of elaborating the meta-texts through the final categories that were transformed into a set of texts with the purpose of seeking to express new understandings about the theme of the study. The research revealed that the main challenges faced by multipurpose teachers in the teaching of mathematics in the city of Rorainópolis can be summarized in three main areas: the lack of mathematical training of multipurpose teachers, the lack of teaching strategies and resources for teaching mathematics, and the absence of family support for school activities. This study contributed to our understanding of the challenges of mathematics teaching that multipurpose teachers experience in their daily lives, from the teachers' perspective.
Palavras-chave: Ensino de matemática
Professores polivalentes
Formação docente
Mathematics teaching
Multipurpose teachers
Teacher training
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Roraima
Sigla da Instituição: UFRR
metadata.dc.publisher.department: PRPPG - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
metadata.dc.publisher.program: PPGEDUC - Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SILVA, Luciano Moreira dos Santos. Os desafios do ensino de matemática nas turmas do 5º Ano do ensino fundamental no contexto das escolas públicas do Município de Rorainópolis, Roraima. 2022. 102 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
URI: http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/833
Data do documento: 2022
Aparece nas coleções:PPGEDUC - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Os desafios do ensino de matemática nas turmas do 5º Ano do ensino fundamental... Silva.pdfDissertação2,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons