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http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/832
Tipo: | Dissertação |
Título: | Desafios e trajetórias de estudantes venezuelanos refugiados ou em situação de vulnerabilidade, no processo de inclusão educacional, nos cursos de graduação da Universidade Federal de Roraima (UFRR) |
Título(s) alternativo(s): | Challenges and trajectories of refugee or vulnerable venezuelan students, in the process of educational inclusion, in graduation courses at the Federal University of Roraima (UFRR) |
Autor(es): | Magalhães, Edna Paula Marcelino |
Primeiro Orientador: | Siems, Maria Edith Romano |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Silva, João Carlos Jarochinski |
Resumo: | O substancial aumento da mobilidade migratória que vem ocorrendo nas três últimas décadas, no mundo inteiro e, em particular, o ritmo vertiginoso do deslocamento populacional de venezuelanos que, sobretudo a partir de 2015, deixaram seu país de maneira forçada em busca de novas oportunidades para refazer a vida, seja por meio do trabalho e/ou da educação, inseriu o Brasil na rota das migrações internacionais do século XXI e têm feito com que a temática ganhe mais espaço nos debates políticos, na mídia e nas produções acadêmicas. Também têm apresentado vários desafios, oportunidades e responsabilidades para o poder público e para a sociedade. Considerando que a educação é um princípio fundamental para a cidadania, e tendo em vista que uma parcela importante de migrantes está em idade escolar, uma questão a ser levada em conta é a inclusão desse estrato populacional na sociedade, a partir do acesso e permanência no sistema de ensino. Com este trabalho, buscou-se compreender a trajetória acadêmica dos estudantes venezuelanos refugiados ou em situação de vulnerabilidade ingressantes por meio da Resolução nº 007/2018-CEPE/UFRR nos cursos de graduação da Universidade Federal de Roraima. O estudo teve abordagem mista (quanti-qualitativa). A construção de dados se deu em três etapas: pesquisa bibliográfica, seleção documental e entrevista semiestruturada. Para o levantamento quantitativo, foram analisadas planilhas, com dados dos estudantes, disponibilizadas pela Comissão Permanente de Vestibular e pelo Departamento de Registro e Controle Acadêmico, a partir das quais foram mapeados os registros existentes quanto à matrícula nos semestres de 2019.2 a 2022.1. Já os dados qualitativos foram construídos a partir das entrevistas semiestruturadas. Dos treze estudantes ingressantes por meio da referida Resolução e ativos no semestre 2022.1, nove foram entrevistados. No tratamento dos dados, foi utilizada a Análise de conteúdo de Laurence Bardin. A pesquisa teve embasamento em teóricos do campo da educação e da inclusão e do fenômeno migratório, sendo subsidiada pelos estudos culturais, bem como nos relatos dos participantes. Para dar sustentação à investigação, foi feita uma revisão da literatura, sendo analisados textos de autores que trabalham com a temática abordada. A partir da revisão, observou-se que a produção acadêmica sobre a inclusão de migrantes internacionais na educação brasileira já vem sendo debatida, especialmente a partir da década de 1990, porém a maior parte das pesquisas se dá no âmbito da educação básica ou em relação à dificuldade com a língua. Esses estudos apontam que, apesar de algumas instituições já estarem tomando iniciativas no sentido de incluir esse púbico, ainda há um longo caminho a ser percorrido, o que é ratificado nas falas dos estudantes entrevistados. Constatou-se que a Universidade Federal de Roraima deu um passo importante na inclusão dos estudantes refugiados ou em situação de vulnerabilidade, com a aprovação da Resolução nº 007/2018-CEPE/UFRR, entretanto a pesquisa mostrou que, além da simplificação do acesso, um outro passo deveria ter sido dado: um maior diálogo entre os setores da instituição, de modo a promoverem, em particular e em conjunto, ações diferenciadas, visando à permanência e à efetiva aprendizagem/sucesso desses estudantes. Espera-se que este trabalho contribua para que as instituições de ensino superior, em particular a Universidade Federal de Roraima, possam reavaliar suas políticas de inclusão de migrantes internacionais e se disponham a transformar essas políticas em ações efetivas que venham contribuir para o acesso, a permanência e a aprendizagem/sucesso desses estudantes, com reflexo em sua integração no contexto local. |
Abstract: | El aumento sustancial de la movilidad migratoria que se ha producido en las últimas tres décadas, en todo el mundo, y, en particular, el vertiginoso ritmo de desplazamiento de la población de venezolanos, que, sobre todo a partir de 2015, salieron de su país por la fuerza en busca de nuevas oportunidades para rehacer sus vidas, ya sea a través del trabajo y / o la educación, ha insertado el Brasil en la ruta de la migración internacional del siglo 21 y han hecho que el tema gane más espacio en los debates políticos, en los medios de comunicación y en las producciones académicas. También han presentado varios retos, oportunidades y responsabilidades para el poder público y para la sociedad en su conjunto. Considerando que la educación es un principio fundamental para la ciudadanía, y teniendo en cuenta que un número importante de migrantes está en edad escolar, una cuestión a tener en cuenta es la inclusión de este estrato poblacional en la sociedad, a partir del acceso y la permanencia en el sistema educativo. Con este trabajo, buscamos comprender la trayectoria académica de los estudiantes venezolanos refugiados o en situación de vulnerabilidad que ingresan a través de la Resolución nº 007/2018-CEPE/UFRR, en los cursos de pregrado de la Universidade Federal de Roraima. El estudio tenía un enfoque mixto (cuantitativo y cualitativo). La construcción de los datos se realizó en tres etapas: investigación bibliográfica, selección de documentos y entrevista semiestructurada. Para el relevamiento cuantitativo, se utilizaron planillas, con datos de los alumnos, provistos por la Comisión Permanente de Vestibular y el Departamento de Registro y Control Académico, por medio de las cuales se mapearon los registros existentes respecto de la matrícula en los semestres 2019.2 a 2022.1. Los datos cualitativos se construyeron a partir de las entrevistas semiestructuradas. De los trece estudiantes que entraron por la referida Resolución y activos en el semestre 2022.1, nueve fueron entrevistados. En el tratamiento de los datos, se utilizó el análisis de contenido de Laurence Bardin. La investigación se basó en los teóricos del campo de la educación y la inclusión y el fenómeno migratorio, siendo subvencionada por los estudios culturales; así como en los informes de los participantes. Para apoyar la investigación, se realizó una revisión bibliográfica, analizando textos de autores que trabajan con el tema abordado. A partir de la revisión, se observó que la producción académica sobre la inclusión de los migrantes internacionales en la educación brasileña ya ha sido discutida, especialmente a partir de la década de 1990, sin embargo, la mayoría de las investigaciones se producen en el contexto de la educación básica o en relación con la dificultad con el idioma. Estos estudios señalan que, aunque algunas instituciones ya están tomando iniciativas para incluir a este público, aún queda mucho camino por recorrer, lo que se ratifica en las declaraciones de los estudiantes entrevistados. Se constató que la Universidade Federal de Roraima ha dado un paso importante en la inclusión de los estudiantes refugiados o en situación de vulnerabilidad, con la aprobación de la Resolución nº 007/2018-CEPE/UFRR, sin embargo, la investigación mostró que, además de la simplificación del acceso, debería haberse dado otro paso: un mayor diálogo entre los sectores de la institución, para promover, en particular y en conjunto, acciones diferenciadas, con el objetivo de la permanencia y el efectivo aprendizaje/éxito de estos estudiantes. Se espera que este trabajo contribuya a que las instituciones de educación superior, en particular la Universidade Federal de Roraima, reevalúen sus políticas de inclusión de los migrantes internacionales y estén dispuestas a transformar estas políticas en acciones efectivas que contribuyan al acceso, permanencia y aprendizaje/éxito de estos estudiantes, con una reflexión sobre su integración en el contexto local. |
Palavras-chave: | Migração internacional Migrantes e refugiados venezuelanos Inclusão educacional no ensino superior Universidade Federal de Roraima Migración internacional Migrantes y refugiados venezolanos Inclusión educativa en la educación superior International migration Venezuelan immigrant Higher Education Educational inclusion Federal University of Roraima Refugiado Refugee Brasil Brazil |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Roraima |
Sigla da Instituição: | UFRR |
metadata.dc.publisher.department: | PRPPG - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação |
metadata.dc.publisher.program: | PPGEDUC - Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | MAGALHÃES, Edna Paula Marcelino. Desafios e trajetórias de estudantes venezuelanos refugiados ou em situação de vulnerabilidade, no processo de inclusão educacional, nos cursos de graduação da Universidade Federal de Roraima (UFRR). 2022. 150f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ |
URI: | http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/832 |
Data do documento: | 2022 |
Aparece nas coleções: | PPGEDUC - Programa de Pós-Graduação em Educação |
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