Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/831
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Silva, Ivete Souza da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4056290560443523 | pt_BR |
dc.creator | Pinho, Emmanuela Chuery Schardong | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3354367959145688 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-01-11T19:28:33Z | - |
dc.date.available | 2023 | - |
dc.date.available | 2023-01-11T19:28:33Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | PINHO, Emmanuela Chuery Schardong. Paulo Freire e o ensino de artes visuais: perspectivas inclusivas para a educação. 2022. 90f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/831 | - |
dc.description.abstract | The present study deals with the importance of art education and its contribution to the inclusion of people with disabilities, through the reflection proposed by freirean thought. The main objective of the study was to analyze the contributions of Paulo Freire's thought to the teaching of visual art in an inclusive perspective. Regarding the specific objectives, the study proposes the identification of theoretical assumptions in Paulo Freire's works that would make it possible to think about inclusive education. As a study methodology, a qualitative bibliographic research was carried out, through data analysis proposed by Bardin. The investigation concludes by the observation that the teaching of visual arts contributes beyond the presentation of aesthetic knowledge to the student, but instigating and developing their critical and reflective sense, so that they can understand their own reality. In this sense, the role of liberating education proposed by Paulo Freire is fulfilled. It is understood by the need for equity in the inclusion of students with disabilities in regular education, so that their individualities can be met and reach their best development potential. | en |
dc.description.resumo | O presente estudo versa sobre a importância da arte-educação e sua contribuição para a inclusão de pessoas com deficiência, através da reflexão proposta pelo pensamento freireano. O objetivo central do estudo foi analisar as contribuições do pensamento de Paulo Freire para o ensino de artes visuais numa perspectiva inclusiva. Já em relação aos objetivos específicos, o estudo propõe a identificação de pressupostos teóricos nas obras de Paulo Freire que possibilitasse pensar uma educação inclusiva. Como metodologia de estudo, foi realizada uma investigação bibliográfica qualitativa, através da análise de dados proposta por Bardin. A investigação conclui pela constatação de que o ensino de artes visuais contribui para além da apresentação do conhecimento estético ao aluno, instigando e desenvolvendo o senso crítico e reflexivo deste, para que possa compreender a própria realidade. Nesse sentido, cumpre-se o papel da educação libertadora proposta por Paulo Freire. Entende-se pela necessidade de equidade na inclusão de alunos com deficiência no ensino regular, para que as individualidades desses possam ser atendidas e alcancem seu melhor potencial de desenvolvimento. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Shirdoill Batalha (shirdoill.batalha@ufrr.br) on 2023-01-11T19:28:33Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1037 bytes, checksum: 996f8b5afe3136b76594f43bfda24c5e (MD5) Paulo Freire e o ensino de artes visuais... Pinho.pdf: 809490 bytes, checksum: 4dbfa8884be54f50e180d3772bb6b310 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-01-11T19:28:33Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1037 bytes, checksum: 996f8b5afe3136b76594f43bfda24c5e (MD5) Paulo Freire e o ensino de artes visuais... Pinho.pdf: 809490 bytes, checksum: 4dbfa8884be54f50e180d3772bb6b310 (MD5) Previous issue date: 2022 | en |
dc.description.sponsorship | Agência 1 | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Roraima | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | PRPPG - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação | pt_BR |
dc.publisher.program | PPGEDUC - Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
dc.subject | Freire, Paulo, 1921-1997 | pt_BR |
dc.subject | Artes visuais | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Visual arts | en |
dc.subject | Inclusive education | en |
dc.subject | Alunos com deficiência | pt_BR |
dc.subject | Student with disabilitie | en |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Paulo Freire e o ensino de artes visuais: perspectivas inclusivas para a educação | pt_BR |
dc.title.alternative | Paulo Freire and the teaching of the visual arts: inclusive perspectives for the education | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEDUC - Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Paulo Freire e o ensino de artes visuais... Pinho.pdf | Dissertação | 790,52 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons