Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/831
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Ivete Souza da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4056290560443523pt_BR
dc.creatorPinho, Emmanuela Chuery Schardong-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3354367959145688pt_BR
dc.date.accessioned2023-01-11T19:28:33Z-
dc.date.available2023-
dc.date.available2023-01-11T19:28:33Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationPINHO, Emmanuela Chuery Schardong. Paulo Freire e o ensino de artes visuais: perspectivas inclusivas para a educação. 2022. 90f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/831-
dc.description.abstractThe present study deals with the importance of art education and its contribution to the inclusion of people with disabilities, through the reflection proposed by freirean thought. The main objective of the study was to analyze the contributions of Paulo Freire's thought to the teaching of visual art in an inclusive perspective. Regarding the specific objectives, the study proposes the identification of theoretical assumptions in Paulo Freire's works that would make it possible to think about inclusive education. As a study methodology, a qualitative bibliographic research was carried out, through data analysis proposed by Bardin. The investigation concludes by the observation that the teaching of visual arts contributes beyond the presentation of aesthetic knowledge to the student, but instigating and developing their critical and reflective sense, so that they can understand their own reality. In this sense, the role of liberating education proposed by Paulo Freire is fulfilled. It is understood by the need for equity in the inclusion of students with disabilities in regular education, so that their individualities can be met and reach their best development potential.en
dc.description.resumoO presente estudo versa sobre a importância da arte-educação e sua contribuição para a inclusão de pessoas com deficiência, através da reflexão proposta pelo pensamento freireano. O objetivo central do estudo foi analisar as contribuições do pensamento de Paulo Freire para o ensino de artes visuais numa perspectiva inclusiva. Já em relação aos objetivos específicos, o estudo propõe a identificação de pressupostos teóricos nas obras de Paulo Freire que possibilitasse pensar uma educação inclusiva. Como metodologia de estudo, foi realizada uma investigação bibliográfica qualitativa, através da análise de dados proposta por Bardin. A investigação conclui pela constatação de que o ensino de artes visuais contribui para além da apresentação do conhecimento estético ao aluno, instigando e desenvolvendo o senso crítico e reflexivo deste, para que possa compreender a própria realidade. Nesse sentido, cumpre-se o papel da educação libertadora proposta por Paulo Freire. Entende-se pela necessidade de equidade na inclusão de alunos com deficiência no ensino regular, para que as individualidades desses possam ser atendidas e alcancem seu melhor potencial de desenvolvimento.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Shirdoill Batalha (shirdoill.batalha@ufrr.br) on 2023-01-11T19:28:33Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1037 bytes, checksum: 996f8b5afe3136b76594f43bfda24c5e (MD5) Paulo Freire e o ensino de artes visuais... Pinho.pdf: 809490 bytes, checksum: 4dbfa8884be54f50e180d3772bb6b310 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-01-11T19:28:33Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1037 bytes, checksum: 996f8b5afe3136b76594f43bfda24c5e (MD5) Paulo Freire e o ensino de artes visuais... Pinho.pdf: 809490 bytes, checksum: 4dbfa8884be54f50e180d3772bb6b310 (MD5) Previous issue date: 2022en
dc.description.sponsorshipAgência 1pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Roraimapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPRPPG - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduaçãopt_BR
dc.publisher.programPPGEDUC - Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
dc.subjectFreire, Paulo, 1921-1997pt_BR
dc.subjectArtes visuaispt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectVisual artsen
dc.subjectInclusive educationen
dc.subjectAlunos com deficiênciapt_BR
dc.subjectStudent with disabilitieen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titlePaulo Freire e o ensino de artes visuais: perspectivas inclusivas para a educaçãopt_BR
dc.title.alternativePaulo Freire and the teaching of the visual arts: inclusive perspectives for the educationpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:PPGEDUC - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Paulo Freire e o ensino de artes visuais... Pinho.pdfDissertação790,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons