Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/829
Tipo: Dissertação
Título: A construção de saberes docentes dos professores indígenas do ensino fundamental II da Comunidade Canauanim-RR
Título(s) alternativo(s): The construction of knowledge of indigenous teachers of elementary school II of the Canauanim-Roraima
Autor(es): Lima, Claudinero Reis de
Primeiro Orientador: Lopes, Sérgio Luiz
Resumo: O objetivo principal desta pesquisa foi investigar os saberes construídos pelos/as professores/as no decurso de sua prática docente para atender à especificidade dos educandos do 6º ao 9º ano da (Escola Estadual Indígena Tuxaua Luiz Cadete-EEITLC), Comunidade Canauanim, município do Cantá-RR. O intuito é de apresentar um olhar sobre a prática docente dos/as professores/as indígenas, tendo em vista ser necessário conhecer os espaços que esses/as professores/as adquirem saberes. Esses saberes compreendem uma junção de conhecimentos, os quais, através de sua prática, experiências e reflexões cotidianas, os/as professores/as procuram atender conforme as especificidades dos educandos. Tais saberes dizem respeito à cultura e à tradição indígenas que fazem parte da rotina escolar, conforme exigem os documentos essenciais da educação escolar indígena, como também o PPP da escola. A pesquisa se configura como um estudo de caso pautado na abordagem qualitativa. Teve como lócus a Escola Estadual Indígena Tuxaua Luiz Cadete-EEITLC, que fica localizada na (Terra indígena TI Canauanim), município do Cantá, estado de Roraima. Nesse estabelecimento de ensino, atuam os sujeitos investigados/as, professores/as indígenas de diversas disciplinas, como: Potuguês, Matemática, Ciências, Geografia, História e Línguas Macuxi e Wapichana, que atuam no Ensino Fundamental II. Com o propósito de obter êxito nos objetivos apresentados, foi aplicada, como instrumento de coleta de dados, uma entrevista individualizada com os sujeitos da pesquisa a partir de um roteiro semiestruturado. As respostas da entrevista foram submetidas a codificação e categorização, conforme o método de Análise de Conteúdo, resultando nas seguintes categorias de análise: a) Desafios e perspectivas da educação escolar indígena; b) Tempo de experiência e forma de admissão; c) Tipo de formação; d) Tipo de educação; e) Finalidades da educação escolar; f) Domínio e uso da língua materna; g) Diálogo com a comunidade; h) Identificação com a comunidade; i) Relação com as produções indígenas; j) Aplicação dos saberes indígenas nas aulas; k) Orientações oficiais e o que de fato ocorre acerca das práticas docentes; l) Formações ofertadas. As diversas categorias, que estão em conformidade com os objetivos traçados para esta pesquisa, ajudaram a verificar se as perspectivas desses/as ptofessores/as em relação à sua prática estabeleciam, de fato, um diálogo com a educação escolar indígena. O impacto desta pesquisa foi auxiliar na melhor identificação dos saberes dos/as professores/as indígenas acerca de sua prática na referida escola com atuação no Ensino Fundamental II que se propõe uma educação intercultural bilíngue, diferenciada e de qualidade.
Abstract: The present work has the main objective of investigating the perspectives of teachers who work in the initial grades of an indigenous school in Roraima, in order to identify, based on essential documents of indigenous school education, the desired capacities for the profile of an indigenous teacher. The research is configured as a case study based on a qualitative approach, having as locus the Escola Estadual Tuxaua Luiz Cadete, located in the Canauanim Indigenous Community, in the municipality of Cantá, state of Roraima. It is in this educational establishment that the investigated subjects work: indigenous teachers from the 1st to the 5th year of Elementary School I. In order to achieve the proposed objectives, individual interviews with the research subjects will be applied as an instrument for data collection. , from a semi-structured script. The interview responses will be subjected to coding and categorization, according to the Content Analysis method, resulting in the following analysis categories: a) length of experience and form of admission; b) type of training; c) type of education; d) purposes of school education; f) mastery and use of the mother tongue; g) dialogue with the community; h) identification with the community; i) relationship with indigenous productions; j) application of indigenous knowledge in classes; h) training offered. Finally, the various specific objectives outlined for this research will help to verify whether the perspectives of these teachers establish, in fact, a dialogue with indigenous school education. The impact of this research is to help better identify the challenges faced by indigenous teachers in their pedagogical work to promote intercultural education.
Palavras-chave: Saberes
Docentes indígenas
Comunidade Indígena Canauanim
Educação escolar indígena
Indigenous scholl education
Indigenous teachers
Canauanim Indigenous Community
Interculturality
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Roraima
Sigla da Instituição: UFRR
metadata.dc.publisher.department: PRPPG - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
metadata.dc.publisher.program: PPGEDUC - Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: LIMA, Claudinero Reis de. A construção de saberes docentes dos professores indígenas do ensino fundamental II da Comunidade Canauanim-RR. 2022. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
URI: http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/829
Data do documento: 2022
Aparece nas coleções:PPGEDUC - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A construção de saberes docentes dos professores indígenas...Lima.pdfDissertação2,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons