Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/828
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Barberena, Cinara Franco Rechico-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7739517679206816pt_BR
dc.creatorSilva, Ana Paula de Sousa Moraes da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3920952832382808pt_BR
dc.date.accessioned2023-01-11T17:44:07Z-
dc.date.available2023-
dc.date.available2023-01-11T17:44:07Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationSILVA, Ana Paula de Sousa Moraes da. Tecnologia assistiva nas instituições de ensino superior público no Município de Boa Vista - Roraima. 2022. 82f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/828-
dc.description.abstractInclusive education, based on human rights under principles of equality and equity, has called into question the process of training the target people of Special Education (PAEE) in educational environments at all levels and modalities of education, and in this context, it raises my thinking, among other issues, the use of Assistive Technologies as a practice of access and permanence of these subjects in higher education in public institutions. From this perspective, the present study has as general objective to analyze how legal and institutional regulations function as inclusive strategies in higher education, considering the use of Assistive Technologies (TA) in view of the accessibility and permanence practices of students with disabilities at the Federal University of Roraima (UFRR), the Federal Institute of Roraima (IFRR) and the State University of Roraima (UERR). For this, methodologically, this is a qualitative study, of descriptive documentary nature, which has as locus: the Federal University of Roraima, the Federal Institute of Roraima and the State University of Roraima (Boa Vista/Roraima). The research has as research field, the documents that compose the regulations of the HEI under study to enter, from the discourse analysis, in the concepts and types of Assistive Technologies and their implications in the spaces of learning and in conditions of accessibility and permanence of PAEE students until the completion of their training courses. It was possible to observe that it is through access to knowledge, through exchanges of ideas and social interaction that institutions implement actions in order to make higher education an increasingly democratic space and accessible to all.pt_BR
dc.description.resumoA educação inclusiva, baseada nos direitos humanos sob princípios de igualdade e equidade, tem posto em discussão o processo de formação das pessoas público-alvo da Educação Especial (PAEE) em ambientes educacionais em todos os níveis e modalidades de ensino, e nesse contexto, suscita-me pensar, dentre outras questões, o uso das Tecnologias Assistivas como prática de acesso e permanência desses sujeitos no ensino superior em Instituições Públicas. Nessa ótica, o presente estudo tem como objetivo geral analisar como as normativas legais e institucionais, funcionam como estratégias inclusivas no ensino superior, considerando o uso das Tecnologias Assistivas (TA) face às práticas de acessibilidade e de permanência de acadêmicos com deficiência na Universidade Federal de Roraima (UFRR), no Instituto Federal de Roraima (IFRR) e na Universidade Estadual de Roraima (UERR). Para isso, metodologicamente, trata-se de um estudo qualitativo, de cunho documental descritivo, que tem como lócus: a Universidade Federal de Roraima, o Instituto Federal de Roraima e a Universidade Estadual de Roraima (Boa Vista/Roraima). A pesquisa tem como campo de pesquisa, os documentos que compõem as normativas das IES em estudo para adentrar, a partir da análise discurso, nos conceitos e tipos de Tecnologias Assistivas e suas implicações nos espaços de aprendizagem e em condições de acessibilidade e permanência dos alunos PAEE até a conclusão de seus cursos de formação. Foi possível constatar que é por meio do acesso ao conhecimento, pelas trocas de ideias e interação social que as instituições implementam ações a fim de tornar o ensino superior um espaço cada vez mais democrático e acessível a todos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Shirdoill Batalha (shirdoill.batalha@ufrr.br) on 2023-01-11T17:44:07Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1037 bytes, checksum: 996f8b5afe3136b76594f43bfda24c5e (MD5) Tecnologia assistiva nas instituições de ensino superior... Silva.pdf: 1296484 bytes, checksum: a5891c3f03ce0fa39afe2e64ae4a18ed (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-01-11T17:44:07Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1037 bytes, checksum: 996f8b5afe3136b76594f43bfda24c5e (MD5) Tecnologia assistiva nas instituições de ensino superior... Silva.pdf: 1296484 bytes, checksum: a5891c3f03ce0fa39afe2e64ae4a18ed (MD5) Previous issue date: 2022en
dc.description.sponsorshipAgência 1pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Roraimapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPRPPG - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduaçãopt_BR
dc.publisher.programPPGEDUC - Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
dc.subjectTecnologia assistivapt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectPúblico-alvo da Educação Especialpt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectAssistive technologypt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectSpecial education target audiencept_BR
dc.subjectHigher educationpt_BR
dc.subjectAccessiblilitypt_BR
dc.subjectRoraimapt_BR
dc.subjectAluno com deficiênciapt_BR
dc.subjectStudent with disabilitiept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleTecnologia assistiva nas instituições de ensino superior público no Município de Boa Vista - Roraimapt_BR
dc.title.alternativeAssistive technology in public higher education institutions in the Municipality of Boa Vista - Roraimapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:PPGEDUC - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tecnologia assistiva nas instituições de ensino superior... Silva.pdfDissertação1,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons