Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/828
Tipo: | Dissertação |
Título: | Tecnologia assistiva nas instituições de ensino superior público no Município de Boa Vista - Roraima |
Título(s) alternativo(s): | Assistive technology in public higher education institutions in the Municipality of Boa Vista - Roraima |
Autor(es): | Silva, Ana Paula de Sousa Moraes da |
Primeiro Orientador: | Barberena, Cinara Franco Rechico |
Resumo: | A educação inclusiva, baseada nos direitos humanos sob princípios de igualdade e equidade, tem posto em discussão o processo de formação das pessoas público-alvo da Educação Especial (PAEE) em ambientes educacionais em todos os níveis e modalidades de ensino, e nesse contexto, suscita-me pensar, dentre outras questões, o uso das Tecnologias Assistivas como prática de acesso e permanência desses sujeitos no ensino superior em Instituições Públicas. Nessa ótica, o presente estudo tem como objetivo geral analisar como as normativas legais e institucionais, funcionam como estratégias inclusivas no ensino superior, considerando o uso das Tecnologias Assistivas (TA) face às práticas de acessibilidade e de permanência de acadêmicos com deficiência na Universidade Federal de Roraima (UFRR), no Instituto Federal de Roraima (IFRR) e na Universidade Estadual de Roraima (UERR). Para isso, metodologicamente, trata-se de um estudo qualitativo, de cunho documental descritivo, que tem como lócus: a Universidade Federal de Roraima, o Instituto Federal de Roraima e a Universidade Estadual de Roraima (Boa Vista/Roraima). A pesquisa tem como campo de pesquisa, os documentos que compõem as normativas das IES em estudo para adentrar, a partir da análise discurso, nos conceitos e tipos de Tecnologias Assistivas e suas implicações nos espaços de aprendizagem e em condições de acessibilidade e permanência dos alunos PAEE até a conclusão de seus cursos de formação. Foi possível constatar que é por meio do acesso ao conhecimento, pelas trocas de ideias e interação social que as instituições implementam ações a fim de tornar o ensino superior um espaço cada vez mais democrático e acessível a todos. |
Abstract: | Inclusive education, based on human rights under principles of equality and equity, has called into question the process of training the target people of Special Education (PAEE) in educational environments at all levels and modalities of education, and in this context, it raises my thinking, among other issues, the use of Assistive Technologies as a practice of access and permanence of these subjects in higher education in public institutions. From this perspective, the present study has as general objective to analyze how legal and institutional regulations function as inclusive strategies in higher education, considering the use of Assistive Technologies (TA) in view of the accessibility and permanence practices of students with disabilities at the Federal University of Roraima (UFRR), the Federal Institute of Roraima (IFRR) and the State University of Roraima (UERR). For this, methodologically, this is a qualitative study, of descriptive documentary nature, which has as locus: the Federal University of Roraima, the Federal Institute of Roraima and the State University of Roraima (Boa Vista/Roraima). The research has as research field, the documents that compose the regulations of the HEI under study to enter, from the discourse analysis, in the concepts and types of Assistive Technologies and their implications in the spaces of learning and in conditions of accessibility and permanence of PAEE students until the completion of their training courses. It was possible to observe that it is through access to knowledge, through exchanges of ideas and social interaction that institutions implement actions in order to make higher education an increasingly democratic space and accessible to all. |
Palavras-chave: | Tecnologia assistiva Educação inclusiva Público-alvo da Educação Especial Ensino superior Acessibilidade Assistive technology Inclusive education Special education target audience Higher education Accessiblility Roraima Aluno com deficiência Student with disabilitie |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Roraima |
Sigla da Instituição: | UFRR |
metadata.dc.publisher.department: | PRPPG - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação |
metadata.dc.publisher.program: | PPGEDUC - Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | SILVA, Ana Paula de Sousa Moraes da. Tecnologia assistiva nas instituições de ensino superior público no Município de Boa Vista - Roraima. 2022. 82f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ |
URI: | http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/828 |
Data do documento: | 2022 |
Aparece nas coleções: | PPGEDUC - Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tecnologia assistiva nas instituições de ensino superior... Silva.pdf | Dissertação | 1,27 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons