Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/827
Tipo: | Dissertação |
Título: | A feminização do trabalho docente em Roraima: o Curso Normal Regional Monteiro Lobato nos jornais "O átomo" e "Boa Vista" (1949-1964) |
Título(s) alternativo(s): | The feminization of teachin work in Roraima: the Normal Regional Monteiro Lobato Course in the newspaper "O átomo" and "Boa Vista" (1949-1964) |
Autor(es): | Silva, Rosielma Barroso da |
Primeiro Orientador: | Baptaglin, Leila Adriana |
Resumo: | Esta pesquisa tem por objetivo analisar os discursos das instituições políticas, sociais e econômicas quanto ao papel social da mulher no Curso Normal Regional Monteiro Lobato (CNRML), encontrados nos jornais “O Átomo” e “Boa Vista” e nos documentos da própria instituição. Utilizamos a abordagem metodológica qualitativa com base na pesquisa documental, em que os documentos selecionados foram analisados de acordo com a Teoria da Análise de Conteúdo fundamentada por Laurence Bardin (1977). Para o desenvolvimento teórico, discutimos as categorias: trabalho, educação e gênero, em que as duas últimas apresentaram subcategorias, respectivamente, profissionalização docente e feminização. Com o auxílio do aporte teórico-metodológico analisamos os jornais “O Átomo” e “Boa Vista”, assim como os documentos do CNRML, que apresentam aspectos metodológicos duais, sendo sujeitos e objetos da investigação. As categorias de análise foram definidas como: fusão Igreja-Estado, espaços femininos, estereótipos sobre ser mulher, aspectos cívicos na atuação das professoras e transgressão dos estereótipos (para análise dos jornais) e as categorias: trabalho, educação, gênero e feminização do trabalho docente (para análise dos documentos/leis CNRML). Os discursos sobre ser mulher no Território Federal do Rio Branco (TFRB), na década de 1940 e 1950, apontavam para uma mulher que deveria ser mãe-esposa-dócil-abnegada-patriota, por este motivo as professoras exerciam a docência nessa ambiguidade, ensinando as crianças a amarem a Deus e a Pátria. O processo de feminização do trabalho docente foi perpassado por contradições, dualidades e incertezas em que as mulheres desempenharam suas funções como professoras diante de uma profissão marcada por discursos sobre a feminilidade, mas, ao mesmo tempo, se tornaram protagonistas de suas histórias, marcando o magistério rio-branquense, vendo na docência a possibilidade de mudança de vida. |
Abstract: | This research aims to analyze the discourses of political, social and economic institutions regarding the social role of women in the Normal Regional Course Monteiro Lobato (CNRML), found in the newspapers “O Átomo” and “Boa Vista” and in the institution's own documents. We used a qualitative methodological approach based on documentary research, in which the selected documents were analyzed according to the Content Analysis Theory founded by Laurence Bardin (1977). For theoretical development, we discussed the categories: work, education and gender, in which the last two presented subcategories, respectively, teacher professionalization and feminization. With the aid of the theoretical-methodological contribution, we analyzed the newspapers “O Átomo” and “Boa Vista”, as well as the CNRML documents, which present dual methodological aspects, being subjects and objects of the investigation. The analysis categories were defined as: Church-State fusion, feminine spaces, stereotypes about being a woman, civic aspects in the teachers' performance and transgression of stereotypes (for newspaper analysis) and the categories: work, education, gender and feminization of work teacher (for analysis of CNRML documents/laws). The discourses about being a woman in the Federal Territory of Rio Branco (TFRB), in the 1940s and 1950s, pointed to a woman who should be a mother-wife-docile-selfless-patriot, for this reason the teachers exercised teaching in this ambiguity, teaching children to love God and Country. The process of feminization of teaching work was permeated by contradictions, dualities and uncertainties in which women performed their functions as teachers in the face of a profession marked by discourses about femininity, but at the same time they became protagonists of their stories, marking the rio-branquense teaching profession, seeing in teaching the possibility of changing their lives. |
Palavras-chave: | Trabalho docente Mulher Feminização Jornal O átomo Jornal Boa Vista Território Federal do Rio Branco Teaching work Women Feminization Newspaper O átomo Newspaper Boa Vista Federal Territory of Rio Branco Escola normal Normal schools |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Roraima |
Sigla da Instituição: | UFRR |
metadata.dc.publisher.department: | PRPPG - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação |
metadata.dc.publisher.program: | PPGEDUC - Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | SILVA, Rosielma Barroso da. A feminização do trabalho docente em Roraima: o Curso Normal Regional Monteiro Lobato nos jornais "O átomo" e "Boa Vista" (1949-1964). 2022. 127f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ |
URI: | http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/827 |
Data do documento: | 2022 |
Aparece nas coleções: | PPGEDUC - Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A feminização do trabalho docente em Roraima... Silva.pdf | Dissertação | 3,3 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons