Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/827
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Baptaglin, Leila Adriana-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5801207902204116pt_BR
dc.creatorSilva, Rosielma Barroso da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3693013280908206pt_BR
dc.date.accessioned2022-11-30T14:56:42Z-
dc.date.available2022-
dc.date.available2022-11-30T14:56:42Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationSILVA, Rosielma Barroso da. A feminização do trabalho docente em Roraima: o Curso Normal Regional Monteiro Lobato nos jornais "O átomo" e "Boa Vista" (1949-1964). 2022. 127f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/827-
dc.description.abstractThis research aims to analyze the discourses of political, social and economic institutions regarding the social role of women in the Normal Regional Course Monteiro Lobato (CNRML), found in the newspapers “O Átomo” and “Boa Vista” and in the institution's own documents. We used a qualitative methodological approach based on documentary research, in which the selected documents were analyzed according to the Content Analysis Theory founded by Laurence Bardin (1977). For theoretical development, we discussed the categories: work, education and gender, in which the last two presented subcategories, respectively, teacher professionalization and feminization. With the aid of the theoretical-methodological contribution, we analyzed the newspapers “O Átomo” and “Boa Vista”, as well as the CNRML documents, which present dual methodological aspects, being subjects and objects of the investigation. The analysis categories were defined as: Church-State fusion, feminine spaces, stereotypes about being a woman, civic aspects in the teachers' performance and transgression of stereotypes (for newspaper analysis) and the categories: work, education, gender and feminization of work teacher (for analysis of CNRML documents/laws). The discourses about being a woman in the Federal Territory of Rio Branco (TFRB), in the 1940s and 1950s, pointed to a woman who should be a mother-wife-docile-selfless-patriot, for this reason the teachers exercised teaching in this ambiguity, teaching children to love God and Country. The process of feminization of teaching work was permeated by contradictions, dualities and uncertainties in which women performed their functions as teachers in the face of a profession marked by discourses about femininity, but at the same time they became protagonists of their stories, marking the rio-branquense teaching profession, seeing in teaching the possibility of changing their lives.en
dc.description.resumoEsta pesquisa tem por objetivo analisar os discursos das instituições políticas, sociais e econômicas quanto ao papel social da mulher no Curso Normal Regional Monteiro Lobato (CNRML), encontrados nos jornais “O Átomo” e “Boa Vista” e nos documentos da própria instituição. Utilizamos a abordagem metodológica qualitativa com base na pesquisa documental, em que os documentos selecionados foram analisados de acordo com a Teoria da Análise de Conteúdo fundamentada por Laurence Bardin (1977). Para o desenvolvimento teórico, discutimos as categorias: trabalho, educação e gênero, em que as duas últimas apresentaram subcategorias, respectivamente, profissionalização docente e feminização. Com o auxílio do aporte teórico-metodológico analisamos os jornais “O Átomo” e “Boa Vista”, assim como os documentos do CNRML, que apresentam aspectos metodológicos duais, sendo sujeitos e objetos da investigação. As categorias de análise foram definidas como: fusão Igreja-Estado, espaços femininos, estereótipos sobre ser mulher, aspectos cívicos na atuação das professoras e transgressão dos estereótipos (para análise dos jornais) e as categorias: trabalho, educação, gênero e feminização do trabalho docente (para análise dos documentos/leis CNRML). Os discursos sobre ser mulher no Território Federal do Rio Branco (TFRB), na década de 1940 e 1950, apontavam para uma mulher que deveria ser mãe-esposa-dócil-abnegada-patriota, por este motivo as professoras exerciam a docência nessa ambiguidade, ensinando as crianças a amarem a Deus e a Pátria. O processo de feminização do trabalho docente foi perpassado por contradições, dualidades e incertezas em que as mulheres desempenharam suas funções como professoras diante de uma profissão marcada por discursos sobre a feminilidade, mas, ao mesmo tempo, se tornaram protagonistas de suas histórias, marcando o magistério rio-branquense, vendo na docência a possibilidade de mudança de vida.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Shirdoill Batalha (shirdoill.batalha@ufrr.br) on 2022-11-30T14:56:42Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1037 bytes, checksum: 996f8b5afe3136b76594f43bfda24c5e (MD5) A feminização do trabalho docente em Roraima... Silva.pdf: 3382938 bytes, checksum: a9dc04b0315d636a300ec1a2ce727b4d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-30T14:56:42Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1037 bytes, checksum: 996f8b5afe3136b76594f43bfda24c5e (MD5) A feminização do trabalho docente em Roraima... Silva.pdf: 3382938 bytes, checksum: a9dc04b0315d636a300ec1a2ce727b4d (MD5) Previous issue date: 2022en
dc.description.sponsorshipAgência 1pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Roraimapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPRPPG - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduaçãopt_BR
dc.publisher.programPPGEDUC - Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
dc.subjectTrabalho docentept_BR
dc.subjectMulherpt_BR
dc.subjectFeminizaçãopt_BR
dc.subjectJornal O átomopt_BR
dc.subjectJornal Boa Vistapt_BR
dc.subjectTerritório Federal do Rio Brancopt_BR
dc.subjectTeaching worken
dc.subjectWomenen
dc.subjectFeminizationen
dc.subjectNewspaper O átomoen
dc.subjectNewspaper Boa Vistaen
dc.subjectFederal Territory of Rio Brancoen
dc.subjectEscola normalpt_BR
dc.subjectNormal schoolsen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA feminização do trabalho docente em Roraima: o Curso Normal Regional Monteiro Lobato nos jornais "O átomo" e "Boa Vista" (1949-1964)pt_BR
dc.title.alternativeThe feminization of teachin work in Roraima: the Normal Regional Monteiro Lobato Course in the newspaper "O átomo" and "Boa Vista" (1949-1964)en
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:PPGEDUC - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A feminização do trabalho docente em Roraima... Silva.pdfDissertação3,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons