Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/827
Tipo: Dissertação
Título: A feminização do trabalho docente em Roraima: o Curso Normal Regional Monteiro Lobato nos jornais "O átomo" e "Boa Vista" (1949-1964)
Título(s) alternativo(s): The feminization of teachin work in Roraima: the Normal Regional Monteiro Lobato Course in the newspaper "O átomo" and "Boa Vista" (1949-1964)
Autor(es): Silva, Rosielma Barroso da
Primeiro Orientador: Baptaglin, Leila Adriana
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo analisar os discursos das instituições políticas, sociais e econômicas quanto ao papel social da mulher no Curso Normal Regional Monteiro Lobato (CNRML), encontrados nos jornais “O Átomo” e “Boa Vista” e nos documentos da própria instituição. Utilizamos a abordagem metodológica qualitativa com base na pesquisa documental, em que os documentos selecionados foram analisados de acordo com a Teoria da Análise de Conteúdo fundamentada por Laurence Bardin (1977). Para o desenvolvimento teórico, discutimos as categorias: trabalho, educação e gênero, em que as duas últimas apresentaram subcategorias, respectivamente, profissionalização docente e feminização. Com o auxílio do aporte teórico-metodológico analisamos os jornais “O Átomo” e “Boa Vista”, assim como os documentos do CNRML, que apresentam aspectos metodológicos duais, sendo sujeitos e objetos da investigação. As categorias de análise foram definidas como: fusão Igreja-Estado, espaços femininos, estereótipos sobre ser mulher, aspectos cívicos na atuação das professoras e transgressão dos estereótipos (para análise dos jornais) e as categorias: trabalho, educação, gênero e feminização do trabalho docente (para análise dos documentos/leis CNRML). Os discursos sobre ser mulher no Território Federal do Rio Branco (TFRB), na década de 1940 e 1950, apontavam para uma mulher que deveria ser mãe-esposa-dócil-abnegada-patriota, por este motivo as professoras exerciam a docência nessa ambiguidade, ensinando as crianças a amarem a Deus e a Pátria. O processo de feminização do trabalho docente foi perpassado por contradições, dualidades e incertezas em que as mulheres desempenharam suas funções como professoras diante de uma profissão marcada por discursos sobre a feminilidade, mas, ao mesmo tempo, se tornaram protagonistas de suas histórias, marcando o magistério rio-branquense, vendo na docência a possibilidade de mudança de vida.
Abstract: This research aims to analyze the discourses of political, social and economic institutions regarding the social role of women in the Normal Regional Course Monteiro Lobato (CNRML), found in the newspapers “O Átomo” and “Boa Vista” and in the institution's own documents. We used a qualitative methodological approach based on documentary research, in which the selected documents were analyzed according to the Content Analysis Theory founded by Laurence Bardin (1977). For theoretical development, we discussed the categories: work, education and gender, in which the last two presented subcategories, respectively, teacher professionalization and feminization. With the aid of the theoretical-methodological contribution, we analyzed the newspapers “O Átomo” and “Boa Vista”, as well as the CNRML documents, which present dual methodological aspects, being subjects and objects of the investigation. The analysis categories were defined as: Church-State fusion, feminine spaces, stereotypes about being a woman, civic aspects in the teachers' performance and transgression of stereotypes (for newspaper analysis) and the categories: work, education, gender and feminization of work teacher (for analysis of CNRML documents/laws). The discourses about being a woman in the Federal Territory of Rio Branco (TFRB), in the 1940s and 1950s, pointed to a woman who should be a mother-wife-docile-selfless-patriot, for this reason the teachers exercised teaching in this ambiguity, teaching children to love God and Country. The process of feminization of teaching work was permeated by contradictions, dualities and uncertainties in which women performed their functions as teachers in the face of a profession marked by discourses about femininity, but at the same time they became protagonists of their stories, marking the rio-branquense teaching profession, seeing in teaching the possibility of changing their lives.
Palavras-chave: Trabalho docente
Mulher
Feminização
Jornal O átomo
Jornal Boa Vista
Território Federal do Rio Branco
Teaching work
Women
Feminization
Newspaper O átomo
Newspaper Boa Vista
Federal Territory of Rio Branco
Escola normal
Normal schools
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Roraima
Sigla da Instituição: UFRR
metadata.dc.publisher.department: PRPPG - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
metadata.dc.publisher.program: PPGEDUC - Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SILVA, Rosielma Barroso da. A feminização do trabalho docente em Roraima: o Curso Normal Regional Monteiro Lobato nos jornais "O átomo" e "Boa Vista" (1949-1964). 2022. 127f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
URI: http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/827
Data do documento: 2022
Aparece nas coleções:PPGEDUC - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A feminização do trabalho docente em Roraima... Silva.pdfDissertação3,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons