Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/826
Tipo: Dissertação
Título: Pedagogia hospitalar no Brasil : revisão integrativa da produção do conhecimento no Estado de Roraima frente ao cenário nacional no período de 2011 até 2020
Título(s) alternativo(s): Hospital pedagogy in Brazil : integrative review of the production of knowledge in the State of Roraima against the national scenario from 2011 to 2020
Autor(es): Almeida, Paola Beatriz Frota
Primeiro Orientador: Siems, Maria Edith Romano
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo compreender o estado atual da inserção da Pedagogia Hospitalar em Roraima frente ao cenário nacional, com base em revisão sistemática integrativa da literatura sobre o tema, no período 2011 a 2020. A Pedagogia Hospitalar refere- se a uma ação educacional multidisciplinar que oferta à criança e jovem em âmbito hospitalar e domiciliar, um acompanhamento escolar, emocional e social, norteado por teorias e práticas pautadas na ciência e na dignidade humanas. Tem-se como um dos conceitos do tema a “Inclusão Social”, firmando um elo com a proposta da Linha 2, “Educação e Processos Inclusivos, do Mestrado em Educação”, ofertado pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Roraima, um espaço enriquecedor das discussões acadêmicas, considerando o aspecto complexo inerente aos sujeitos e contextos que emergem da sociedade. A metodologia percorreu as etapas previstas para a realização de uma revisão sistemática integrativa da literatura. As buscas por produções do conhecimento no cenário nacional tiveram como base as plataformas de dados científicos, que por meio das palavras- chave “pedagogia hospitalar and educação”; “classe hospitalar and educação” e “pedagogia hospitalar and classe hospitalar and educação”, somadas aos filtros e critérios de inclusão, chegou-se a uma amostra de 12 artigos, 41 dissertações e 8 teses, totalizando em 61 produções. A metodologia aplicada para as buscas no Estado de Roraima foi o acesso às bibliotecas digitais da Universidade Federal de Roraima, Universidade Estadual de Roraima e Instituto Federal de Roraima. Aplicou-se em cada cenário a revisão sistemática, com o objetivo de contextualizar os cenários traçando um perfil das produções encontradas. Os resultados da revisão sistemática apontaram como destaque no cenário nacional que a região norte foi a que menos produziu, enquanto a sudeste despontou em produções; que o Estado que mais publicou foi São Paulo e a área do conhecimento mais expressiva nos resultados foi a Educação. A análise qualitativa se deu sob as categorias “Formação de Professores”, “Práticas Pedagógicas” e “Pedagogia Hospitalar – implantação e estrutura”, definidas a partir dos focos temáticos mais abordados nas pesquisas e por considerarmos relevante conhecer os principais apontamentos, desafios e encaminhamentos a partir dessas categorias de análise. Os resultados destacados em ambos os cenários apontam certas similaridades. Acerca da categoria Formação de Professores destacou-se necessidade de discussão sobre as diretrizes curriculares na formação inicial, com a inserção de conteúdos da Educação Especial, e ressaltou a necessidade de firmar parcerias com o setor público para intervir na formação continuada. Quanto a categoria Práticas Pedagógicas, apesar da importância atribuída à presença do professor no hospital, foram destacadas dificuldades de planejamento frente a um público de diferentes idades, recursos materiais escassos, valorização e comunicação com equipe de saúde e professores das escolas. Sobre implantação e estrutura da Pedagogia Hospitalar os estudos relatam frequentemente estrutura física inapropriada, falta de regulamentação específica da Pedagogia Hospitalar ou atendimento domiciliar pelos Município ou Estados e, necessidade de ampliação das pesquisas como forma de divulgar e fortalecer a Pedagogia Hospitalar no Brasil. Entendido como um meio de buscar continuamente avançar na área da Pedagogia Hospitalar este estudo coloca-se como um passo, uma etapa nessa jornada incessante rumo ao alcance de estratégias para se oferecer práticas inclusivas por meio da educação no ambiente hospitalar.
Abstract: This research aimed to understanding the current state of the insertion of Hospital Pedagogy into Roraima facing the national scenario, based on integrative systematic review of literature from 2011 to 2020. The Hospital Pedagogy refers a multidisciplinary educational action that offers to the child and youngster into hospital and residence environments; a school, emotional and social supports, guided by theories and practices based on science and human dignity. One of these concepts is the theme "social inclusion", establishing a link with the proposal of Line 2, "Education and Inclusive Processes, of the Master's in Education", offered by the Graduate Program in Education at the Federal University of Roraima, with enrichings academics discussions, considering complex the aspect inherent to the subjects and contexts that emerge from society. The methodology followed the steps for a systematic-integrative literature review. The searches for knowledge productions in the national scenario were based on the scientific data platforms, which by means of the key words "hospital pedagogy and education; hospital class and education and hospital pedagogy and hospital class and education, added to the filters and inclusion criteria, it was reached a sample of 12 articles, 41 dissertations and 8 thesis, totalizing in 61 productions. The methodology applied for the search in the State of Roraima was the access to the digital libraries of the Federal University of Roraima, State University of Roraima and Federal Institute of Roraima. The systematic review was applied in each scenario, with the objective of contextualizing the scenarios and profiling the productions found. The results of the systematic review pointed out that Northern's Brazil region produced the least, while the Southeastern's Brazil region produced the most; the state of Sao Paulo was the most that published articles, and the area of Education was the most expressive in this results. The qualitative analysis was done under the categories "Teacher Training", "Pedagogical Practices" and "Hospital Pedagogy - implementation and structure", defined from the thematic focuses most addressed in the researches and for considering relevant to know the main notes, challenges and directions from these analysis categories. The results highlighted in both scenarios point to certain similarities. About the Teacher Training category, the need for discussion about the curricular guidelines in initial training was highlighted, with the inclusion of Special Education content, and the need to establish partnerships with the public sector to intervene in continuing education. As for the Pedagogical Practices category, despite the importance given to the presence of the teacher in the hospital, difficulties in planning for a public of different ages, scarces materials resources, appreciation and communication with the health team and school teachers were highlighted. About the implantation and structure of Hospital Pedagogy, the studies often report an inappropriate physical structure, lack of specific regulation of Hospital Pedagogy or home care by the County or States, and the need to expand researches as a way to divulge and strengthen Hospital Pedagogy in Brazil. As a way to continuously advance in the Hospital Pedagogy area, this study is a step, a stage in this incessant journey towards the achievement of strategies to offer inclusive practices through education in the hospital environment.
Palavras-chave: Pedagogia hospitalar
Revisão sistemática integrativa
Roraima
Cenário nacional
Hospital pedagogy
Systematic interative review
National scenario
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Roraima
Sigla da Instituição: UFRR
metadata.dc.publisher.department: PRPPG - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
metadata.dc.publisher.program: PPGEDUC - Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: ALMEIDA, Paola Beatriz Frota. Pedagogia hospitalar no Brasil: revisão integrativa da produção do conhecimento no Estado de Roraima frente ao cenário nacional do período de 2011 até 2020. 2022. 163 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
URI: http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/826
Data do documento: 2022
Aparece nas coleções:PPGEDUC - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pedagogia hospitalar no Brasil_revisão integrativa da produção do conhecimento... Almeida.pdfDissertação1,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons