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Tipo: Dissertação
Título: Avaliação da eficiência de protótipo de jogo educativo digital construído para ensinar docentes a distinguir verdadeiros de falsos objetivos de aprendizagem
Título(s) alternativo(s): Evalution of the efficiency of a digital edicational game prototype built to teach teachers to distinguish true and false learning objectives
Autor(es): Souza, Marcelina Verônica Pinto de
Primeiro Orientador: Henklain, Marcelo H. O.
Resumo: Neste trabalho desenvolvemos um protótipo de jogo que se destina a ser usado de forma educativa, tendo como teoria psicológica a Análise do Comportamento (AC) e o design interativo como metodologia de criação de jogos. O objetivo desta pesquisa foi avaliar a eficiência desse protótipo de jogo educativo digital para o ensino do comportamento de “distinguir verdadeiros de falsos objetivos de aprendizagem”. Participaram desta pesquisa cinco docentes do ensino superior de uma universidade privada, de diferentes áreas acadêmicas. O protótipo do jogo foi desenvolvido no software Excel. Isso permitiu que os dados fossem registrados automaticamente ao longo de cada aplicação do protótipo e analisados de modo a evidenciar em que medida docentes aprenderam a distinguir entre objetivos de aprendizagem verdadeiros e falsos. Verificamos que os participantes pontuaram em média 39,99% no pré-teste e 51,66% no pós-teste. Essa melhora de 11,66% entre esses testes, pré e pós, sugere que o protótipo do jogo pode ter contribuído para o aprendizado do comportamento de distinguir verdadeiros de falsos objetivos de aprendizagem. O feedback dos participantes apontou para a necessidade de melhor customização do jogo. Para a primeira versão do jogo “Objetivo Certo”, consideramos que os resultados foram promissores em termos da eficiência, justificando a condução de novos estudos no futuro com um segundo protótipo do jogo aperfeiçoado com base nos aprendizados deste estudo.
Abstract: In this work we developed a game prototype that is intended to be used in an educational way, having Behavior Analysis (CA) as psychological theory and interactive design as a methodology for creating games. The objective of this research was to evaluate the efficiency of this digital educational game prototype for teaching the behavior of "distinguishing true from false learning objectives". Five higher education professors from a private university, from different academic areas, participated in this research. The game prototype was developed in Excel software. This allowed data to be automatically recorded throughout each application of the prototype and analyzed to show the extent to which teachers learned to distinguish between true and false learning objectives. We found that the participants scored an average of 39.99% in the pre-test and 51.66% in the post-test. This 11.66% improvement between these tests, pre and post, suggests that the game prototype may have contributed to the learning of the behavior of distinguishing true from false learning objectives. Feedback from participants pointed to the need for better customization of the game. For the first version of the game “Objetivo Certo”, we consider that the results were promising in terms of efficiency, justifying the conduction of new studies in the future with a second prototype of the game improved based on the learnings of this study.
Palavras-chave: Análise de comportamento
Jogo educativo digital
Objetivos de aprendizagem
Programação de condições de ensino
Behavior analysis
Digital educational game
Learning objectives
Programming of teaching conditions
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Roraima
Sigla da Instituição: UFRR
metadata.dc.publisher.department: PRPPG - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
metadata.dc.publisher.program: PPGEDUC - Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SOUZA, Marcelina Verônica Pinto de. Avaliação da eficiência de protótipo de jogo educativo digital construído para ensinar docentes a distinguir verdadeiros de falsos objetivos de aprendizagem. 2022. 67 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
URI: http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/824
Data do documento: 2022
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