Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/815
Tipo: Dissertação
Título: Crise climática e audiovisual : representações da realidade na ficção
Título(s) alternativo(s): Climate crisis and audiovisual : representations of reality in fiction
Autor(es): Lima, José Bonifácio de Andrade
Primeiro Orientador: Souza, Carla Monteiro de
Resumo: Mudanças climáticas há muito tempo vêm preocupando o mundo e mesmo com o assunto sendo tratado com urgência pela comunidade científica, muitos ainda insistem em ignorar os sinais e impactos notáveis da decorrente crise climática: derretimento das geleiras, incêndios florestais, elevação da temperatura média global, etc. Pensando nisso, a presente pesquisa tem como objetivo a realizar uma análise de como a crise climática é trabalhada em obras fílmicas de grande circulação e sucesso, problematizando os filmes “O dia depois de amanhã” (2004); “Avatar” (2009) e “Expresso do amanhã” (2013) e as suas abordagens acerca das mudanças climáticas e das pautas ambientais, visando identificar e analisar as representações neles contidas, buscando estabelecer uma relação entre a crise climática e a cultura pop, apontando seu papel como veículo de discussão da questão. Para tanto, fixamos nossas bases teóricas no Ecossocialismo, discussão desenvolvida por Löwy (2014), além de utilizarmos conceitos como cultura pop, apresentado por Zeisler (2008), traçando um paralelo com autores da Comunicação Social que propõem ideias consoantes, como Canclini (1997) e Kellner (2001); trazemos também para a discussão termos como mudanças climáticas, o que abrange a exploração de recursos naturais, salientando o desmatamento no cenário global e na Amazônia, propondo assim um diálogo entre autores como Hansen (2013), Marques (2018), Silva e Ravena (2015). Destacamos que a escolha das três obras cinematográficas citadas, recaiu sobre o potencial para análise, ainda que seus enredos possam não estar centrados na questão climática, sendo levado em conta também o fato de serem filmes de grande sucesso e veiculação em várias plataformas e de serem obras que lançam mão de diferentes formas narrativas e recursos estéticos.
Abstract: Climate change has been worrying the world for a long time and even with the matter being urgently treated by the scientific community, many people still insist on ignoring the notable signs and impacts of the resulting climate crisis: melting glaciers, forest fires, rising of the average global temperature, etc. With that in mind, the present research aims to carry out an analysis of how the climate crisis is approached in highly-circulated and successful films, questioning the films “The day after tomorrow” (2004); “Avatar” (2009) and “Snowpiercer” (2013) their approaches to climate change and environmental guidelines, aiming to identify and analyze the representations contained therein, seeking to establish a relationship between the climate crisis and pop culture, pointing out its role as a vehicle for discussing the issue. To do so, we set our theoretical bases on Ecosocialism, a discussion developed by Löwy (2014), in addition to using concepts such as pop culture, presented by Zeisler (2008), drawing a parallel with authors of Social Communication who propose consonant ideas, such as Canclini (1997) and Kellner (2001); We also bring to the discussion terms such as climate change, which covers the exploitation of natural resources, highlighting deforestation in the global scenario and in the Amazon, thus proposing a dialogue between authors such as Hansen (2013), Marques (2018), Silva and Ravena ( 2015). We emphasize that the choice of the three cinematographic works mentioned fell on the potential for analysis, although their plots may not be centered on the climate issue, being also taken in consideration the fact that they are highly successful films and broadcast on several platforms and are works that make use of different narrative forms and aesthetic resources.
Palavras-chave: Mudanças climáticas
Audiovisual
Representação
Cultura pop
Climate chang
Representation
Pop culture
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Roraima
Sigla da Instituição: UFRR
metadata.dc.publisher.department: PRPPG - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
metadata.dc.publisher.program: PPGSOF - Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Fronteiras
Citação: LIMA, José Bonifácio de Andrade. Crise climática e audiovisual: representações da realidade na ficção. 2021. 82f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Fronteiras) - Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Fronteiras, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
URI: http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/815
Data do documento: 2021
Aparece nas coleções:PPGSOF - Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Fronteiras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Crise climática e audiovisual... Lima.pdfDissertação16,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons