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Tipo: Dissertação
Título: A visão dos profissionais da educação no contexto do acolhimento e inserção de migrantes venezuelanos nas escolas estaduais de Roraima : estudo de casos
Título(s) alternativo(s): The vision of education profissionals in the context of the reception and insertion of venezuelan migrants in the state schools : case study
Autor(es): Souzedo, Yves de Carvalho
Primeiro Orientador: Carvalho, Fábio Almeida de
Resumo: O estado de Roraima passa por um momento singular de sua história: desde o ano de 2015, quando a 'crise' na Venezuela, país que faz fronteira com Roraima, se agudizou, que contingentes cada vez mais volumosos de refugiados venezuelanos fugindo da fome, da falta de emprego e de outros tantos problemas, buscaram (e continuam buscando) nesse estado da federação brasileira um lugar para viver e sobreviver perante tantas dificuldades impostas pela vida. Trata-se, portanto, de uma situação bastante desafiadora, especialmente porque, se por um lado, muitos venezuelanos vivem em situação de extrema vulnerabilidade, por outro, tem se mostrado muito limitada a capacidade das autoridades locais para fornecer respostas adequadas a esse fluxo intensivo e concentrado de migrantes. Neste contexto, a escola desempenha uma função importante: a de inserir e preparar, tanto o migrante quanto o habitante local, nessa nova dinâmica, imposta após o intenso movimento migratório. Sendo assim o principal objetivo desta pesquisa foi o de analisar como vem acontecendo a atuação da educação escolar no âmbito da inserção dos migrantes venezuelanos e a forma com que esses migrantes vem sendo inseridos e acolhidos no sistema de educação pública estadual de Roraima sob a ótica dos profissionais da educação (gestores e professores). Como objetivos específicos, pretendeu-se analisar a atuação do Estado neste contexto, bem como produzir dados sobre esta realidade, através de estudos de casos em três escolas, a Escola Estadual Ana Libória (EEAL) e a Escola Estadual Monteiro Lobato (EEML), localizadas em Boa Vista/RR e a Escola Estadual Nova Esperança (EENE), localizada na Vila Samaúma (VS), no município de Mucajaí/RR. Para lograr êxito na busca dos objetivos, empregou-se a estratégia metodológica da pesquisa qualitativa, através da realização de leituras, aplicação de questionários com perguntas objetivas e subjetivas com o corpo gestor e docente dessas escolas. Os dados da pesquisa revelaram fatores positivos, como, por exemplo, o fato de que os alunos brasileiros tendem a receber bem os alunos venezuelanos apesar de todo discurso massificante e xenófobo, recorrente no Brasil e em Roraima e também o fato de que diversos professores demonstraram em suas falas a força de vontade e o interesse dos alunos venezuelanos em aprender e se incorporar de forma mais justa na sociedade brasileira. Por outro lado vimos que grande parte dos professores não estão preparados para enfrentar a situação como deveriam, porém, ao mesmo tempo, o Estado não proporciona estruturas e equipamentos necessários para atuar neste contexto. Por fim, concluímos que a chegada dos alunos venezuelanos nas escolas de Roraima traz para a realidade um elemento novo, culturalmente diferente e igualmente virtuoso. As possibilidades de ações e práticas que podem ser desenvolvidas pela escola neste contexto são infinitas e o ambiente escolar há de se tornar mais fértil e rico. A luta pela educação pública e de qualidade é a única luta capaz de transformar a sociedade de forma profunda e a única forma de combater os retrocessos.
Abstract: The state of Roraima is going through a unique moment in its history: since the year 2015, when the 'crisis' in Venezuela, a country bordering Roraima, has become more acute, that increasingly large numbers of Venezuelan refugees fleeing from hunger, the lack of jobs and so many other problems that plague that country, sought (and continue to seek) in this state of the Brazilian federation a place to live and survive in the face of so many difficulties imposed by life. It is, therefore, a very challenging situation, especially since, on the one hand, many Venezuelans live in a situation of extreme vulnerability, on the other hand, the capacity of local authorities to provide adequate responses to this intensive and concentrated flow of migrants has been shown to be very limited. In this context, the school plays an important role: that of inserting and preparing, both the migrant and the local inhabitant, in this new dynamic, imposed after the intense migratory movement. Thus, the main objective of this research was to analyze how school education has been taking place in the context of the insertion of Venezuelan migrants and the way in which these migrants have been inserted and welcomed in the state public education system of Roraima from the perspective of education professionals (managers and teachers). As specific objectives, it was intended to analyze the performance of the State in this context, as well as to produce data on this reality, through case studies in three schools, the Ana Libória State School (EEAL) and the Monteiro Lobato State School (EEML), located in Boa Vista / RR and the Nova Esperança State School (EENE), located in Vila Samaúma (VS), in the municipality of Mucajaí / RR. To achieve success in the pursuit of objectives, the methodological strategy of qualitative research was used, through readings, application of questionnaires with objective and subjective questions with the management and teaching staff of these schools. The research data revealed positive factors, such as, for example, the fact that Brazilian students tend to welcome Venezuelan students despite all the mass and xenophobic discourse, recurring in Brazil and Roraima and also the fact that several teachers demonstrated in their speeches the willpower and the interest of Venezuelan students in learning and incorporating themselves more fairly in Brazilian society. On the other hand, we saw that most teachers are not prepared to face the situation as they should, but at the same time, the State does not provide the necessary structures and equipment to act in this context. Finally, we conclude that the arrival of Venezuelan students in schools in Roraima brings to reality a new, culturally different and equally virtuous element. The possibilities for actions and practices that can be developed by the school in this context are endless and the school environment will become more fertile and rich. The struggle for public and quality education is the only struggle capable of profoundly transforming society and the only way to combat setbacks.
Palavras-chave: Migração internacional
International migration
Imigrante venezuelano
Venezuelan immigrant
Escola pública
Public school
Acolhimento
Reception
Direito humano à educação
Human right to education
Escola Estadual Ana Libória
Ana Libória State School
Escola Estadual Monteiro Lobato
Monteiro Lobato State School
Escola Estadual Nova Esperança
Nova Esperança State School
Roraima
Brasil
Brazil
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Roraima
Sigla da Instituição: UFRR
metadata.dc.publisher.department: PRPPG - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
metadata.dc.publisher.program: PPGSOF - Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Fronteiras
Citação: SOUZEDO, Yves de Carvalho. A visão dos profissionais da educação no contexto do acolhimento e inserção de migrantes venezuelanos nas escolas estaduais de Roraima: estudo de casos. 2021. 148f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Fronteiras) - Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Fronteiras, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
URI: http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/813
Data do documento: 2021
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