Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/807
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Fernández, Adrián José Padilla-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6057203166667975pt_BR
dc.creatorSilva, Maria José Barroso-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4097278394773167pt_BR
dc.date.accessioned2022-08-23T19:14:50Z-
dc.date.available2022-
dc.date.available2022-08-23T19:14:50Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationSILVA, Maria José Barroso. Um olhar sobre migração, interculturalidade e educação: alunos migrantes na escola municipal de Boa Vista/RR. 2021. 136f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Fronteiras) - Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Fronteiras, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/807-
dc.description.abstractIn this research, we worked with the idea of cultural diversity in connection with educational processes in the Venezuelan migratory context that presents itself in the State of Roraima, significantly from 2017. For this, a reflective analysis of the theories that address contexts was necessary, that contrast identities and differences, alterity in cultural diversity and education, with an emphasis on the inclusion of migrants in the education system as a consequence of human mobility. We refer to Silva's (2000) perspective on the identity process relating to otherness, based on Hall (2002)'s concepts regarding the subject's identity concept, also Silva (2018), Sebbah (2009), Ruiz (2008 ), Ribeiro (2015) and Lévinas (1980), when they talked about identity in this encounter with alterity or the other. Thus, from this reflection, we seek to investigate the development of existing interculturality from the inclusion of migrant students in the Brazilian education system, in order to understand the public policies of the Municipal Education Department of Boa Vista RR, for the reception of students migrants, from Curriculum Documents of the Municipal Education System of Boa Vista Roraima. The field research took place at the Juslany de Souza Flores Municipal School, through the analysis of enrollment documentation from 2016 to 2020, in the school secretariat and teaching materials in coordination, direction, classrooms and teachers' planning. With this, the intention was to analyze the leveling of migrant students in municipal schools, seeking to find out about the adequacy of the teaching material given the cultural diversity involved in the participation of migrant students inserted in the municipal education teaching system. We believe that reflecting on the reception process and its implications for the dynamics of the school system, at a time of strong migratory demand, can contribute to improvements in the assistance provided to migrant students. It was found that at Juslany de Souza Flores Municipal School, the school community lives in a context of confluence of cultures, which is evidenced by the communication challenge that poses a lack of knowledge in Spanish and Portuguese. Perhaps this issue is a force to take the paths of interculturality that are needed to respond to the conditions that the educational and multicultural reality of Roraima presents today.pt_BR
dc.description.resumoNesta pesquisa trabalhou-se com a ideia de diversidade cultural em conexão com os processos educativos no contexto migratório venezuelano, que se apresenta no estado de Roraima de forma significativa desde 2017. Para isso, foi necessária uma análise reflexiva sobre as teorias que abordam contextos que contracenam sobre as identidades e diferenças, a alteridade na diversidade cultural e na educação, com ênfase na inclusão de migrantes no sistema de ensino como consequência da mobilidade humana. Referimo-nos à perspectiva de Silva (2000) sobre o processo identitário relacionando com a alteridade, a partir dos conceitos de Hall (2002) quanto a concepção de identidade do sujeito, também Silva (2018), Sebbah (2009), Ruiz (2008), Ribeiro (2015) e Lévinas (1980), ao discorrerem sobre identidade nesse encontro com a alteridade ou o outro. Assim, a partir dessa reflexão, o desenvolvimento da interculturalidade existente a partir da inclusão de alunos migrantes no sistema de ensino brasileiro, para assim compreendermos as políticas públicas da Secretaria de Educação Municipal de Boa Vista-RR, o acolhimento de alunos migrantes, a partir de Documentos Curriculares do Sistema de Educação Municipal de Boa Vista-RR. A pesquisa de campo ocorreu na Escola Municipal Juslany de Souza Flores, através da análise da documentação de matrículas de 2016 a 2020, na secretaria da escola e, também, nos materiais didáticos da coordenação, na direção, nas salas de aulas e nos planejamentos dos professores. Com isso, a intenção foi analisar o nivelamento dos alunos migrantes nas escolas municipais, procurando constatar informações sobre a adequação do material didático face à diversidade cultural implicada na participação de alunos migrantes inseridos no Sistema de Ensino de Educação Municipal. Consideramos que, refletir sobre o processo de acolhimento e suas implicações nas dinâmicas do sistema escolar, em um momento de forte demanda migratória, pode contribuir com melhorias no atendimento dos alunos migrantes. Constatou-se que, na Escola Municipal Juslany de Souza Flores, a comunidade escolar vive em um contexto de confluência de culturas, que fica evidenciado com o desafio de comunicação que propõe a falta de conhecimentos nas línguas espanhol e português. Talvez essa problemática seja uma força para assumir os caminhos da interculturalidade que se precisam para responder às condições que a realidade educativa e multicultural de Roraima apresenta hoje.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Shirdoill Batalha (shirdoill.batalha@ufrr.br) on 2022-08-23T19:14:50Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1037 bytes, checksum: 996f8b5afe3136b76594f43bfda24c5e (MD5) Um olhar sobre migração, interculturalidade e educação... Silva.pdf: 17251195 bytes, checksum: 72e24c372d792ca0b051681fba8d235c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-08-23T19:14:50Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1037 bytes, checksum: 996f8b5afe3136b76594f43bfda24c5e (MD5) Um olhar sobre migração, interculturalidade e educação... Silva.pdf: 17251195 bytes, checksum: 72e24c372d792ca0b051681fba8d235c (MD5) Previous issue date: 2021en
dc.description.sponsorshipAgência 1pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Roraimapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPRPPG - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduaçãopt_BR
dc.publisher.programPPGSOF - Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Fronteiraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectAlteridadept_BR
dc.subjectDiversidade culturalpt_BR
dc.subjectInclusão educacionalpt_BR
dc.subjectMigração internacionalpt_BR
dc.subjectIdentitypt_BR
dc.subjectOthernesspt_BR
dc.subjectCultural diversitypt_BR
dc.subjectEducational inclusionpt_BR
dc.subjectInterculturalidadept_BR
dc.subjectInternational migrationpt_BR
dc.subjectImigrante venezuelanopt_BR
dc.subjectVenezuelan immigrantpt_BR
dc.subjectInterculturalitypt_BR
dc.subjectEscola municipalpt_BR
dc.subjectMunicipal schoolpt_BR
dc.subjectRoraimapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleUm olhar sobre migração, interculturalidade e educação : alunos migrantes na escola municipal de Boa Vista/RRpt_BR
dc.title.alternativeA look at migration, interculturality and education : migrant students at the municipal school of Boa Vista/RRpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:PPGSOF - Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Fronteiras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Um olhar sobre migração, interculturalidade e educação... Silva.pdfDissertação16,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons