Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/802
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Sousa, Ana Lúcia de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4371106262063395pt_BR
dc.creatorBrito, Carlos Emílio Bessa de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8389568192085071pt_BR
dc.date.accessioned2022-08-23T12:10:04Z-
dc.date.available2022-
dc.date.available2022-08-23T12:10:04Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationBRITO, Carlos Emílio Bessa de. Asas amazônicas: aviação regional no Norte do Brasil. 2021 133f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Fronteiras) - Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Fronteiras, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/802-
dc.description.abstractSome feel that we have lost perspective on how extraordinary it is that we can get to so many places in the world so quickly, safely and efficiently. This phenomenon is thanks to Aviation, which is a real fascination for many. Its contribution throughout history is unquestionable: if at the beginning of the 20th century, flying was a privilege for a few wealthy people, today it contributes to connecting the world in a more embracing way. In this context, considering the territorial grandeur of our country, the need to interconnect the most diverse places, especially the vast Amazon region, places us in front of the Regional Aviation segment. Thus, this dissertation aims to present an overview of this sector, analyzing the market and the processes of (de) regulation, public policies and government actions aimed at it. We seek to understand what challenges small aviation has to face in order to operate in the corners of the Amazon. For this purpose, bibliographic and documentary research on the topic was adopted as methodology, with documents from regulatory agencies, academic journals, specialized journals, and to compose the last part of the study, a field research on the only regional airline based in Roraima. Were also used interviews with travel agents who have worked in the state with extensive experience in the sector. From the study carried out in this research it was possible to identify that the attention given to the sector by the different governments, over time, from different ideological spectra, is basically restricted to the national regular aviation. While the regional sector, with the exception of a few programs that had their effective implementation, such as SITAR, does not have due attention. The challenges are many: from infrastructure in the Amazon, unfair competition with the large companies, lack of subsidies and fiscal policies, economic performance and, above all, a regulatory policy that differentiates them from other companies in the same segment, ensuring equity in treatment and the continuity of their operations. The whole of Brazil has, in 2021, only two regular regional airlines. A very different scenario from the second half of the 2000s, when the country had twelve regional airlines active in the market, half of which operated regularly in the Amazon.pt_BR
dc.description.resumoAlguns acham que perdemos a perspectiva do quão extraordinário é o fato de podermos chegar a tantos lugares do mundo de maneira tão rápida, segura e eficiente. Esse fenômeno é graças a Aviação, que exerce um verdadeiro fascínio para muitos. A sua contribuição ao longo da história é inquestionável: se no início do século XX, voar era um privilégio para poucos abastados, hoje ela contribui para conectar o mundo de forma mais abrangente. Nesse contexto, considerando a grandiosidade territorial do nosso País, a necessidade de interligar os mais diversos lugares, especialmente a vasta região amazônica, nos coloca frente ao segmento da Aviação Regional. Assim, esta dissertação tem por objetivo apresentar um panorama desse setor, analisando o mercado e os processos de (des) regulamentação, as políticas públicas e ações governamentais voltadas ao mesmo. Buscamos entender quais os desafios que a aviação de pequeno porte tem de enfrentar para operar nos rincões amazônicos. Para tanto, foi adotada como metodologia a pesquisa bibliográfica e documental acerca do tema, com documentos dos órgãos reguladores, periódicos acadêmicos, revistas especializadas, e para compor a última parte do trabalho, uma pesquisa de campo acerca da única empresa aérea regional com sede em Roraima. Também nos servimos de entrevistas com agentes de viagem que atuaram no estado com vasta experiência no setor. A partir do estudo realizado nesta pesquisa foi possível verificar que a atenção dispensada ao setor pelos diversos governos, ao longo do tempo, de diferentes espectros ideológicos, se restringe, basicamente, a aviação regular nacional. Enquanto que o setor regional, salvo raros programas que tiveram sua implantação efetiva, como o SITAR, não tem a devida atenção. Os desafios são diversos: desde a infraestrutura na Amazônia, concorrência desleal com as grandes companhias, falta de subsídios e políticas fiscais, desempenho da economia e principalmente, de uma política regulatória que as diferencie das demais empresas do mesmo segmento, garantindo equidade no tratamento e a continuidade de suas operações. O Brasil inteiro dispõe, em 2021, de apenas duas companhias aéreas regionais regulares. Um cenário bastante diferente da segunda metade da década de 2000, quando o País contava com doze companhias aéreas regionais ativas no mercado, sendo metade delas operando regularmente na Amazônia.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Shirdoill Batalha (shirdoill.batalha@ufrr.br) on 2022-08-23T12:10:04Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1037 bytes, checksum: 996f8b5afe3136b76594f43bfda24c5e (MD5) Asas amazônicas_aviação regional no Norte do Brasil... Brito.pdf: 3408370 bytes, checksum: 1aca2e46e1f796d08cffd6baae2d2cc6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-08-23T12:10:04Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1037 bytes, checksum: 996f8b5afe3136b76594f43bfda24c5e (MD5) Asas amazônicas_aviação regional no Norte do Brasil... Brito.pdf: 3408370 bytes, checksum: 1aca2e46e1f796d08cffd6baae2d2cc6 (MD5) Previous issue date: 2021en
dc.description.sponsorshipAgência 1pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Roraimapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPRPPG - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduaçãopt_BR
dc.publisher.programPPGSOF - Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Fronteiraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
dc.subjectAviação regionalpt_BR
dc.subjectAmazôniapt_BR
dc.subjectDesenvolvimentopt_BR
dc.subjectRegulaçãopt_BR
dc.subjectTransportept_BR
dc.subjectRegional aviationpt_BR
dc.subjectAmazonpt_BR
dc.subjectDevelopmentpt_BR
dc.subjectRegulationpt_BR
dc.subjectTransportpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleAsas amazônicas : aviação regional no Norte do Brasilpt_BR
dc.title.alternativeAmazon wings : regional aviation in Northern Brazilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:PPGSOF - Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Fronteiras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Asas amazônicas_aviação regional no Norte do Brasil... Brito.pdfDissertação3,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons