Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/801
Tipo: Dissertação
Título: Dissidências em entrelace : narrativas de homossexualidade na migração venezuelana em Boa Vista, Roraima
Título(s) alternativo(s): Interlaced dissidences : narratives of homosexuality in venezuelan migration in Boa Vista, Roraima
Autor(es): Sousa, Caobe Lucas Rodrigues de
Primeiro Orientador: Oliveira, Márcia Maria de
Resumo: As chamadas migrações internacionais têm se intensificado em muitas regiões nas últimas décadas e para investigar as complexidades e singularidades desses processos de mobilidade a perspectiva interseccional tem se mostrado indispensável. Principalmente nas análises dos processos de discriminação e violência pelos quais os/as migrantes enfrentam nas “sociedades receptoras”, categorias como raça, classe, gênero etc., parecem estruturantes para compreender quais migrantes são considerados/as “desejáveis” ou não. A proposta desta dissertação foi a de considerar a sexualidade como uma categoria também relevante, especificamente no caso das pessoas que se identificam e são identificadas como homossexuais masculinos ou gays. Busquei, portanto, compreender narrativas de migração de sujeitos que se identificam como homens gays (ou homossexuais) e venezuelanos, tendo como contexto a cidade de Boa Vista, em Roraima, uma região que tem passado por múltiplas transformações ligadas à chegada de migrantes venezuelanos/as nos últimos anos. A partir de entrevistas com Reinaldo, Ángel e Manuel, constatei como a experiência da homossexualidade e a experiência de imigração tendem a lançar o sujeito a um lugar de alteridade e exposição a violações de diferentes tipos. Por conta disso, os interlocutores apresentam táticas para camuflarem-se em diferentes contextos, ora como brasileiros, ora como heterossexuais. Foi possível constatar que a violência neste caso parece operar como um jogo de identificação em que para não ser atacado é necessário agenciar quando e onde é seguro performar a identidade nacional e sexual. Além disto, pude perceber que, ainda que o processo migratório tenha levado a mudanças identitárias significativas, as narrativas mostram que a violência contra o sujeito demarcado como homossexual, apesar de nem sempre uníssona e coerente, não parece cessar por conta do cruzamento da fronteira entre o Brasil e Venezuela.
Abstract: Las llamadas migraciones internacionales se han intensificado en muchas regiones en las últimas décadas y para investigar las complejidades y singularidades de estos procesos de movilidad, la perspectiva interseccional se ha mostrado indispensable. Especialmente en el análisis de los procesos de discriminación y violencia que enfrentan los migrantes en las “sociedades receptoras”, se ha demostrado que categorías como raza, clase y género son estructurantes para entender qué migrantes son considerados “deseables” o no. El propósito de esta disertación fue considerar la sexualidad como una categoría relevante, específicamente en el caso de personas que se identifican y son identificadas como hombres homosexuales o gays. Por lo tanto, busqué entender las narrativas de migración de sujetos que se identifican como gays (homosexuales) y hombres venezolanos, teniendo como contexto la ciudad de Boa Vista, en Roraima. Una región que ha sufrido múltiples transformaciones ligadas a la llegada de migrantes venezolanos en los últimos años. A partir de entrevistas con Reinaldo, Ángel y Manuel, me di cuenta de cómo la experiencia de la homosexualidad y la experiencia de la inmigración tiende a lanzar al sujeto a un lugar de alteridad y exposición a violaciones de diverso tipo. Por eso, los interlocutores presentan estrategias para camuflarse en diferentes contextos, a veces como brasileños, a veces como heterosexuales. Se pudo constatar que la violencia en este caso parece operar como un juego de identificación en el que, para no ser agredido, es necesario gestionar cuándo y dónde es seguro realizar la identidad nacional y sexual. Además, también pude ver que a pesar de que el proceso migratorio ha provocado cambios significativos en la identidad, las narrativas muestran que la violencia contra el sujeto señalado como homosexual, a pesar de no ser siempre acorde y coherente, no parece cesar por el cruce de la frontera entre Brasil y Venezuela.
Palavras-chave: Homossexualidade
Migração internacional
Sexualidade
Narrativa
Homosexualidad
Migración internacional
Sexualidad
International migration
Imigrante venezuelano
Venezuelan immigrant
Sexuality
Homosexuality
Narrative
Roraima
Brasil
Brazil
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Roraima
Sigla da Instituição: UFRR
metadata.dc.publisher.department: PRPPG - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
metadata.dc.publisher.program: PPGSOF - Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Fronteiras
Citação: SOUSA, Caobe Lucas Rodrigues de. Dissidências em entrelace: narrativas de homossexualidade na migração venezuelana em Boa Vista, Roraima. 2021. 107f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Fronteiras) - Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Fronteiras, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
URI: http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/801
Data do documento: 2021
Aparece nas coleções:PPGSOF - Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Fronteiras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissidências em entrelace_narrativas de homossexualidade na migração venezuelana... Sousa.pdfDissertação843,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons