Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/798
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Repetto Carreño, Maxim Paollo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1433059000143492pt_BR
dc.creatorFidelis, Roseane Cadete-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9050522894122715pt_BR
dc.date.accessioned2022-08-22T17:18:26Z-
dc.date.available2022-
dc.date.available2022-08-22T17:18:26Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationFIDELIS, Roseane Cadete. Vivências indígenas: a formação social da criança Wapichana de Canauanim - Cantá / Roraima a partir da experiência do Método Indutivo Intercultural. 2020. 108f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Fronteiras) - Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Fronteiras, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/798-
dc.description.abstractThis research aimed to present reflections about Wapichana children between 11 and 14 years old from the Canauanim Indigenous Community, in the municipality of Cantá, located approximately 25 km from the capital Boa Vista-RR, aiming to understand how their social formation occurs. The study was based on the Intercultural Inductive Method devised by Jorge Gasché. This Method is linked to the Vygotskian approach based on Activity Theory which points out that the development of the human being occurs through the need for a relationship with the environment in which it is inserted, and therefore the personality produced by the social relations that the human being establishes by its activity and constitutes an advanced process of development. In this sense, the research is based on an ethnographic perspective which was intended to analyze and understand how the Wapichana child builds his knowledge from his established interactions of his experiences. When discussing the elements in the social development of children from the experience of the Intercultural Inductive Method, it became clear how children establish their first link with society and the world through family life, which we could observe in the Socionatural Calendar and consider that this interrelation of knowledge promotes social formation based on relationships with parents, the community and the environment in which they operate.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa teve por objetivo apresentar reflexões acerca das crianças Wapichana entre 11 e 14 anos, da Comunidade Indígena Canauanim, no município de Cantá, localizada, aproximadamente, a 25 km da capital Boa Vista- RR, visando compreender como ocorre a sua formação social. O estudo foi baseado no Método Indutivo Intercultural idealizado por Jorge Gasché. Este Método é vinculado a vertente vygotskyana, pautada na Teoria da Atividade, a qual aponta que o desenvolvimento do ser humano ocorre através da necessidade de uma relação com o meio no qual está inserido, sendo, portanto, a personalidade produzida pelas relações sociais que o ser humano estabelece por sua atividade, e se constitui como um processo avançado de desenvolvimento. Neste sentido, a pesquisa se baseia numa perspectiva etnográfica onde se pretendeu analisar e compreender, como a criança Wapichana constrói seu conhecimento partindo das interações estabelecidas de suas vivências. Ao discutir os elementos no desenvolvimento social das crianças, a partir da experiência do Método Indutivo Intercultural, ficou clara a forma como elas estabelecem seu primeiro vínculo, com a sociedade e com o mundo, através da convivência familiar, foi o que pudemos observar no Calendário Socionatural, além de considerar que esta inter-relação de conhecimentos promove a formação social a partir das relações com os pais, com a comunidade e com o meio ambiente onde estão inseridas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Shirdoill Batalha (shirdoill.batalha@ufrr.br) on 2022-08-22T17:18:26Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1037 bytes, checksum: 996f8b5afe3136b76594f43bfda24c5e (MD5) Vivências indígenas_a formação social da criança Wapichana de Canauanim_Cantá... Fidelis.pdf: 5233676 bytes, checksum: bd7c5f51e90c99b5e041e8f1f6103897 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-08-22T17:18:26Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1037 bytes, checksum: 996f8b5afe3136b76594f43bfda24c5e (MD5) Vivências indígenas_a formação social da criança Wapichana de Canauanim_Cantá... Fidelis.pdf: 5233676 bytes, checksum: bd7c5f51e90c99b5e041e8f1f6103897 (MD5) Previous issue date: 2020en
dc.description.sponsorshipAgência 1pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Roraimapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPRPPG - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduaçãopt_BR
dc.publisher.programPPGSOF - Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Fronteiraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
dc.subjectFormação socialpt_BR
dc.subjectCriança Wapichanapt_BR
dc.subjectmétodo Indutivo Interculturalpt_BR
dc.subjectSocial formationpt_BR
dc.subjectWapichana childpt_BR
dc.subjectIntercultural Inductive Methodpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleVivências indígenas : a formação social da criança Wapichana de Canauanim - Cantá / Roraima a partir da experiência do Método Indutivo Interculturalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:PPGSOF - Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Fronteiras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Vivências indígenas_a formação social da criança Wapichana de Canauanim_Cantá... Fidelis.pdfDissertação5,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons