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Tipo: Dissertação
Título: Vivências indígenas : a formação social da criança Wapichana de Canauanim - Cantá / Roraima a partir da experiência do Método Indutivo Intercultural
Autor(es): Fidelis, Roseane Cadete
Primeiro Orientador: Repetto Carreño, Maxim Paollo
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo apresentar reflexões acerca das crianças Wapichana entre 11 e 14 anos, da Comunidade Indígena Canauanim, no município de Cantá, localizada, aproximadamente, a 25 km da capital Boa Vista- RR, visando compreender como ocorre a sua formação social. O estudo foi baseado no Método Indutivo Intercultural idealizado por Jorge Gasché. Este Método é vinculado a vertente vygotskyana, pautada na Teoria da Atividade, a qual aponta que o desenvolvimento do ser humano ocorre através da necessidade de uma relação com o meio no qual está inserido, sendo, portanto, a personalidade produzida pelas relações sociais que o ser humano estabelece por sua atividade, e se constitui como um processo avançado de desenvolvimento. Neste sentido, a pesquisa se baseia numa perspectiva etnográfica onde se pretendeu analisar e compreender, como a criança Wapichana constrói seu conhecimento partindo das interações estabelecidas de suas vivências. Ao discutir os elementos no desenvolvimento social das crianças, a partir da experiência do Método Indutivo Intercultural, ficou clara a forma como elas estabelecem seu primeiro vínculo, com a sociedade e com o mundo, através da convivência familiar, foi o que pudemos observar no Calendário Socionatural, além de considerar que esta inter-relação de conhecimentos promove a formação social a partir das relações com os pais, com a comunidade e com o meio ambiente onde estão inseridas.
Abstract: This research aimed to present reflections about Wapichana children between 11 and 14 years old from the Canauanim Indigenous Community, in the municipality of Cantá, located approximately 25 km from the capital Boa Vista-RR, aiming to understand how their social formation occurs. The study was based on the Intercultural Inductive Method devised by Jorge Gasché. This Method is linked to the Vygotskian approach based on Activity Theory which points out that the development of the human being occurs through the need for a relationship with the environment in which it is inserted, and therefore the personality produced by the social relations that the human being establishes by its activity and constitutes an advanced process of development. In this sense, the research is based on an ethnographic perspective which was intended to analyze and understand how the Wapichana child builds his knowledge from his established interactions of his experiences. When discussing the elements in the social development of children from the experience of the Intercultural Inductive Method, it became clear how children establish their first link with society and the world through family life, which we could observe in the Socionatural Calendar and consider that this interrelation of knowledge promotes social formation based on relationships with parents, the community and the environment in which they operate.
Palavras-chave: Formação social
Criança Wapichana
método Indutivo Intercultural
Social formation
Wapichana child
Intercultural Inductive Method
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Roraima
Sigla da Instituição: UFRR
metadata.dc.publisher.department: PRPPG - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
metadata.dc.publisher.program: PPGSOF - Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Fronteiras
Citação: FIDELIS, Roseane Cadete. Vivências indígenas: a formação social da criança Wapichana de Canauanim - Cantá / Roraima a partir da experiência do Método Indutivo Intercultural. 2020. 108f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Fronteiras) - Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Fronteiras, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
URI: http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/798
Data do documento: 2020
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