Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/786
Tipo: Dissertação
Título: Narrativa geo(bio)gráfica de um professor em construção: trilhas formativas e a pedagogia de projetos
Título(s) alternativo(s): Geo(bio)graphic narrative of a teacher under construction: formative paths and pedagogy of projects
Autor(es): Marinho, Alisson Beleza
Primeiro Orientador: Gabriel, Gilvete de Lima
Resumo: Certamente, a formação do sujeito compreende não somente aquela ocorrida nos espaços para isso instituídos, mas está também relacionada àquelas construídas nos espaços não formal e informal, portanto, às experiências dos sujeitos, aos processos formativos ao longo da vida. Nesse sentido, a presente pesquisa intencionou, em seu objetivo geral, compreender por meio da narrativa geo(bio)gráfica de formação e dos relatos de experiências bem sucedidas, as trilhas formativas, bem como as influências dos grupos-referência na minha formação e atuação pedagógica por meio da Pedagogia de Projetos no ensino da Geografia Escolar. A fundamentação teórica compreende três eixos temáticos que correspondem também aos três eixos de análises: o ensino da Geografia Escolar: desafios e possibilidades; A Pedagogia de Projetos; Narrativa autobiográfica como dispositivo de compreensão da experiência e dos processos formativos ao longo da vida. A metodologia adotada está ancorada nos pressupostos teóricos e metodológicos da abordagem autobiográfica. Na análise de minha narrativa autobiográfica de formação e relato de experiências bem sucedidas, destaco as experiências formadoras construídas junto a esses grupos-referência, os quais são de grande importância para a compreensão das minhas trilhas formativas e atuação docente na educação básica, por meio da Pedagogia de Projetos no ensino da Geografia Escolar. Para tanto, os materiais utilizados no emprego do método autobiográfico constituiram-se de: a) documentos pessoais: fotografias, que evidenciam a minha trajetória pessoal e profissional e a prática educativa com a Pedagogia de Projetos no ensino da Geografia Escolar, as quais denominarei de narrativas fotográficas, evidenciando, assim, o meu percurso de formação, as trilhas que percorri, as trilhas referências; b) vídeos pessoais e profissionais, no caso do desenvolvimento e apresentações dos projetos; c) planos de aulas; d) registros biográficos: narrativas da trajetória de vida e percurso profissional; narrativas das experiências bem sucedidas no ensino da Geografia Escolar por meio da Pedagogia de Projetos. Assim como em todas as trilhas, há pontos de referência, nessa trilha formativa geo(bio)gráfica não será diferente. Assim, essa Dissertação é composta por 8 (oito) pontos estratégicos dessa trilha geo(bio)gráfica para melhor equacionamento dos objetivos propostos. A discussão dos resultados ocorre especificamente nos pontos 6 e 7. No ponto 6: Trilhas formativas: Mapeando os meus itinerários – experiências que me afetam, me formam, me transformam, me constroem e me constituem, e no ponto 7: Na trilha, também se faz reflexão: refletindo sobre as experiências-referência e a pedagogia de projetos na construção de um perfil profissional, nos quais apresento as experiências construídas junto aos grupos-referência e aprensento também as 4 (quatro) experiências com a Pedagogia de Projetos no ensino da Geografia Escolar. Essa pesquisa narrativa permitiu-me compreender que a formação não está restrita aos espaços instituídos, mas sim, a todos os espaços, sejam eles formais, não formais e informais. A narrativa geo(bio)gráfica de formação possibilitou o desvelar de elementos significativos para a interpretação e compreensão das minhas trilhas formativas e constituição identitária docente, bem como as influências dos grupos-referência nesse processo. Nesse sentido, faz-se necessário considerar as diversas formas de produzir conhecimentos, que não se restringem aos espaços instituídos.
Abstract: Certainly, the formation of the subject includes not only that which occurred in the spaces established for this, but is also related to those built in non-formal and informal spaces, therefore, to the subjects' experiences, to the formative processes throughout life. In this sense, the present research intends in its general objective to understand, through the geo(bio)graphic narrative of formation and the reports of successful experiences, the formative paths, as well as the influences of the reference groups in my formation and pedagogical performance by through Project Pedagogy in the teaching of School Geography. The theoretical foundation comprises three thematic axes that also correspond to the three axes of analysis: the teaching of School Geography: challenges and possibilities; The Pedagogy of Projects; Autobiographical narrative as a device for understanding the experience and formative processes throughout life. The methodology adopted is anchored in the theoretical and methodological assumptions of the autobiographical approach. In the analysis of my autobiographical narrative of formation and report of successful experiences, I highlight the formative experiences built with these reference groups, which are of great importance for the understanding of my formative paths and teaching performance in basic education, through the Project Pedagogy in the Teaching of School Geography. For that, the materials used in the use of the autobiographical method consisted of: a) personal documents: photographs, which show my personal and professional trajectory and the educational practice with the Pedagogy of Projects in the teaching of School Geography, which I will call narratives photographs, thus showing my training path, the trails I followed, the reference trails; b) personal and professional videos, in the case of project development and presentations; c) lesson plans; d) biographical records: narratives of life and professional paths; narratives of successful experiences in the teaching of School Geography through Project Pedagogy. As in all trails there are reference points, this geo(bio)graphic formative trail will be no different. This Dissertation is composed of 8 (eight) strategic points of this geo(bio)graphic trail to better equate the proposed objectives. The discussion of the results takes place specifically in points 6 and 7. In point 6: Training trails: Mapping my itineraries - experiences that affect me, shape me, transform me, build me and constitute me, and at point 7: On the trail, too reflection is made: reflecting on the reference experiences and the pedagogy of projects in the construction of a professional profile, in which I present the experiences built with the reference groups and I also present the 4 (four) experiences with the Pedagogy of Projects in the teaching of School Geography. This narrative research allowed me to understand that training is not restricted to established spaces, but to all spaces, whether formal, non-formal or informal. The geo(bio)graphic narrative of formation made it possible to reveal significant elements for the interpretation and understanding of my formative paths and teacher identity constitution, as well as the influences of the reference groups in this process. In this sense, it is necessary to consider the different ways of producing knowledge, which are not restricted to the established spaces.
Palavras-chave: Educação
Geografia escolar
Pedagogia de projetos
Narrativa geo(bio)gráfica
Experiência
Education
School geography
Project pedagogy
Geo(bio)graphic narrative
Experience
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Roraima
Sigla da Instituição: UFRR
metadata.dc.publisher.department: PRPPG - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
metadata.dc.publisher.program: PPG-EDU - Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: MARINHO. Alisson Beleza. Narrativa geo(bio)gráfica de um professor em construção: trilhas formativas e a pedagogia de projetos. 2022. 199f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
URI: http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/786
Data do documento: 2022
Aparece nas coleções:PPGEDUC - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Narrativas geo(bio)gráfica de um professor em construção... Marinho.pdfDissertação3,91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons