Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/784
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Ivete de Souza da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4056290560443523pt_BR
dc.creatorCarvalho, Aline Ellen Nunes de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8137199241626076pt_BR
dc.date.accessioned2022-07-20T19:13:30Z-
dc.date.available2022-04-06-
dc.date.available2022-07-20T19:13:30Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationCARVALHO, Aline Ellen Nunes de. O processo de inclusão dos estudantes venezuelanos em uma escola pública da rede estadual de ensino: uma perspectiva intercultural de educação. 2022. 85 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em , Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/784-
dc.description.abstractThe immigration issue, especially the Venezuelan one, has raised numerous debates because of the consequences arising from such a process. On the threshold of these discussions, the implications for the Roraima educational system stand out, which has been one of the most affected points due to the intense human mobility that the State experiences, which demands from the population in general and from the school in particular, positions and attitudes that respect existing cultural differences. Thus, the present research has the general objective of analyzing the challenges encountered in the process of inclusion of Venezuelan students regularly enrolled at the Olavo Brasil Filho State School in Boa Vista-RR, from an intercultural perspective of education. Using as specific objectives: To analyze how the inclusion of Venezuelan students in the Olavo Brasil Filho State School occurs and what is the contribution of the intercultural perspective to this process; Investigate the challenges that have arisen in that institution from Venezuelan immigration and know the actions carried out such as projects, reception, lectures and more, in the educational institution in favor of this demand and its educational development, which will certainly strengthen the entry and permanence of these students at the educational institution. To this end, a qualitative approach is used, and the study in question is primarily directed to a bibliographic review on the proposed theme, using the questionnaire, adapted to the current moment, as an instrument for data collection, followed by the further analysis of the information acquired. And so, given the pertinence of the theme, to contribute with the theoretical subsidies reached in the mention of Venezuelan immigration, inclusion and interculturality.en
dc.description.resumoA questão imigratória, com destaque para a venezuelana, tem suscitado inúmeros debates em decorrência das consequências advindas de tal processo. No limiar dessas discussões, destacam-se as implicações no sistema educacional roraimense que tem sido um dos pontos mais afetados por conta da mobilidade humana intensa que vive o Estado, o que vem exigir da população em geral e da escola em particular posicionamentos e atitudes que respeitem as diferenças culturais existentes. Dessa forma, a presente pesquisa tem como objetivo geral analisar os desafios encontrados no processo de inclusão dos estudantes venezuelanos regularmente matriculados na Escola Estadual Olavo Brasil Filho em Boa Vista-RR, numa perspectiva intercultural de educação. Utilizando como objetivos específicos: Analisar como ocorre a inclusão dos alunos venezuelanos na Escola Estadual Olavo Brasil Filho e qual a contribuição da perspectiva intercultural para esse processo; Investigar quais os desafios surgidos na referida instituição a partir da imigração venezuelana e conhecer as ações realizadas como projetos, acolhida, palestras entre outras, na instituição de ensino em prol dessa demanda e do seu desenvolvimento educacional, que certamente fortalecerá a entrada e permanência desses estudantes na instituição de ensino. Para tal, recorre-se a uma abordagem qualitativa, sendo que o estudo em questão se direciona primeiramente a uma revisão bibliográfica a respeito da temática proposta, usando o questionário, adaptado ao momento atual, como instrumento para a coleta dos dados, seguindo para a posterior análise das informações adquiridas. E assim, dada a pertinência do tema, contribuir com os subsídios teóricos alcançados no que se faz menção à imigração venezuelana, à inclusão e à interculturalidade.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Angela Maria Moreira Silva (angela.silva@ufrr.br) on 2022-07-20T19:13:30Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1037 bytes, checksum: 996f8b5afe3136b76594f43bfda24c5e (MD5) O processo de inclusão dos estudantes venezuelanos em uma escola pública... Carvalho.pdf: 869943 bytes, checksum: 79f0f398345803fa1f4ad2ff3a58d39f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-07-20T19:13:30Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1037 bytes, checksum: 996f8b5afe3136b76594f43bfda24c5e (MD5) O processo de inclusão dos estudantes venezuelanos em uma escola pública... Carvalho.pdf: 869943 bytes, checksum: 79f0f398345803fa1f4ad2ff3a58d39f (MD5) Previous issue date: 2022-04-06en
dc.description.sponsorshipAgência 1pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Roraimapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPRPPG - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduaçãopt_BR
dc.publisher.programPPGEDUC - Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
dc.subjectMigração internacionalpt_BR
dc.subjectInternational migrationpt_BR
dc.subjectEducação interculturalpt_BR
dc.subjectInclusão educacionalpt_BR
dc.subjectInclusive educationes
dc.subjectIntercultural educationes
dc.subjectImmigración venezolanaes
dc.subjectInclusiónes
dc.subjectEducación interculturales
dc.subjectRoraimapt_BR
dc.subjectImigrante venezuelanoen
dc.subjectVenezuelan immigranten
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.subjectPublic schoolsen
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectBrazilen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO processo de inclusão dos estudantes venezuelanos em uma escola pública da rede estadual de ensino: uma perspectiva intercultural de educaçãopt_BR
dc.title.alternativeThe process of including venezuelan students in a school of the state education network: an intercultural perspective of educationpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:PPGEDUC - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O processo de inclusão dos estudantes venezuelanos em uma escola pública... Carvalho.pdfDissertação849,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons