Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/781
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Baptaglin, Leila Adriana-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5801207902204116pt_BR
dc.creatorMonteiro, Patrícia de Sousa Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3399650994105933pt_BR
dc.date.accessioned2022-07-18T17:54:46Z-
dc.date.available2022-
dc.date.available2022-07-18T17:54:46Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationMONTEIRO, Patrícia de Sousa Silva. Práticas educativas culturais/artísticas: um olhar para os processos migratórios nas escolas municipais de Boa Vista/RR. 2021. 103f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/781-
dc.description.abstractEsta investigación tuvo como objetivo analizar el desarrollo de prácticas educativas culturales / artísticas para niños e inmigrantes brasileños en escuelas municipales de Boa Vista-RR. Con base en los objetivos, se trabajó con una investigación de campo en 10 escuelas municipales con la participación de 17 sujetos entre gerentes, coordinadores pedagógicos y profesores de arte. Estas escuelas fueron seleccionadas porque son las escuelas con mayor porcentaje de estudiantes inmigrantes. El texto presenta un análisis de las prácticas educativas culturales / artísticas desde una mirada al proceso migratorio en las escuelas municipales de Boa Vista-RR, cubriendo temas importantes como: Diversidad Cultural y Educomunicación en el Contexto Escolar, Procesos Migratorios e Implicaciones para las Prácticas Educativas Escuelas en Roraima y la enseñanza del arte: reflexiones sobre la educación y las prácticas educativas culturales / artísticas. Con los datos de la investigación se trabajó con análisis de contenido y se establecieron las siguientes categorías: Performance, Diversidad Cultural y Período Pandemia de COVID-19. Estas categorías permitieron percibir la amplitud de estrategias que están siendo movilizadas por las escuelas para cumplir y expandir la cultura / prácticas de educación artística y su articulación educomunicativa en tiempos de la Pandemia COVID-19.es
dc.description.resumoEsta pesquisa objetivou analisar o desenvolvimento das práticas educativas culturais/artísticas para crianças brasileiras e imigrantes nas escolas municipais de Boa Vista-RR. Com base nos objetivos trabalhamos com uma investigação de campo em 10 escolas municipais tendo a participação de 17 sujeitos dentre gestores, coordenadores pedagógicos e professores de arte. Estas escolas foram selecionadas por serem as escolas com um maior percentual de alunos imigrantes. O texto traz uma análise das práticas educativas culturais/artísticas a partir de um olhar para o processo migratório nas escolas municipais de Boa Vista-RR, perpassando por questões importantes como: diversidade cultural e educomunicação no contexto escolar, processos migratórios e implicações nas práticas educativas escolares em Roraima e o ensino de arte e suas reflexões sobre formação e as práticas educativas culturais/artísticas. Com os dados da pesquisa, trabalhamos com a análise de conteúdo e, estabelecemos as seguintes categorias: Atuação, Diversidade Cultural e Período Pandemia COVID-19.Estas categorias possibilitaram perceber a amplitude de estratégias que estão sendo mobilizadas pelas escolas no sentido de atender e ampliar as práticas educativas culturais/artísticas e sua articulação educomunicativa em tempos da Pandemia da COVID-19.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Shirdoill Batalha (shirdoill.batalha@ufrr.br) on 2022-07-18T17:54:46Z No. of bitstreams: 1 Práticas educativas culturais_artísticas_um olhar para os processos migratórios... Monteiro.pdf: 3654079 bytes, checksum: bde4d7712baf5eff7eaf5bc8feaa7f4e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-07-18T17:54:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Práticas educativas culturais_artísticas_um olhar para os processos migratórios... Monteiro.pdf: 3654079 bytes, checksum: bde4d7712baf5eff7eaf5bc8feaa7f4e (MD5) Previous issue date: 2021en
dc.description.sponsorshipAgência 1pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Roraimapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPRPPG - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduaçãopt_BR
dc.publisher.programPPG-EDU - Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPráticas educativaspt_BR
dc.subjectEnsino da Artept_BR
dc.subjectEducomunicaçãopt_BR
dc.subjectPrácticas educativaspt_BR
dc.subjectEducomunicaciónes
dc.subjectEducational practicees
dc.subjectEducomunicationes
dc.subjectTeaching of arten
dc.subjectPandemia de COVID-19pt_BR
dc.subjectCOVID-19 pandemicen
dc.subjectMigração internacionalpt_BR
dc.subjectInternational migrationen
dc.subjectMigração internapt_BR
dc.subjectIntern migratione
dc.subjectRoraimapt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectBrazilen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titlePráticas educativas culturais/artísticas: um olhar para os processos migratórios nas escolas municipais de Boa Vista/RRpt_BR
dc.title.alternativeCultural/Artistic educatinal practices: a look at migratory processes in municipal schools in Boa Vista/RRen
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:PPGEDUC - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Práticas educativas culturais_artísticas_um olhar para os processos migratórios... Monteiro.pdfDissertação3,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.