Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/781
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Baptaglin, Leila Adriana | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5801207902204116 | pt_BR |
dc.creator | Monteiro, Patrícia de Sousa Silva | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3399650994105933 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-07-18T17:54:46Z | - |
dc.date.available | 2022 | - |
dc.date.available | 2022-07-18T17:54:46Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | MONTEIRO, Patrícia de Sousa Silva. Práticas educativas culturais/artísticas: um olhar para os processos migratórios nas escolas municipais de Boa Vista/RR. 2021. 103f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/781 | - |
dc.description.abstract | Esta investigación tuvo como objetivo analizar el desarrollo de prácticas educativas culturales / artísticas para niños e inmigrantes brasileños en escuelas municipales de Boa Vista-RR. Con base en los objetivos, se trabajó con una investigación de campo en 10 escuelas municipales con la participación de 17 sujetos entre gerentes, coordinadores pedagógicos y profesores de arte. Estas escuelas fueron seleccionadas porque son las escuelas con mayor porcentaje de estudiantes inmigrantes. El texto presenta un análisis de las prácticas educativas culturales / artísticas desde una mirada al proceso migratorio en las escuelas municipales de Boa Vista-RR, cubriendo temas importantes como: Diversidad Cultural y Educomunicación en el Contexto Escolar, Procesos Migratorios e Implicaciones para las Prácticas Educativas Escuelas en Roraima y la enseñanza del arte: reflexiones sobre la educación y las prácticas educativas culturales / artísticas. Con los datos de la investigación se trabajó con análisis de contenido y se establecieron las siguientes categorías: Performance, Diversidad Cultural y Período Pandemia de COVID-19. Estas categorías permitieron percibir la amplitud de estrategias que están siendo movilizadas por las escuelas para cumplir y expandir la cultura / prácticas de educación artística y su articulación educomunicativa en tiempos de la Pandemia COVID-19. | es |
dc.description.resumo | Esta pesquisa objetivou analisar o desenvolvimento das práticas educativas culturais/artísticas para crianças brasileiras e imigrantes nas escolas municipais de Boa Vista-RR. Com base nos objetivos trabalhamos com uma investigação de campo em 10 escolas municipais tendo a participação de 17 sujeitos dentre gestores, coordenadores pedagógicos e professores de arte. Estas escolas foram selecionadas por serem as escolas com um maior percentual de alunos imigrantes. O texto traz uma análise das práticas educativas culturais/artísticas a partir de um olhar para o processo migratório nas escolas municipais de Boa Vista-RR, perpassando por questões importantes como: diversidade cultural e educomunicação no contexto escolar, processos migratórios e implicações nas práticas educativas escolares em Roraima e o ensino de arte e suas reflexões sobre formação e as práticas educativas culturais/artísticas. Com os dados da pesquisa, trabalhamos com a análise de conteúdo e, estabelecemos as seguintes categorias: Atuação, Diversidade Cultural e Período Pandemia COVID-19.Estas categorias possibilitaram perceber a amplitude de estratégias que estão sendo mobilizadas pelas escolas no sentido de atender e ampliar as práticas educativas culturais/artísticas e sua articulação educomunicativa em tempos da Pandemia da COVID-19. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Shirdoill Batalha (shirdoill.batalha@ufrr.br) on 2022-07-18T17:54:46Z No. of bitstreams: 1 Práticas educativas culturais_artísticas_um olhar para os processos migratórios... Monteiro.pdf: 3654079 bytes, checksum: bde4d7712baf5eff7eaf5bc8feaa7f4e (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-07-18T17:54:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Práticas educativas culturais_artísticas_um olhar para os processos migratórios... Monteiro.pdf: 3654079 bytes, checksum: bde4d7712baf5eff7eaf5bc8feaa7f4e (MD5) Previous issue date: 2021 | en |
dc.description.sponsorship | Agência 1 | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Roraima | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | PRPPG - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação | pt_BR |
dc.publisher.program | PPG-EDU - Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Práticas educativas | pt_BR |
dc.subject | Ensino da Arte | pt_BR |
dc.subject | Educomunicação | pt_BR |
dc.subject | Prácticas educativas | pt_BR |
dc.subject | Educomunicación | es |
dc.subject | Educational practice | es |
dc.subject | Educomunication | es |
dc.subject | Teaching of art | en |
dc.subject | Pandemia de COVID-19 | pt_BR |
dc.subject | COVID-19 pandemic | en |
dc.subject | Migração internacional | pt_BR |
dc.subject | International migration | en |
dc.subject | Migração interna | pt_BR |
dc.subject | Intern migration | e |
dc.subject | Roraima | pt_BR |
dc.subject | Brasil | pt_BR |
dc.subject | Brazil | en |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Práticas educativas culturais/artísticas: um olhar para os processos migratórios nas escolas municipais de Boa Vista/RR | pt_BR |
dc.title.alternative | Cultural/Artistic educatinal practices: a look at migratory processes in municipal schools in Boa Vista/RR | en |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEDUC - Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Práticas educativas culturais_artísticas_um olhar para os processos migratórios... Monteiro.pdf | Dissertação | 3,57 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.