Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/781
Tipo: Dissertação
Title: Práticas educativas culturais/artísticas : um olhar para os processos migratórios nas escolas municipais de Boa Vista/RR
Other Titles: Cultural/Artistic educatinal practices : a look at migratory processes in municipal schools in Boa Vista/RR
Autor(es): Monteiro, Patrícia de Sousa Silva
Primeiro Orientador: Baptaglin, Leila Adriana
Resumo: Esta pesquisa objetivou analisar o desenvolvimento das práticas educativas culturais/artísticas para crianças brasileiras e imigrantes nas escolas municipais de Boa Vista-RR. Com base nos objetivos trabalhamos com uma investigação de campo em 10 escolas municipais tendo a participação de 17 sujeitos dentre gestores, coordenadores pedagógicos e professores de arte. Estas escolas foram selecionadas por serem as escolas com um maior percentual de alunos imigrantes. O texto traz uma análise das práticas educativas culturais/artísticas a partir de um olhar para o processo migratório nas escolas municipais de Boa Vista-RR, perpassando por questões importantes como: diversidade cultural e educomunicação no contexto escolar, processos migratórios e implicações nas práticas educativas escolares em Roraima e o ensino de arte e suas reflexões sobre formação e as práticas educativas culturais/artísticas. Com os dados da pesquisa, trabalhamos com a análise de conteúdo e, estabelecemos as seguintes categorias: Atuação, Diversidade Cultural e Período Pandemia COVID-19.Estas categorias possibilitaram perceber a amplitude de estratégias que estão sendo mobilizadas pelas escolas no sentido de atender e ampliar as práticas educativas culturais/artísticas e sua articulação educomunicativa em tempos da Pandemia da COVID-19.
Abstract: Esta investigación tuvo como objetivo analizar el desarrollo de prácticas educativas culturales / artísticas para niños e inmigrantes brasileños en escuelas municipales de Boa Vista-RR. Con base en los objetivos, se trabajó con una investigación de campo en 10 escuelas municipales con la participación de 17 sujetos entre gerentes, coordinadores pedagógicos y profesores de arte. Estas escuelas fueron seleccionadas porque son las escuelas con mayor porcentaje de estudiantes inmigrantes. El texto presenta un análisis de las prácticas educativas culturales / artísticas desde una mirada al proceso migratorio en las escuelas municipales de Boa Vista-RR, cubriendo temas importantes como: Diversidad Cultural y Educomunicación en el Contexto Escolar, Procesos Migratorios e Implicaciones para las Prácticas Educativas Escuelas en Roraima y la enseñanza del arte: reflexiones sobre la educación y las prácticas educativas culturales / artísticas. Con los datos de la investigación se trabajó con análisis de contenido y se establecieron las siguientes categorías: Performance, Diversidad Cultural y Período Pandemia de COVID-19. Estas categorías permitieron percibir la amplitud de estrategias que están siendo movilizadas por las escuelas para cumplir y expandir la cultura / prácticas de educación artística y su articulación educomunicativa en tiempos de la Pandemia COVID-19.
Keywords: Práticas educativas
Arte
Educomunicação
Prácticas educativas
Educomunicación
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Roraima
Sigla da Instituição: UFRR
metadata.dc.publisher.department: PRPPG - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
metadata.dc.publisher.program: PPG-EDU - Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/781
Issue Date: 2021
Appears in Collections:PPGEDUC - Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Práticas educativas culturais_artísticas_um olhar para os processos migratórios... Monteiro.pdfDissertação3,57 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.