Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/731
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Castañeda, Alberto Martin Martinez-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4672567020559479pt_BR
dc.creatorSindeaux, Eduardo Ribeiro-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3061097740442254pt_BR
dc.date.accessioned2022-04-19T18:21:37Z-
dc.date.available2022-
dc.date.available2022-04-19T18:21:37Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationSINDEAUX, Eduardo Ribeiro. Formação do conceito de função a partir da lógica matemática fundamentada na teoria de formação por etapas das ações mentais de Galperin nos estudantes do 1º Ano do Ensino Médio. 2015. 74f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/731-
dc.description.abstractThis work contributes to an improvement in the Mathematics teaching and learning using the mathematical logic as a forerunner tool in the development of the mathematical reasoning through the Theory of Formation by Phases of Galperin’s Mental Actions in the formulation of the concept of function through essential properties presented during the text and the activity of the problem situation (ASP), attending to the prerogatives of the PCN’s and National Council of Education. It works with the contents of the mathematical logic, sets and functions in a formal language way, but aiming the students of the first grade in the high school. The proposal of an oriented guiding base of the type 3 action that is widespread, complete and elaborated independently, lesson and teaching plan according to a didactic to the teaching of the concept of function solidify the assimilation of knowledge. So this work helps in the comprehension of the concept of function contributing to the intellectual and cognitive development of the student.en
dc.description.resumoEste trabalho contribui para o ensino-aprendizagem da matemática utilizando a lógica matemática como ferramenta precursora no desenvolvimento do raciocínio matemático através da Teoria de Formação por Etapas das Ações Mentais de Galperin na formulação do conceito de função através de propriedades essenciais apresentadas durante o texto e da atividade da situação problema (ASP), atendendo as prerrogativas dos PCN’s e do Conselho Nacional de Educação. Trabalha os conteúdos de lógica matemática, conjuntos e funções numa linguagem formal, visando o discente do 1◦ ano do ensino médio. A proposta de uma base orientadora da ação do tipo 3 que é generalizada, completa e elaborada independentemente, plano de aula e de ensino dentro de uma didática para o ensino do conceito de função solidificam a assimilação do conhecimento. Portanto, este trabalho ajuda na compreensão do conceito de função contribuindo para desenvolvimento intelectual e cognitivo do aluno.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Shirdoill Batalha (shirdoill.batalha@ufrr.br) on 2022-04-19T18:21:37Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1037 bytes, checksum: 996f8b5afe3136b76594f43bfda24c5e (MD5) Formação do conceito de função a partir da lógica matemática... Sindeaux.pdf: 1302593 bytes, checksum: a427e60ea7ac68e4402ca2977850d7a5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-04-19T18:21:37Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1037 bytes, checksum: 996f8b5afe3136b76594f43bfda24c5e (MD5) Formação do conceito de função a partir da lógica matemática... Sindeaux.pdf: 1302593 bytes, checksum: a427e60ea7ac68e4402ca2977850d7a5 (MD5) Previous issue date: 2015en
dc.description.sponsorshipAgência 1pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Roraimapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPRPPG - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduaçãopt_BR
dc.publisher.programPROFMAT - Programa de Mestrado Nacional Profissional em Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFRRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
dc.subjectLógica matemáticapt_BR
dc.subjectTeoria de formação por etapas das ações mentais de Galperinpt_BR
dc.subjectAtividade de situações problemapt_BR
dc.subjectMathematical logicpt_BR
dc.subjectTheory of Formation by phases of Galperin’s Mental Actionpt_BR
dc.subjectActivity of problem situationspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleFormação do conceito de função a partir da lógica matemática fundamentada na teoria de formação por etapas das ações mentais de Galperin nos estudantes do 1º Ano do Ensino Médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:PROFMAT - Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Formação do conceito de função a partir da lógica matemática... Sindeaux.pdfDissertação1,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons