Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/725
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Luciano Ferreira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0130858112372443pt_BR
dc.creatorHinterholz Junior, Ornélio-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5590786649949353pt_BR
dc.date.accessioned2022-04-19T12:43:09Z-
dc.date.available2022-
dc.date.available2022-04-19T12:43:09Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationHINTERHOLZ JUNIOR, Ornélio. O uso do POV-ray no ensino de geometria analítica no Ensino Médio. 2015. 101f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/725-
dc.description.abstractIn the middle of Information Age, in which young people show up passionate and eager for technological innovations, it is no longer possible to practice in the classroom, in a perennial way, only just the traditional teaching methodologies. This research aimed to innovate pedagogically by establishing theoretical and practical connections between the applicable Computer Graphics and the High School Analytic Geometry content in order to develop the skills required to students. The kinds of methodologies used in this research were: descriptive and exploratory (as for objectives), qualitative (as for approach), and literature review (as for procedures). The aim was achieved through a thorough literature review, culminating in the development of conceptual maps, which correlated concepts of Analytical Geometry with concepts of Computer Graphics. Didactic sequences, also were prepared, defined based on Meaningful Learning Theory of Ausubel and the Theory of Geometric Reasoning Levels of Van Hiele and adapted from problems publicly available by University of Cambridge’s NRICH Project. The adaptation was necessary in order to allow the problems resolution with the use of a ray-tracing software called POV-Ray.en
dc.description.resumoEm plena era da informação, na qual os jovens mostram-se aficionados e ansiosos por inovações tecnológicas, não é mais possível praticar em sala de aula, de forma perene, tão somente as metodologias tradicionais de ensino. A presente pesquisa teve por objetivo inovar pedagogicamente ao estabelecer conexões teórico-práticas aplicáveis entre a Computação Gráfica e os conteúdos da Geometria Analítica do Ensino Médio com vistas ao desenvolvimento das competências requeridas aos alunos. Os tipos de metodologias adotadas no trabalho foram: descritiva e exploratória (quanto aos objetivos), qualitativa (quanto à abordagem), e bibliográfica (quanto aos procedimentos). O objetivo foi alcançado por meio de uma profunda revisão de literatura, culminando com a elaboração de mapas conceituais, que correlacionaram conceitos da Geometria Analítica com conceitos da Computação Gráfica. Foram elaboradas também sequências didáticas definidas com base na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel e na Teoria dos Níveis de Raciocínio Geométrico de Van Hiele e adaptadas a partir de problemas disponibilizados publicamente pelo Projeto NRICH, da Universidade de Cambridge para que se adequassem à possibilidade de resolução com a utilização de um software do tipo ray-tracing denominado POV-Ray.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Shirdoill Batalha (shirdoill.batalha@ufrr.br) on 2022-04-19T12:43:09Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1037 bytes, checksum: 996f8b5afe3136b76594f43bfda24c5e (MD5) Uso do POV-ray no ensino de geometria analítica no Ensino Médio... Hinterholz Junior.pdf: 16543657 bytes, checksum: 4e0f4fe6ce02fac6e9bfa9a2538ea54a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-04-19T12:43:09Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1037 bytes, checksum: 996f8b5afe3136b76594f43bfda24c5e (MD5) Uso do POV-ray no ensino de geometria analítica no Ensino Médio... Hinterholz Junior.pdf: 16543657 bytes, checksum: 4e0f4fe6ce02fac6e9bfa9a2538ea54a (MD5) Previous issue date: 2015en
dc.description.sponsorshipAgência 1pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Roraimapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPRPPG - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduaçãopt_BR
dc.publisher.programPROFMAT - Programa de Mestrado Nacional Profissional em Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFRRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectGeometria analíticapt_BR
dc.subjectTeoria da aprendizagem significativa de Ausubelpt_BR
dc.subjectTeoria dos níveis de raciocínio geométrico de Van Hielept_BR
dc.subjectPOV-raypt_BR
dc.subjectMathematics educationen
dc.subjectAnalytic geometryen
dc.subjectMeaningful learning theory of Ausubelen
dc.subjectTheory of geometric reasoning levels of Van Hieleen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleO uso do POV-ray no ensino de geometria analítica no Ensino Médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:PROFMAT - Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Uso do POV-ray no ensino de geometria analítica no Ensino Médio... Hinterholz Junior.pdfDissertação16,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons