Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/725
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Silva, Luciano Ferreira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0130858112372443 | pt_BR |
dc.creator | Hinterholz Junior, Ornélio | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5590786649949353 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-04-19T12:43:09Z | - |
dc.date.available | 2022 | - |
dc.date.available | 2022-04-19T12:43:09Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | HINTERHOLZ JUNIOR, Ornélio. O uso do POV-ray no ensino de geometria analítica no Ensino Médio. 2015. 101f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/725 | - |
dc.description.abstract | In the middle of Information Age, in which young people show up passionate and eager for technological innovations, it is no longer possible to practice in the classroom, in a perennial way, only just the traditional teaching methodologies. This research aimed to innovate pedagogically by establishing theoretical and practical connections between the applicable Computer Graphics and the High School Analytic Geometry content in order to develop the skills required to students. The kinds of methodologies used in this research were: descriptive and exploratory (as for objectives), qualitative (as for approach), and literature review (as for procedures). The aim was achieved through a thorough literature review, culminating in the development of conceptual maps, which correlated concepts of Analytical Geometry with concepts of Computer Graphics. Didactic sequences, also were prepared, defined based on Meaningful Learning Theory of Ausubel and the Theory of Geometric Reasoning Levels of Van Hiele and adapted from problems publicly available by University of Cambridge’s NRICH Project. The adaptation was necessary in order to allow the problems resolution with the use of a ray-tracing software called POV-Ray. | en |
dc.description.resumo | Em plena era da informação, na qual os jovens mostram-se aficionados e ansiosos por inovações tecnológicas, não é mais possível praticar em sala de aula, de forma perene, tão somente as metodologias tradicionais de ensino. A presente pesquisa teve por objetivo inovar pedagogicamente ao estabelecer conexões teórico-práticas aplicáveis entre a Computação Gráfica e os conteúdos da Geometria Analítica do Ensino Médio com vistas ao desenvolvimento das competências requeridas aos alunos. Os tipos de metodologias adotadas no trabalho foram: descritiva e exploratória (quanto aos objetivos), qualitativa (quanto à abordagem), e bibliográfica (quanto aos procedimentos). O objetivo foi alcançado por meio de uma profunda revisão de literatura, culminando com a elaboração de mapas conceituais, que correlacionaram conceitos da Geometria Analítica com conceitos da Computação Gráfica. Foram elaboradas também sequências didáticas definidas com base na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel e na Teoria dos Níveis de Raciocínio Geométrico de Van Hiele e adaptadas a partir de problemas disponibilizados publicamente pelo Projeto NRICH, da Universidade de Cambridge para que se adequassem à possibilidade de resolução com a utilização de um software do tipo ray-tracing denominado POV-Ray. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Shirdoill Batalha (shirdoill.batalha@ufrr.br) on 2022-04-19T12:43:09Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1037 bytes, checksum: 996f8b5afe3136b76594f43bfda24c5e (MD5) Uso do POV-ray no ensino de geometria analítica no Ensino Médio... Hinterholz Junior.pdf: 16543657 bytes, checksum: 4e0f4fe6ce02fac6e9bfa9a2538ea54a (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-04-19T12:43:09Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1037 bytes, checksum: 996f8b5afe3136b76594f43bfda24c5e (MD5) Uso do POV-ray no ensino de geometria analítica no Ensino Médio... Hinterholz Junior.pdf: 16543657 bytes, checksum: 4e0f4fe6ce02fac6e9bfa9a2538ea54a (MD5) Previous issue date: 2015 | en |
dc.description.sponsorship | Agência 1 | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Roraima | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | PRPPG - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação | pt_BR |
dc.publisher.program | PROFMAT - Programa de Mestrado Nacional Profissional em Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
dc.subject | Geometria analítica | pt_BR |
dc.subject | Teoria da aprendizagem significativa de Ausubel | pt_BR |
dc.subject | Teoria dos níveis de raciocínio geométrico de Van Hiele | pt_BR |
dc.subject | POV-ray | pt_BR |
dc.subject | Mathematics education | en |
dc.subject | Analytic geometry | en |
dc.subject | Meaningful learning theory of Ausubel | en |
dc.subject | Theory of geometric reasoning levels of Van Hiele | en |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.title | O uso do POV-ray no ensino de geometria analítica no Ensino Médio | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PROFMAT - Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Uso do POV-ray no ensino de geometria analítica no Ensino Médio... Hinterholz Junior.pdf | Dissertação | 16,16 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons