Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/718
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Castañeda, Alberto Martin Martinez-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4672567020559479pt_BR
dc.creatorSilva Neto, Altino da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4672567020559479pt_BR
dc.date.accessioned2022-04-18T17:49:06Z-
dc.date.available2022-
dc.date.available2022-04-18T17:49:06Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSILVA NETO, Altino da. Convite às equações diofantinas: uma abordagem para a educação básica. 2016. 153f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/718-
dc.description.abstractIn this dissertation, the results of a wide bibliographic research about Diophantine equa- tions and their most used solution methods are exposed. The simplest equation of these class is the one in the form ax + by = c, with a, b and c integers numbers and ab /= 0, called Diophantine linear equation in the unknowns x and y. Divers solutions methods for these equations, in two or three unknowns are discussed. Therefore, concepts like divisi- bility, Euclidean division, grated common divisor, prime numbers, among others, that are included in the Elementary School’s curriculum. In Brazil, Diophantine equations are not commonly exploited in Basic Education, even though they are perfectly understandable at this educational level, like Professor A. Guelfond shows in his book consulted in the redaction of the dissertation. There are also a chapter about Diophantus’s contributions to Arithmetic, which can be a source of motivation to study the Diophantine equations; and another chapter, extending perspectives, about nonlinear Diophantine equations. We hope that the dissertation becomes a suitable easy accessible bibliographic font for Basic Education teachers and stimulates their interest and creativity for an elemental introducing of these contents in their teaching and in the student’s training for Math Olympiads.en
dc.description.resumoNesta dissertação, apresentamos os resultados de uma ampla pesquisa bibliográfica sobre as equações diofantinas e seus métodos de solução mais utilizados. A mais simples desta classe de equações é a da forma ax + by = c, com a, b e c números inteiros e ab =/ 0, chamada equação diofantina linear nas duas incógnitas x e y. No trabalho, expomos diversos métodos de resolução destas equações, em duas e três incógnitas. Para tanto, utilizamos conceitos de divisibilidade, divisão euclidiana, máximo divisor comum, números primos, dentre outros, que formam parte do currículo do En- sino Fundamental. No Brasil, as equações diofantinas não são comumente exploradas na Educação Básica, embora sejam perfeitamente compreensíveis nesse nível, como se mostra no texto do professor A. Guelfond, consultado na redação do trabalho. Na dissertação, incluímos, também, um capítulo sobre as contribuições de Diofanto para a Aritmética, que pode ser uma fonte de motivação para o estudo das equações dio- fantinas; e outro capítulo, ampliando as perspectivas sobre equações diofantinas não lineares. Esperamos que o trabalho seja uma fonte bibliográfica facilmente acessível aos professores da Educação Básica, e estimule seu interesse e criatividade para a introdução elementar desses conteúdos na prática docente e na preparação dos alunos para as Olimpíadas de Matemática.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Shirdoill Batalha (shirdoill.batalha@ufrr.br) on 2022-04-18T17:49:06Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1037 bytes, checksum: 996f8b5afe3136b76594f43bfda24c5e (MD5) Convite às equações diofantinas_uma abordagem para a educação básica.... Silva Neto.pdf: 1460034 bytes, checksum: f43902dd1f7b294a1855f958e0db2b00 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-04-18T17:49:06Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1037 bytes, checksum: 996f8b5afe3136b76594f43bfda24c5e (MD5) Convite às equações diofantinas_uma abordagem para a educação básica.... Silva Neto.pdf: 1460034 bytes, checksum: f43902dd1f7b294a1855f958e0db2b00 (MD5) Previous issue date: 2016en
dc.description.sponsorshipAgência 1pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Roraimapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPRPPG - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduaçãopt_BR
dc.publisher.programPROFMAT - Programa de Mestrado Nacional Profissional em Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFRRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
dc.subjectTeoria dos númerospt_BR
dc.subjectEquações diofantinaspt_BR
dc.subjectEquações diofantinas linearespt_BR
dc.subjectEquações diofantinas não linearespt_BR
dc.subjectNumber theorypt_BR
dc.subjectDiophantine equationspt_BR
dc.subjectLinear diophantine equationspt_BR
dc.subjectNon- linear diophantine equationspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleConvite às equações diofantinas: uma abordagem para a educação básicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:PROFMAT - Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Convite às equações diofantinas_uma abordagem para a educação básica.... Silva Neto.pdfDissertação1,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons