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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Adriano Frutuoso da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3321059172343690pt_BR
dc.creatorPereira, Andressa dos Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7841232284998737pt_BR
dc.date.accessioned2022-04-07T15:14:10Z-
dc.date.available2022-
dc.date.available2022-04-07T15:14:10Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationPEREIRA, Andressa dos Santos. Proposta de classificação quanto ao Dano Potencial Associado - DPA para o Estado de Roraima: estudo de caso de sete barragens situadas na bacia hidrográfica do Rio Cauamé. 2020. 103f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos) - Programa de Pós-Graduação em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/681-
dc.description.abstractConsidering that the analysis of the potential loss of human life, as well as environmental and socioeconomic impacts that occur in the flood area, in the event of possible dam breaks, contribute to the elaboration of the Dam Safety Plan – DSP and that such analyzes are part of the objectives and instruments of the National Dam Safety Policy – NDSP, research about criteria applied to the hazard potential rating of dams that reflect in the best way the reality of the studied dams, in order to propose a rating model for the state of Roraima, based on the case study of seven dams located in the basin of the Cauamé River. Therefore, it’s necessary to analyze a rating published by resolutions CNRH n. 143/2012 and ANA n. 132/2016, when applied to the dams of the state of Roraima, to analyze in the comparative way the hazard potencial rating, using the simplified flood spot generation method and the rating made by Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – Femarh, state supervisory sector, with its own criteria and present a proposal for the hazard potential rating of dams using complementary methodologies, associated with Normative Instruction Femarh n. 3/2017 and ANA Resolution n. 132/2016. A bibliographic and documentary research is carried out about which methodology should be used to delimit the affected area, as well as which criteria and scores are best suited to the reality of the studied dams, in order to support the proposal presented from of a qualitative approach to data. That said, the criteria established in resolutions CNRH n. 143/2012 and ANA n. 132/2016 penalized in excess the dams, because of if there is presence of human life in the affected area is attributed to a maximum score on the potential loss of life, without a quantitative distribution adequate to the reality of the state dams as to the socioeconomic impact. In addition, about the Normative Instruction Femarh n. 3/2017, check that there were some relevant divergences in the rating, because Femarh doesn’t have well-defined criteria to delimit the affected area or may have underestimated the specific area, resulting in an incompatible rating with reality. Thus, the proposal presented weighs the criteria already established at national and international level, changing ranges of ratings and inserting quantitative criteria, in order to reduce the discretion of the supervisory sector, which allows the verification that the model of proposed rating reflects the good practices used, being appropriate to the state of Roraima.pt_BR
dc.description.resumoTendo em vista que a análise do potencial de perdas de vidas humanas, bem como impactos ambientais e socioeconômicos que ocorrem na área de inundação, em caso de possíveis rupturas de barragens, contribuem para elaboração do Plano de Segurança de Barragens – PSB e que tais análises fazem parte dos objetivos e instrumentos da Política Nacional de Segurança de Barragens – PNSB, pesquisa-se sobre critérios aplicados à classificação de barragens quanto ao Dano Potencial Associado – DPA que reflitam melhor a realidade dos barramentos estudados, a fim de propor um modelo de classificação para o estado de Roraima, baseado no estudo de caso de sete barragens situadas na bacia do Rio Cauamé. Para tanto, é necessário analisar a classificação apresentada pelas Resoluções CNRH n. 143/2012 e ANA n. 132/2016 quando aplicadas aos barramentos do estado de Roraima, analisar de maneira comparativa a classificação das barragens quanto ao DPA utilizando o método simplificado de geração de mancha de inundação e a classificação feita pela Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – Femarh, órgão fiscalizador estadual, com critérios próprios e apresentar proposta de classificação de barragens quanto ao DPA utilizando metodologias complementares, associada à Instrução Normativa Femarh n. 3/2017 e à Resolução ANA n. 132/2016. Realiza-se, então, uma pesquisa do tipo bibliográfica e documental acerca de qual metodologia deve ser utilizada para delimitação da área afetada, bem como quais critérios e pontuações melhor se adequam à realidade dos barramentos estudados, de modo a embasar a proposta apresentada a partir de uma abordagem qualitativa de dados. Diante disso, verifica-se que os critérios estabelecidos nas Resoluções CNRH n. 143/2012 e ANA n. 132/2016 penalizaram em excesso as barragens, uma vez que havendo existência de vida humana na área afetada é atribuída pontuação máxima ao critério de potencial de perdas de vidas humanas, sem distribuição quantitativa adequada à realidade das barragens do estado quanto ao impacto socioeconômico. Além disso, quanto aos critérios presente na IN Femarh n. 3/2017, observa-se que houve divergências relevantes na classificação obtida, já que a Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – Femarh não possui critérios bem definidos para delimitação da área afetada o que pode ter subestimado a referida área, resultando em uma classificação incompatível com a realidade. Assim, verifica-se que a proposta apresentada pondera os critérios já estabelecidos a nível nacional e internacional, alterando faixas de classificações e inserindo critérios quantitativos, de modo a reduzir a discricionariedade por parte do órgão fiscalizador, o que permite a constatação de que o modelo de classificação proposto reflete as boas práticas utilizadas, sendo adequado ao estado de Roraima.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Shirdoill Batalha (shirdoill.batalha@ufrr.br) on 2022-04-07T15:14:10Z No. of bitstreams: 1 Proposta de classificação quanto ao dano potencial associado... Pereira.pdf: 4896509 bytes, checksum: baef49d20aa9cce02c063c54cfa6dc54 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-04-07T15:14:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Proposta de classificação quanto ao dano potencial associado... Pereira.pdf: 4896509 bytes, checksum: baef49d20aa9cce02c063c54cfa6dc54 (MD5) Previous issue date: 2020en
dc.description.sponsorshipAgência 1pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Roraimapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPRPPG - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduaçãopt_BR
dc.publisher.programPROFÁGUA - Programa de Mestrado Nacional Profissional em Gestão e Regulação em Recursos Hídricospt_BR
dc.publisher.initialsUFRRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBarragempt_BR
dc.subjectDano Potencial Associadopt_BR
dc.subjectClassificaçãopt_BR
dc.subjectDampt_BR
dc.subjectHazard Potencial Ratingpt_BR
dc.subjectClassificationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleProposta de classificação quanto ao Dano Potencial Associado - DPA para o Estado de Roraima : estudo de caso de sete barragens situadas na bacia hidrográfica do Rio Cauamépt_BR
dc.title.alternativeHazard potential rating model of dams for the state of Roraima : case study of seven dams located in the Cauamé hydrographic basinpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:PROFÁGUA - Mestrado Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos

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