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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Sandri, Eliseu Adilson-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4163663349851342pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Bruch, Kelly Lissandra-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2285127061716886pt_BR
dc.creatorGadelha, Liliane Barbosa dos Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8093970700369539pt_BR
dc.date.accessioned2022-04-06T18:13:12Z-
dc.date.available2022-
dc.date.available2022-04-06T18:13:12Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationGADELHA, Liliane Barbosa dos Santos. Estratégias de valorização dos produtos agroindustriais das mulheres rurais do Assentamento Nova Amazônia em Roraima através do registro de marca coletiva. 2021. 100f. Dissertação (Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação) - Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/670-
dc.description.abstractThis study aims to present strategies for valuing the agro-industrial products of rural women of the Association of Rural Workers in the Family Regime of the Nova Amazônia I - ASSTRF - PANA Settlement Project, with a view to exploring managerial characteristics to overcome the limitations of access to the market of products originating from family farming, as well as describing the importance of trademark registration for the valuation of agri-food products of rural women of the Nova Amazônia Settlement project in Roraima, presenting a diagnosis to verify the main strengths, opportunities, weaknesses and threats for insertion of rural women's products in the market. In addition to collectively developing the brand and its usage regulations in order to promote the recognition of this production. The methodology adopted was exploratory research to bibliographic references, to form the foundations that guided the characterization of the activity and the background of the study area. It was also contextualized, the antecedents of productive inclusion of women in agriculture. The research activities were developed through the focus group methodology, with collective meetings and the participation of women from the association with the objective of recording the information presented by the producers and applying it to the analysis of the SWOT matrix. The technological product of this study was built with the effective participation of the producers, contributing to the elaboration of the regulation that establishes the conditions of use of the collective mark and the formalization of the request for registration of the collective mark of products of the agro-industrial enterprise of rural women. It is expected that the regulation and trademark registration will be an alternative for adding value to the agro-industrial products of these rural women to make it possible for families to stay in the countryside by transforming the surplus of family production into products suitable for the market.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem por objetivo apresentar estratégias para valoração dos produtos agroindustriais das mulheres rurais da Associação de Trabalhadores Rurais em Regime Familiar do Projeto de Assentamento Nova Amazônia I – ASSTRF - PANA, com vistas a explorar características gerenciais para superação das limitações de acesso ao mercado dos produtos originários da agricultura familiar, bem como, descrever sobre a importância do registro de marca para a valoração dos produtos agroalimentares das mulheres rurais do projeto de Assentamento Nova Amazônia em Roraima, apresentando um diagnóstico para verificar as principais forças, oportunidades, fraquezas e ameaças para inserção dos produtos das mulheres rurais no mercado. Além de desenvolver, coletivamente, a marca e seu regulamento de uso visando promover o reconhecimento dessa produção. A metodologia adotada foi pesquisa exploratória à referenciais bibliográficos, para formação dos fundamentos que norteassem a caracterização da atividade e os antecedentes da área de estudo. Contextualizou-se ainda, os antecedentes de inclusão produtiva da mulher na agricultura. As atividades de pesquisas foram desenvolvidas através da metodologia grupo focal, com a realização de reuniões coletivas e a participação das mulheres da associação com objetivo registrar as informações apresentada pelas produtoras e aplicá-las a análise da matriz SWOT. O produto tecnológico deste estudo foi construído com a participação efetiva das produtoras, contribuindo para elaboração do regulamento que estabelece as condições de utilização da marca coletiva e a formalização do pedido de registro da marca coletiva de produtos do empreendimento agroindustrial das mulheres rurais. Espera-se que o regulamento e registro de marca sejam uma alternativa para agregação de valor aos produtos agroindustriais destas mulheres rurais para viabilizar a permanência das famílias no campo através da transformação do excedente da produção familiar em produtos aptos ao mercado.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Shirdoill Batalha (shirdoill.batalha@ufrr.br) on 2022-04-06T18:13:12Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 1037 bytes, checksum: 996f8b5afe3136b76594f43bfda24c5e (MD5) Estratégias de valoração dos produtos agroindustriais das mulheres rurais...Gadelha.pdf: 8021871 bytes, checksum: 21ccd2fad31361eb9fbc1df0386a95b8 (MD5) Estratégias de valoração dos produtos agroindustriais das mulheres rurais...Gadelha_Produto.pdf: 3677594 bytes, checksum: 291fded35b9586e5c84e423c62e30869 (MD5)en
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dc.description.sponsorshipAgência 1pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Roraimapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPRPPG - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduaçãopt_BR
dc.publisher.programPROFNIT - Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
dc.subjectMulheres ruraispt_BR
dc.subjectAgroindústriapt_BR
dc.subjectMarca coletivapt_BR
dc.subjectRegulamento de uso de marcapt_BR
dc.subjectEstratégiaspt_BR
dc.subjectValoraçãopt_BR
dc.subjectRural womenpt_BR
dc.subjectAgroindustrypt_BR
dc.subjectColletive trademarkpt_BR
dc.subjectTrademark usage regulationpt_BR
dc.subjectStrategiespt_BR
dc.subjectValuationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.titleEstratégias de valoração dos produtos agroindustriais das mulheres rurais do Assentamento Nova Amazônia em Roraima através do registro de marca coletivapt_BR
dc.title.alternativeValuation strategies of agro-industrial products of rural women in the Nova Amazônia settlement in Roraima through collective trademark registrationpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:PROFNIT - Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia e Inovação



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