Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/666
Tipo: | Dissertação |
Título: | Produtividade docente da Universidade Federal de Roraima |
Título(s) alternativo(s): | Teacher productivity at Universidade Federal de Roraima |
Autor(es): | Silva, Layonize Félix Correia da |
Primeiro Orientador: | Pucca, Manuela Berto |
Resumo: | A produção científica dos docentes de uma Universidade é avaliada pelo Ministério da Educação (MEC), por meio das suas entidades vinculadas, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), para recomendação e avaliação de cursos de graduação e pós-graduação. Este estudo mapeou a produção científica e tecnológica dos docentes de carreira Magistério Superior da Universidade Federal de Roraima (UFRR), no período de 2015 a 2020. Trata-se de um estudo descritivo e quantitativo, baseado em dados secundários obtidos, majoritariamente, por meio da Plataforma Lattes. A partir da análise de 595 Currículos Lattes, verificou-se um total de 3755 produções científicas e tecnológicas no sexênio. As disparidades entre as produções científicas e tecnológicas foram evidenciadas, onde somente 0,3% da produção total foram referentes aos Ativos de Produção Intelectual. A média de produção por docente foi de 6,3 no sexênio. No entanto, foi identificada grande discrepância na média da produção científica entre os docentes, centros e departamentos. Destacou-se o crescimento de 167% de artigos publicados em periódicos A1, comparando dados de 2020 com 2015, o que impacta positivamente a instituição, pois amplia a sua visibilidade científica e demonstra a articulação de seus pesquisadores no contexto global. Este estudo apresentou dados e informações sobre a distribuição, evolução e classificação da produção científica e tecnológica dos docentes, de carreira Magistério Superior, da UFRR no sexênio 2015-2020. Por ser pioneiro na instituição, fornece dados pertinentes, que permitem uma compreensão sobre a dinâmica da produção intelectual dos docentes da instituição. Almeja-se que o estudo contribua com as políticas institucionais de promoção a pesquisa e à produção científica. |
Abstract: | The professor’s scientific production of university is assessed by the Ministério da Educação (MEC), through its associated entities, the Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) and the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), for recommending and evaluating graduate and postgraduate courses. This study mapped the scientific and technological production of professors with a Higher Teaching career at the Universidade Federal de Roraima (UFRR), in the period from 2015 to 2020. This is a descriptive and quantitative study, based on secondary data obtained mainly through the Plataforma Lattes. From the analysis of 595 Currículos Lattes, there was a total of 3755 scientific and technological productions in the sexennium. The disparities between scientific and technological productions were evidenced, where only 0.3% of the total production was related to Intellectual Production Assets. The average production per professor was 6.3 in the sexennium. However, a large discrepancy was identified in the average scientific production between professors, centers and departments. The growth of 167% of articles published in A1 journals was highlighted, comparing data from 2020 with 2015, which positively impacts the institution, as it expands its scientific visibility and demonstrates the articulation of its researchers in the global context. This study presented data and information on the distribution, evolution and classification of scientific and technological production of professors, with a Higher Teaching career, at UFRR in the 2015-2020 sexennium. As a pioneer in the institution, it provides pertinent data that allow an understanding of the dynamics of the intellectual production of the institution's professors. It is intended that the study contributes to institutional policies to promote research and scientific production. |
Palavras-chave: | Carreira docente Produtividade científica Produção tecnológica Instituição de Ensino Superior Universidade Federal de Roraima Teaching career Scientific productivity Technological production Higher Education Institution |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Roraima |
Sigla da Instituição: | UFRR |
metadata.dc.publisher.department: | PRPPG - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação |
metadata.dc.publisher.program: | PROFNIT - Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação |
Citação: | SILVA, Layonize Felix Correia. Produtividade docente da Universidade Federal de Roraima. 2021. 126f. Dissertação (Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação) - Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ |
URI: | http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/666 |
Data do documento: | 2021 |
Aparece nas coleções: | PROFNIT - Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia e Inovação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Produtividade docente da UFRR... Silva.pdf | Dissertação | 2,6 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Produtividade docente da UFRR... Silva_Produto.pdf | Produto | 2,75 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons