Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/662
Tipo: Dissertação
Título: Relações socioespaciais na Comunidade da Ilha: uma análise através do calendário cultural
Autor(es): Feitosa, Marcio Silva
Primeiro Orientador: Bethonico, Maria Bárbara de Magalhães
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Senhoras, Elói Martins
Resumo: Este estudo visa discutir as relações socioespaciais dos povos indígenas que vivem na terra Indígena de São Marcos, mais especificamente na área conhecida como baixo São Marcos e que está localizada na região sul da terra indígena. Ou seja, de forma analítica será compreendida a relação dos povos indígenas com o meio físico em que vivem, configurando uma transformação no espaço, através das ações humanas, mediadas pela cultura. A presente dissertação de mestrado vem a colaborar com esforços teórico analíticos, segmentado em discussões teórico comparativo e fundamentado nas premissas teórica da geografia e antropologia que trabalham com a temática que envolve territorialidade e espacialidade dos indígenas na formação de paisagens culturais para compreensão da organização dos indivíduos no espaço geográfico através de suas territorialidades. Quanto ao objetivo deste trabalho, se busca uma compreensão sobre a temática do calendário cultural ao qual se baseia em uma proposta teórico-metodológica da construção do mesmo e que envolve a sistematização e compreensão das relações sociais, espaciais, ambientais, econômicas e culturais existente na comunidade indígena da Ilha ao qual foi possível a partir de um estudo exploratório que utilizou como procedimento metodológico a revisão da literatura em livros, artigos científicos e pesquisa em campo. Com base nestas discussões, a presente pesquisa conclui que as relações socioespaciais dos povos indígenas que habitam a comunidade da Ilha tem se modificado e adquirido novos aspectos que incluem costumes e modo de vida do homem da sociedade nacional e que fica expresso a exemplo, em suas lavouras de melancia que tem caráter comercial e não mais só para sua subsistência. E dentro do projeto de construção do calendário cultural o cultivo da melancieira se tornou a atividade escolhida para se tornar o objeto de estudo dessa dissertação.
Abstract: Este estudo visa discutir as relações socioespaciais dos povos indígenas que vivem na terra Indígena de São Marcos, mais especificamente na área conhecida como baixo São Marcos e que está localizada na região sul da terra indígena. Ou seja, de forma analítica será compreendida a relação dos povos indígenas com o meio físico em que vivem, configurando uma transformação no espaço, através das ações humanas, mediadas pela cultura. A presente dissertação de mestrado vem a colaborar com esforços teórico analíticos, segmentado em discussões teórico comparativo e fundamentado nas premissas teórica da geografia e antropologia que trabalham com a temática que envolve territorialidade e espacialidade dos indígenas na formação de paisagens culturais para compreensão da organização dos indivíduos no espaço geográfico através de suas territorialidades. Quanto ao objetivo deste trabalho, se busca uma compreensão sobre a temática do calendário cultural ao qual se baseia em uma proposta teórico-metodológica da construção do mesmo e que envolve a sistematização e compreensão das relações sociais, espaciais, ambientais, econômicas e culturais existente na comunidade indígena da Ilha ao qual foi possível a partir de um estudo exploratório que utilizou como procedimento metodológico a revisão da literatura em livros, artigos científicos e pesquisa em campo. Com base nestas discussões, a presente pesquisa conclui que as relações socioespaciais dos povos indígenas que habitam a comunidade da Ilha tem se modificado e adquirido novos aspectos que incluem costumes e modo de vida do homem da sociedade nacional e que fica expresso a exemplo, em suas lavouras de melancia que tem caráter comercial e não mais só para sua subsistência. E dentro do projeto de construção do calendário cultural o cultivo da melancieira se tornou a atividade escolhida para se tornar o objeto de estudo dessa dissertação.
Palavras-chave: Comunidade Ilha
Calendário cultural
Relações socioespaciais
Island community
Cultural calendar
Socio-spatial relationships
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Roraima
Sigla da Instituição: UFRR
metadata.dc.publisher.department: PRPPG - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
metadata.dc.publisher.program: PPG-GEO - Programa de Pós-Graduação em Geografia
Citação: FEITOSA, Marcio Silva. Relações socioespaciais na Comunidade da Ilha: uma análise através do calendário cultural. 2015. 125f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
URI: http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/662
Data do documento: 2015
Aparece nas coleções:PPG-GEO - Programa de Pós-Graduação em Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Relações socioespaciais na Comunidade da Ilha uma análise através do calendário cultural... Feitosa.pdfDissertação2,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons