Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/644
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Senhoras, Elói Martins-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5667363480329882pt_BR
dc.creatorAraújo, Luciana Mara Gonçalves-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6917790654523538pt_BR
dc.date.accessioned2022-03-29T19:39:10Z-
dc.date.available2022-
dc.date.available2022-03-29T19:39:10Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationARAÚJO, Luciana Mara Gonçalves. Marcos evolutivos e conceituais sobre a internacionalização de empresas no Brasil: uma análise da década de ouro (1999-2009). 2015. 213f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Fronteiras) - Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Fronteiras, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/644-
dc.description.abstractInternationalization can be defined broadly and comprehensively as a growing and continuous process involving operations of a particular company with other countries. Refers to the economic, political and cultural exchanges between nations and the resulting relations of these exchanges, which can be peaceful or conflictual, complementarity or competition. How these companies trace their strategies and actions to win new markets outside their home markets is crucial. Worldwide, the starting point of internationalization of companies was due to the sea voyages of the fifteenth and sixteenth centuries and the formation of colonial empires, such as Spain and France. In Brazil, the experience with the internationalization of companies is recent and has intensified since 1990, reaching its peak in the decade 1999 - 2009. This research aims to make a macro analysis of the internationalization process of Brazilian companies, to inside out, with reference to a theoretical vision, historical and conjunctural analysis in order to show the different strategies using the 1999-2009 decade as time frame. To understand the problem, the research was outlined in five specific goals: first, tracing an overview of internationalization starting from a macro analysis for a micro analysis of this phenomenon, the second presenting and discussing the main theoretical aspects involving the strategies and motivations internationalization, the third evaluating how the theories, economic and administrative, allow us to interpret and explain the phenomenon of internationalization, the fourth identifies and describes the economic cycles that drove the internationalization of companies both in the world and in Brazil, and the last dedicated -If identify and describe within a historical and economic context periodization and the spatial distribution of the company's internationalization process in Brazil and which represented the golden decade (1999-2009) for the internationalization of Brazilian companies. Given the research objectives, the methodology used in this study is qualitative and quantitative, with explanatory character, based on a deductive logic, starting from abstract premises to empirical discussions. Finally, the survey highlights the reasons why companies seek foreign markets and by the decade 1999 - 2009 was treated as the Golden Decade of internationalization.pt_BR
dc.description.resumoA internacionalização pode ser definida de forma ampla e abrangente como um processo crescente e contínuo que envolve operações de uma determinada empresa com outros países. Refere-se às trocas econômicas, políticas e culturais entre nações e às relações resultantes dessas trocas, que podem ser pacíficas ou conflituosas, de complementaridade ou concorrência. É determinante a forma como essas empresas traçam suas estratégias e ações para conquistarem novos mercados fora de seus mercados domésticos. A nível mundial, o marco inicial da internacionalização de empresas se deu em virtude das viagens marítimas dos séculos XV e XVI e à formação dos impérios coloniais, como Espanha e França. No Brasil, a experiência com a internacionalização de empresas é recente e se intensificou a partir de 1990, atingindo seu apogeu no decênio 1999 – 2009. A presente pesquisa tem como objetivo fazer uma macro análise do processo de internacionalização de empresas brasileiras, no sentido de dentro para fora, tomando como referência uma visão teórica, histórica e de análise conjuntural afim de mostrar as diferentes estratégias usando o decênio de 1999 a 2009 como recorte temporal. Para entender a problemática, a pesquisa foi esboçada em cinco objetivos específicos: o primeiro, traçando um panorama geral da internacionalização partindo de uma macro análise para uma micro análise desse fenômeno, o segundo apresentando e discutindo os principais aspectos teóricos que envolvem as estratégias e motivações de internacionalização, o terceiro avaliando de que forma as teorias, econômicas e administrativas, permitem interpretar e explicar o fenômeno da internacionalização, o quarto identificando e descrevendo os ciclos econômicos que impulsionaram a internacionalização de empresas tanto no mundo como no Brasil e, o último dedicando-se a identificar e descrever dentro de um contexto histórico e econômico a periodização e a espacialização do processo de internacionalização de empresas no Brasil e o que representou a década de ouro(1999 a 2009) para a internacionalização de empresas brasileiras. Face aos objetivos da pesquisa, a metodologia utilizada neste estudo é de natureza quali-quantitativa, com caráter explicativo, baseada em uma lógica dedutiva, partindo de premissas abstratas até discussões empíricas. Por fim, a pesquisa evidencia os motivos pelos quais as empresas buscam o mercado externo e por que o decênio 1999 – 2009 foi tratado como a Década de Ouro da internacionalização.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Shirdoill Batalha (shirdoill.batalha@ufrr.br) on 2022-03-29T19:39:10Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1037 bytes, checksum: 996f8b5afe3136b76594f43bfda24c5e (MD5) Marcos evolutivos e conceituais sobre a internacionalização de empresas no Brasil... Araújo.pdf: 3621647 bytes, checksum: aeed6d4bedc1f8107ebfa8f3fee6bd43 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-29T19:39:10Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1037 bytes, checksum: 996f8b5afe3136b76594f43bfda24c5e (MD5) Marcos evolutivos e conceituais sobre a internacionalização de empresas no Brasil... Araújo.pdf: 3621647 bytes, checksum: aeed6d4bedc1f8107ebfa8f3fee6bd43 (MD5) Previous issue date: 2015en
dc.description.sponsorshipAgência 1pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Roraimapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPRPPG - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduaçãopt_BR
dc.publisher.programPPGSOF - Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Fronteiraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
dc.subjectAnálise macro-econômicapt_BR
dc.subjectEspacializaçãopt_BR
dc.subjectPeriodizaçãopt_BR
dc.subjectEmpresas e internacionalização de empresaspt_BR
dc.subjectMacro analysis-Economicpt_BR
dc.subjectGeographical distributionpt_BR
dc.subjectPeriodizationpt_BR
dc.subjectCompanies and internacionalization companiespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleMarcos evolutivos e conceituais sobre a internacionalização de empresas no Brasil: uma análise da década de ouro (1999-2009)pt_BR
dc.title.alternativeEvolutionary and conceptual frameworks for the internacionalization of companies in Brazil: an analysis of the golden decade (1999-2009)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:PPGSOF - Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Fronteiras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marcos evolutivos e conceituais sobre a internacionalização de empresas no Brasil... Araújo.pdfDissertação3,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons