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Tipo: Dissertação
Título: Marcos evolutivos e conceituais sobre a internacionalização de empresas no Brasil: uma análise da década de ouro (1999-2009)
Título(s) alternativo(s): Evolutionary and conceptual frameworks for the internacionalization of companies in Brazil: an analysis of the golden decade (1999-2009)
Autor(es): Araújo, Luciana Mara Gonçalves
Primeiro Orientador: Senhoras, Elói Martins
Resumo: A internacionalização pode ser definida de forma ampla e abrangente como um processo crescente e contínuo que envolve operações de uma determinada empresa com outros países. Refere-se às trocas econômicas, políticas e culturais entre nações e às relações resultantes dessas trocas, que podem ser pacíficas ou conflituosas, de complementaridade ou concorrência. É determinante a forma como essas empresas traçam suas estratégias e ações para conquistarem novos mercados fora de seus mercados domésticos. A nível mundial, o marco inicial da internacionalização de empresas se deu em virtude das viagens marítimas dos séculos XV e XVI e à formação dos impérios coloniais, como Espanha e França. No Brasil, a experiência com a internacionalização de empresas é recente e se intensificou a partir de 1990, atingindo seu apogeu no decênio 1999 – 2009. A presente pesquisa tem como objetivo fazer uma macro análise do processo de internacionalização de empresas brasileiras, no sentido de dentro para fora, tomando como referência uma visão teórica, histórica e de análise conjuntural afim de mostrar as diferentes estratégias usando o decênio de 1999 a 2009 como recorte temporal. Para entender a problemática, a pesquisa foi esboçada em cinco objetivos específicos: o primeiro, traçando um panorama geral da internacionalização partindo de uma macro análise para uma micro análise desse fenômeno, o segundo apresentando e discutindo os principais aspectos teóricos que envolvem as estratégias e motivações de internacionalização, o terceiro avaliando de que forma as teorias, econômicas e administrativas, permitem interpretar e explicar o fenômeno da internacionalização, o quarto identificando e descrevendo os ciclos econômicos que impulsionaram a internacionalização de empresas tanto no mundo como no Brasil e, o último dedicando-se a identificar e descrever dentro de um contexto histórico e econômico a periodização e a espacialização do processo de internacionalização de empresas no Brasil e o que representou a década de ouro(1999 a 2009) para a internacionalização de empresas brasileiras. Face aos objetivos da pesquisa, a metodologia utilizada neste estudo é de natureza quali-quantitativa, com caráter explicativo, baseada em uma lógica dedutiva, partindo de premissas abstratas até discussões empíricas. Por fim, a pesquisa evidencia os motivos pelos quais as empresas buscam o mercado externo e por que o decênio 1999 – 2009 foi tratado como a Década de Ouro da internacionalização.
Abstract: Internationalization can be defined broadly and comprehensively as a growing and continuous process involving operations of a particular company with other countries. Refers to the economic, political and cultural exchanges between nations and the resulting relations of these exchanges, which can be peaceful or conflictual, complementarity or competition. How these companies trace their strategies and actions to win new markets outside their home markets is crucial. Worldwide, the starting point of internationalization of companies was due to the sea voyages of the fifteenth and sixteenth centuries and the formation of colonial empires, such as Spain and France. In Brazil, the experience with the internationalization of companies is recent and has intensified since 1990, reaching its peak in the decade 1999 - 2009. This research aims to make a macro analysis of the internationalization process of Brazilian companies, to inside out, with reference to a theoretical vision, historical and conjunctural analysis in order to show the different strategies using the 1999-2009 decade as time frame. To understand the problem, the research was outlined in five specific goals: first, tracing an overview of internationalization starting from a macro analysis for a micro analysis of this phenomenon, the second presenting and discussing the main theoretical aspects involving the strategies and motivations internationalization, the third evaluating how the theories, economic and administrative, allow us to interpret and explain the phenomenon of internationalization, the fourth identifies and describes the economic cycles that drove the internationalization of companies both in the world and in Brazil, and the last dedicated -If identify and describe within a historical and economic context periodization and the spatial distribution of the company's internationalization process in Brazil and which represented the golden decade (1999-2009) for the internationalization of Brazilian companies. Given the research objectives, the methodology used in this study is qualitative and quantitative, with explanatory character, based on a deductive logic, starting from abstract premises to empirical discussions. Finally, the survey highlights the reasons why companies seek foreign markets and by the decade 1999 - 2009 was treated as the Golden Decade of internationalization.
Palavras-chave: Análise macro-econômica
Espacialização
Periodização
Empresas e internacionalização de empresas
Macro analysis-Economic
Geographical distribution
Periodization
Companies and internacionalization companies
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Roraima
Sigla da Instituição: UFRR
metadata.dc.publisher.department: PRPPG - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
metadata.dc.publisher.program: PPGSOF - Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Fronteiras
Citação: ARAÚJO, Luciana Mara Gonçalves. Marcos evolutivos e conceituais sobre a internacionalização de empresas no Brasil: uma análise da década de ouro (1999-2009). 2015. 213f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Fronteiras) - Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Fronteiras, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
URI: http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/644
Data do documento: 2015
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