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Tipo: Dissertação
Título: Conhecimento indígena e o processo de formação social do jovem no contexto da Comunidade Maruwai, Terra Indígena São Marcos – Roraima
Autor(es): Andrade, Edite da Silva
Primeiro Orientador: Repetto Carreño, Maxim Paolo
Resumo: No presente trabalho apresentamos a pesquisa o conhecimento indígena e a formação social do jovem, no contexto da comunidade Maruwai, T.I. São Marcos - Pacaraima. Partimos da necessidade de compreender os processos que transmissão de conhecimento e dos conflitos que ocorrem com os jovens indígenas em um contexto de mudanças, considera-se o contato com a escola, com as igrejas, religiões e outros elementos que tem influenciado e modificado as formas de preparação para a vida adulta desses sujeitos. Diante desses conflitos e mudanças culturais buscamos identificar quais conhecimentos próprios são transmitidos aos jovens no contexto da família, da comunidade e quais envolvem os valores sociais, as visões de vida e de mundo. Nessa pesquisa, utilizamos a ideia de fazer uma etnografia colaborativa, concomitante à proposta do método indutivo intercultural e da teoria da atividade. Dessa forma, desenvolvemos esse estudo para conhecer e explicitar os conhecimentos implícitos nas atividades significativas da qual os jovens participam. Na perspectiva Vigotskiana (teoria da atividade), partimos da realidade desses moradores para entender suas concepções de trabalho e de mundo, assim como acessar os conhecimentos indígenas. As atividades analisadas foram destacadas do calendário socionatural, no qual a relação sociedade e natureza são compreendida como parte integrante da educação indígena. Notamos que a preparação dos jovens dá-se pela necessidade que a vida comunitária exige. Há conhecimentos que são específicos de suas realidades e são transmitidos aos seus filhos (as) através da oralidade, da vivência na prática, como é o caso das danças, dos cantos, das histórias e suas crenças. A aquisição desses conhecimentos pelos novos membros se dá pela observação e pelo “aprender fazendo”. Nessa perspectiva, o tempo, o espaço e o ambiente fazem parte desse entendimento. É nessa interação de respeito com a natureza, que esses moradores do Maruwai repassam os valores sociais e os aperfeiçoam para atender suas necessidades.
Abstract: In the present study, I researched indigenous knowledge and social formation of the young in the context of Maruwai community T.I. San Marcos. We started from the need to understand the processes that occur with indigenous youth in a context of significant changes due to contact with the school, with churches and religions and other elements that have modified forms of preparation for adult life. Faced with these conflicts and cultural changes, we seek to identify which own knowledges are transmitted to young people in the context of family, community and which involve social values, visions of the life and of the world. In this research, we used the idea of a collaborative ethnography, concurrent with the proposal of the intercultural inductive method and the theory of activity. Thus, we developed this study to understand and to explicit the implicit knowledges in the meaningful activities which young people participate. In Vygotskian perspective (theory of activity), we start from the reality of these residents to understand their conceptions of work and world, as well as access the indigenous knowledges. The analyzed activities were highlighted by the socionatural calendar, in which the relationship between society and nature is understood as an integral part of indigenous education. We note that the preparation of young people give up the need that community life requires. There are knowledges that are specific of their realities and are transmitted to their children through orality, the experience in practice, such as in the case of dances, songs, of the stories and their beliefs. The acquisition of these knowledges by new members is by observation and "learning by doing". In this perspective, the time, the space and the environment are part of this understanding. It is in this interaction of respect with nature, that these residents from Maruwai pass on social values and improve them to meet their own needs.
Palavras-chave: Conhecimento indígena
Transmissão de conhecimento
Teoria da atividade
Método indutivo intercultural
Indigenous knowledge
Knowledge transmission
Theory of activity
Intercultural inductive method
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Roraima
Sigla da Instituição: UFRR
metadata.dc.publisher.department: PRPPG - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
metadata.dc.publisher.program: PPGSOF - Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Fronteiras
Citação: ANDRADE, Edite da Silva. Conhecimento indígena e o processo de formação social do jovem no contexto da Comunidade Maruwai, Terra Indígena São Marcos – Roraima. 2016. 125f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Fronteiras) - Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Fronteiras,Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
URI: http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/639
Data do documento: 2016
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